terça-feira, março 28, 2023

Isto que estão a ver não existe

 

Claro que vai chegar a um ponto em que não saberemos o que pensar pois as fronteiras entre o verdadeiro e o falso, entre o correcto e o incorrecto, entre o bom e o mau se esbatem. Perante o que julgamos ser evidências seremos confrontados com o facto de que o que estamos a ver é uma ilusão.

Por exemplo, reparem no que abaixo mostro. As fotografias mostram o Papa Francisco todo fashion, em branco imaculado, com uma parka digna de capa da Vogue.

Segundo leio, as redes sociais estão ao rubro. O Papa, sempre tão apologista do despojamento, cedeu aos caprichos da moda?









E, no entanto,, nada disto alguma vez aconteceu. Foi um programa que usa inteligência artificial e que responde a comandos em que lhe pedem para criar imagens que reflictam situações que gerou estas imagens. [Ver: Cette photo du pape François stylé en doudoune blanche XXL... n'existe pas]

Trata-se do software Midjourney

E imagine-se o que isto significa a todos os níveis. Imagine-se o valor das fotografias como valor de prova a partir de agora. Imagine-se o que isto significa para os fotógrafos que hoje se esmifram para conseguirem fotografias em situações difíceis... (um urso pardo numa montanha ao pôr do sol sentado com a olhar o horizonte, o Cristiano a beijar uma modelo russa num hotel em Las Vegas... o que for) -- basta ir ao programa e escrever isto que acabei de escrever que as imagens aparecerão, perfeitas, realistas)

E, note-se, tudo isto ao alcance de todos. Software livre. À vontade de quem o queira usar. À vontade, não. À vontadinha. Sem regras, sem restrições.

Por todo o mundo proliferam poderosas (e extraordinárias!) ferramentas que usam a inteligência artificial. Note-se que considero um passo de gigante para a humanidade haver ferramentas tão imensamente poderosas ao dispor de todo o mundo. Mas, mil vezes aqui o tenho referido, acho terrivelmente preocupante que tudo isto aconteça sem qualquer regulação ou controlo.

Claro que perante a ubiquidade dos recursos ao dispor, será tarefa hercúlea tentar controlar alguma coisa. Mas mais difícil será quanto mais tarde se tentar fazê-lo. Tenho para mim que, se isso não for feito, não tarda habitaremos a distopia mais completa e a vida, tal como a conhecemos, poderá tornar-se algo de muito difícil.

1 comentário:

aamgvieira disse...

Como em tudo na vida, vão existir profissionais dedicados a combater esses criminosos/vigaristas.

A. Vieira