segunda-feira, novembro 27, 2023

Lavar carpetes de Arraiolos em tempos de humidade a rodos -- coisa esperta.
Que nos valha a Cissa Guimarães que se pôs nua e conseguiu pagar a casa

 

Estes dias andam um bocado atípicos e nem vou explicar porquê porque os contornos variam de dia para dia e são sempre aparatosos, dramáticos. Mas como tenho o marido e os filhos a dizerem que já estou a ficar apanhada da cabeça e que o melhor é começar a tratar-me, já aqui não falo disso senão, daqui a nada, são vocês a dizerem-me o mesmo.

Por isso, direi que dada a grande humidade de hoje, a roupa da máquina de hoje não secou nem um pouco ao ar. Detesto quando a roupa custa a secar e, ao ar, ainda fica mais molhada do que quando é pendurada.

Ando com a cabeça noutro lado pelo que ando tão desmiolada que já nem sei bem de que é que falei ou do que é que ficou em pensamento. Em concreto não me lembro se contei que, no início da semana passada, quando estava sol, me deu para lavar duas grandes carpetes de Arraiolos. Pus-me descalça, calções e top. De mangueira, vassoura de arame e detergente em punho, aí está ela, a lavar a bom lavar os tapetes. Quando, por fim, a água sai limpinha e sem detergente dou o trabalho por concluído. Geralmente, bem esticadinhos, direitos, ao sol, num dia estão secos. Como ao fim do dia não tinham secado, deixei para acabarem de secar no dia seguinte. 

Acontece que, no dia seguinte, quando fui ver, estavam ensopados. A humidade da noite tinha feito regredir o processo. Mas estava sol, pensei que a coisa chegaria a bom porto. 

Só que, com a minha cabeça sempre a ser enfiada debaixo de água, ao fim do dia nem me lembrei de as recolher. No outro dia, ensopadas.

Quando fomos até ao campo, ir num dia e vir no outro, o meu marido levou-as para a cave. Um peso doido, carpetes daquelas ensopadas pesam toneladas.

Hoje quando fui à cave, esquecida delas, estava um cheiro muito estranho no ar. Só quando as vi percebi que eram elas que estavam ali a deixar aquele smell a juta e lã molhada em circuito fechado. Pois bem. Todo o dia esperei por uma aberta. Mas em vão. Uma humidade das piores.

Portanto, não sei se, depois de secas, porque hão de secar, não vão ficar mal cheirosas. 

Esta terça-feira vou ter muito trabalho para frente. Para além dos mil problemas, apareceu-me uma tarefa que tem implicado muito trabalho, muita resiliência e esforço. Se eu conseguir aguentar-me são de corpo e mente é bem capaz de ser milagre. A sorte é que acredito em milagres.

Tirando isso, não tenho escrito, não tenho lido. Uma lástima.

Mas vai começar uma semana nova e, com sorte, pode acontecer que não seja pior que a que passou. E também pode acontecer que passe por mim uma borboleta colorida e me traga paz de espírito. E isto sou eu a falar virada para o meu umbigo. Porque bom, mas bom mesmo, era que ali pelas bandas de Israel e Gaza alguém fizesse magia e os estupores fossem à vida. E, que pelas bandas da Ucrânia, também sucedesse um daqueles milagres que deixam as pessoas de bem com vontade de ir para a rua cantar.

______________________________________________________________

PERRENGUE! Cissa Guimarães e seu primeiro ENSAIO NU! 🔥 
| Que História É Essa, Porchat? | GNT

E, se é para querer dar a volta e encarar as coisas de uma forma mais racional sem me afundar, então, com vossa licença, vou à procura de alguma coisa que me faça rir.


________________________________________________

Uma boa semana a começar já nesta segunda-feira
Saúde. Força. Paz.

7 comentários:

Pôr do Sol disse...

Querida Um Jeito Manso,

Vamos lá desanuviar isto, que tudo o resto está demasiado denso.

Então não se lembrou de nada melhor para se distrair, do que lavar carpetes em Novembro?
E o seu marido alinhou e não lhe sugeriu nada melhor? Sabe que há?

Para a próxima lembre-se que existem empresas com maquinas e produtos que fazem o trabalho deixando um cheirinho agradavel em casa.

Compreendo-a, eu também quando ando preocupada com situações e não vejo solução à vista, em vez de dar tempo ao tempo, me atiro para fora de pé. Ou seja entrego-me a tarefas que me exigem do fisico e descansam a mente. Mas depois o corpo ressente-se, é sabido.

Neste mundo a que chegámos, nestas guerras sem sentido, onde os maus perderam o medo e os bons vão perdendo a esperança temos de nos agarrar ao que de bom ainda temos.

Aceite um abraco cheio de votos de uma boa semana com saude, paz, algum humor e companhias boas.

ccastanho disse...

Cara UJM
Não tem uma máquina de pressão para lavar carros, sujidade de chão exterior ou paredes etc?
Eu lavo (no verão!) as minhas de arraiolos com a máquina de pressão e faço assim: no quintal coloco um cabo aço parede a parede com uma altura suficiente para a metade não bater no chão, até porque a maior tem volta de 4m x2,5m mais coisa menos coisa, portanto, a corda em aço deve ficar a 2m e tal de altura. Depois sem detergente apenas e só com a pressão da máquina lavo de cima para baixo por igual a carpete dos dois lados e fica ali exposta até secar completamente, mas só no fim da primavera ou verão, agora nem as toalhas de banho diário enxugam quanto mais um tecido grosso e espesso.

Não sei se esta dica lhe serve.

ccastanho disse...

É importante ouvir isto. Quer dizer, é importante para mim, e julgo ser também para quem pensa mais ou menos como eu, já agora.

https://expresso.pt/podcasts/perguntar-nao-ofende/2023-11-27-Quem-sucede-a-Antonio-Costa--Jose-Luis-Carneiro-e-Pedro-Nuno-Santos-conversam-com.

Um Jeito Manso disse...

Olá querida Pôr do Sol

Por acaso foi num dia em que o meu marido não estava cá... Mas se calhar é isso, necessidade de me atirar a trabalhos fisicamente mais puxados. Não tinha pensado nisso mas, bem vistas as coisas, tive necessidade de não pensar em nada.

Já lavei várias vezes em casa mas, de facto, sempre no verão e sempre em dias de grande calor, em que lavo de manhã e à tarde já está tudo sequinho e a cheirar a lavadinho.

Desta vez é que fiz esta estupidez...

Muito obrigada pelas suas palavras amigas, sempre tão apropriadas.

Agradeço-lhe de coração.

Um beijinho, querida Sol Nascente.

Um Jeito Manso disse...

Olá Ccastanho,

Por acaso ainda não temos nenhuma máquina de lavar à pressão mas olhe que esse método deve ser rápido e eficaz. Ainda no outro dia falámos que devíamos arranjar uma máquina dessas pois os muros também estão a precisar de um belo jacto à pressão.

Dica muito útil, sim.

Muito obrigada.

PS: Amanhã tentarei ouvir o podcast. Agora já não tenho cabeça que chegue para isso (são 23:20 e o dia, para variar, não foi nada fácil...). Mas agradeço a informação.

ccastanho disse...

UJM

Não há melhor que ouvir uma pessoa sensata e sabedora das coisas da comunicação como Luís Paixão Martins.

Diz LPM que todas as televisões que passaram horas a transmitir o congresso do PSD, tiveram (todas) metade das audiências que era normal terem aos sábados.

Querem melhor sondagem que esta? Sem duvida que o PS vai conquistar nova maioria absoluta. Está na mala.

aamgvieira disse...

Esperemos que sim !

É ele e o António Aleixo..


A.Vieira