sábado, julho 29, 2023

Um oásis de luxo, um bom investimento... ou um exemplo do que é o mau gosto...?

 

Como já aqui tenho falado inúmeras vezes gosto muito de conhecer casas e sou muito sensível ao ambiente que lá se vive ou, quando estão desabitadas, ao ambiente que intuo como provável.

Se há coisa de que gostei foi de andar a ver casas quando estávamos a pensar mudar de casa. 

Das vezes em que comprámos casa, o amor pela escolhida foi sempre instantâneo. Pelo contrário, pasmávamos com o mau gosto de algumas pessoas ao fazerem casas enormes, forçosamente dispendiosas, e tão feias, algumas tão estranhas.

E ainda me aflige, e quando falo em afligir refiro-me mesmo a uma aflição quase física, quando estou numa casa em que o ambiente proporcionado pela disposição das divisões ou das janelas ou a decoração é atrofiante. Casas carregadas de móveis escuros, sofás escuros, tapetes escuros, cores pesadas, quadros de mau gosto, escuros, colocados acima da linha dos olhos, perdidos no meio das paredes, tudo isso me deixa verdadeiramente atrofiada.

E, no entanto, para quem lá vive, aparentemente está tudo bem. Portanto, lá está, é tudo relativo.

Por exemplo, está a merecer destaque a casa da família Gucci, em Roma, que está à venda pela módica quantia de 15 Milhões. Vendida como uma mansão de luxo, a imagem exterior é convidativa, os jardins, as árvores, tudo parece uma maravilha. 

Contudo, ao ver as fotografias do interior, mudei de opinião. Não a queria nem dada. Só o dinheiro que teria que gastar para a arranjar e para a manter... Não, nem pensar. 

E, no entanto, deve haver muita gente (em especial, daquela que nada em dinheiros-novos) a disputá-la.

La demeure est aménagée dans un savant mélange du charme italien et une décoration de style anglais, qui découle des inspirations de la femme d’Aldo Gucci, Olwen Price, qui venait du Royaume-Uni. Dès lors, pas étonnant d’observer, sur la façade, des bow-windows, ou bien des éléments de décoration typiquement anglais, à l’instar de motifs tartan ou excessivement fleuris.

12 quartos, 12 casas de banho, salões, escritório, etc. São 1.200m2 de construção num parque com 7.000m2, a 10 minutos do centro de Roma. Mas....

Ora vejam e ajuízem (ou invistam, se puderem e gostarem...)














Não acham desagradável...?

Sem comentários: