quinta-feira, setembro 19, 2019

Um grito de alerta. Olhos nos olhos.
A grande voz de Maria Bethânia, Rainha dos Mares.


Maria, Rainha dos Mares, Iemanjá cheia de brilhos, cabeleira de ondas, andar de fundo do mar, poderosa voz do alto dos montes que rasga os céus e abraça o mundo, encantou e emocionou quem a ouviu.

Sei que tem setenta e três anos mas, se não soubesse, poderia pensar que tem trinta e três ou cento e três ou mil e três ou quarenta e três. Todas as idades naquele sorriso, naquela agilidade, naqueles meneios, naquela infinita graça. 

Levou ao rubro o Coliseu que, no fim, se levantou e se aproximou como se querendo abraçá-la e não querendo que se fosse embora.

Pelo meio, muitas palmas, muita gente a entoar as suas canções, muitos gritos brasileiros, homens que se levantavam e gritavam: 'Gostosa...!', 'Maravilhoooosa...!'. Numa canção, cantava ela 'e depois não diga que tem saudades' quando um brasileiro grandão, negão, voz grossa se levantou e gritou: 'Eu digo!'.

Muito bom. 

E ela linda. Primeiro em carmim brilhante, depois em branco. Divina. Ela, sim, uma verdadeira diva. Diva, divina. 
Tanto* pseudo-diva que por aí há, tanto piolho ranhoso armado em mini-diva -- deviam estar caladinhos e, quando ninguém visse, ir beijar o chão que ela pisa, aprender a ser gente antes de abrir a boca. 
Ela, sim, gente grande, poderosa. De facto, maravilhosa.

E sentou-se e conversou e cantou. E encantou. Voz grande, corpo incansável. Belíssima.


* NB: Não me refiro àquele que lá estava mesmo à frente ou ao que estava mais ou menos atrás de mim que esses, tanto quanto sei, sabem ser gente.

----------------------------------------------------------------------

Emocionante quando cantou o Grito de Alerta à capela. Muito bom. Pena não ter encontrado gravação idêntica. De ouvir porque a letra é mesmo um grito de alerta, um desabafo gritado a alguém com quem não se tem um relacionamento saudável.


E depois esta: Olhos nos Olhos

Alguém que renasce e remoça depois de ter interrompido a relação com alguém que não trazia felicidade. 


NB: Como não se pode tirar fotografias durante o espectáculo e como sou muito bem mandada, apenas tirei a que está no post abaixo. As aqui de cima encontrei na net e não consegui confirmar se foram ambas feitas por Mauro Ferreira. Creio que sim.

2 comentários:

Isabel disse...

Fico cheia de inveja:(
Adorava ter visto o espectáculo. Sou fã desde sempre da Maria Bethânia:)

Beijinhos:))

Um Jeito Manso disse...

Ola Isabel,

Este comentário perdeu-se no meio dos outros e só hoje aqui venho dizer-lhe que compreendo a sua 'invejinha' pois, para quem gosta da Bethânia, foi mesmo um momento único. Teria gostado, Isabel.

Beijinhos.