sexta-feira, abril 05, 2024

Parem tudo! Vão ver os CV dos Secretários de Estado!

 

Caso tenham passado no crivo do Questionário Costa, podem estes novos Secretários de Estado não estar a braços com problemas com a Justiça (sejam eles problemas reais ou inventados pelo MP) mas, caraças, isto é o quê? Pesca de arrastão entre os que se põem de bicos de pés e dedo no ar para ir para o Governo?

Confesso: não tenho visto televisão ou ouvido rádio e dos jornais apenas vejo os títulos. Por isso, hoje era para ser um post turístico com vídeos com música ao vivo e tudo. 

Mas eis que, ao chegar aqui, ao computador, começo a receber mensagens. Alguém que conhece dois dos novos Secretários de Estado a deitar as mãos à cabeça com o despropósito. Vejo o CV dos ditos e acho que das duas uma: ou quem os escolheu estava com os copos ou o Montenegro está a gozar com o pagode.

A escolha de Secretários de Estado não obedece a critérios mínimos de experiência profissional na área, de conhecimentos mínimos sobre as matérias...? Não...? Quem escolhe marimba-se para esses pormenores... e vai tudo a eito? 

E o Marcelo? Qual o papel dele? Aceita todo o rebotalho que lhe põem à frente?

E, note-se, acabei de saber de 2 casos. 2 em 41. Ou é uma coincidência do caraças logo estes serem umas nulidades ou a desgraça pode até pôr o País em risco.

Só não digo a quem me refiro pois pode ser injusto apontar baterias a estes quando, na volta, a miséria é geral.

E faço a ressalva que conheço profissionalmente um (um outro, ou seja, um que não é um dos dois a que acima me refiro), embora não em profundidade, e sei que é competente e sei que muito provavelmente vai fazer um bom lugar. Mas 1 ou 2 ou 3 que sejam bons não são nada se houver um naipe considerável de gente que não faz a mínima nem das matérias nem de chefiar equipas nem de gerir assuntos complexos.

O que espero é que, por uma vez, os jornalistas façam o seu papel. Em vez de se limitarem a papaguear acefalamente o que lhes põem à frente, façam o trabalho mínimo de compilar informação completa para que o público (leia-se, a população) saiba qual a competência (ou incompetência) de quem vai gerir os dossiers das diferentes áreas do funcionamento do País.

2 comentários:

Anónimo disse...

Concordo, deviam tê-lo feito quando o PS governou.

ccastanho disse...

Não conheço nenhum dos indigitados Secretários de Estado.
Mas, passados minutos de se conhecer a lista, alguém que me é próximo, telefona e diz:-"A estupefação em mim, é enorme. Como é possível!, uma pessoa assumir uma pasta para a qual não tem o mínima preparação académica para a exercer?!".

Esta pessoa da minha proximidade, conhece academicamente de perto, a pessoa indigitada para o governo, e daí, a estupefação em ver em assumir uma área completamente diferente da que exerce na universidade.

Marcelo lembra-me os meus netos a brincar com os balões. Brincou, brincou, brincou, e depois no momento que achou conveniente lá do alto da traquinice marcelista, rebentou o balão. Só que, ao pretender rebentar com o PS, rebentou com o país irremediavelmente.

Que orgulho o meu, em nunca ter votado neste representante da direita reacionária deste país.