quinta-feira, setembro 12, 2013

Esclarecimento aos meus Leitores que me enviaram textos manuscritos para eu fazer a respectiva análise grafológica


Há coisas engraçadas. Recebi, de alguns Leitores, textos digitalizados para eu analisar a sua forma de escrever. Eu percebo pois foi a grafologia é uma coisa que desperta interesse.

Contudo, de forma geral, o que me enviaram não me permite fazer nenhuma análise de jeito. Eu explico. A análise da escrita não é a mesma coisa que a análise da letra. O que interessa não é ver se a letra é bonita ou feia, ou se se percebe bem ou mal. Por isso se me enviam apontamentos, ou bilhetinhos, ou um impresso com os espaços em brancos preenchidos, ou um poema ou coisas assim, lamento, mas não dá.

A análise da escrita baseia-se em vários aspectos: a pressão da mão sobre a folha ao escrever, a inclinação da letra, a inclinação da escrita (das linhas, digamos assim), o espaço entre linhas e entre palavras, as margens, a forma como se dirige ao interlocutor, a forma como assina e onde está colocada a assinatura em relação ao texto, etc.



Carta manuscrita que encontrei na net



Depois há também o a dimensão e o formato da letra, de algumas em particular mas, também, a forma como existe constância nas características ao longo do texto.

Por isso, a quem queira ver a sua escrita analisada se pedem, geralmente, quatro páginas. Contudo, eu não tenho paciência nem tempo para análises muito profundas e, portanto, já me contento com uma página escrita sobre papel sem linhas ou quadrículas. E o texto deve dirigir-se a alguém, deve ter assinatura ou rubrica e deve ter um mínimo de linhas. 



Pequena Carta de Milton Nascimento que encontrei na net


Já agora, se quiserem mesmo que eu tente perceber a vossa personalidade e me enviarem alguma coisa para eu analisar, enviem-me por mail para eu ter tudo no mesmo sítio senão, às tantas, se me enviam links ou coisa do género, acabo por não saber a quem me dirigir para responder.

Mas vou também já avisando: não me considero especialista, apenas uma amadora. Por isso, peço que, se estão com problemas sérios ou se têm dúvidas problemáticas sobre a vossa personalidade, não me enviem nada para análise não vá eu enganar-me e influenciar-vos erradamente. Tenham também em consideração que tenho uma vida muito ocupada pelo que não levem a mal se eu demorar muito tempo a responder ou, mesmo, se, às tantas, não responder.

*

Ainda cá volto pois, enquanto escrevia estava a ouvir uma coisa na televisão, e quero falar sobre isso. Até já, portanto.

1 comentário:

Anónimo disse...

isso já é muito trabalho-))
Enquanto aguardam pela análise da personalidade,vejam como esta a massa cinzenta (teste QI) - http://iqtest.dk/main.swf