sexta-feira, agosto 30, 2019

Uma adivinha antiga com uma solução inesperada


Ao jantar, a mesa cheia (embora seja a mesa pequena pois não está a turma completa), a conversa é sempre animada. Hoje, entre temas variados, vieram adivinhas. Às tantas, a minha filha disse a mais conhecida e intemporal de todos os tempos: 
'Qual é a coisa qual é ela que cai no chão e fica amarela?'. 
Resposta imediata do mais novo dela, aquele que durante algum tempo aqui tratei por bebé e depois por ex-bebé, até que, tendo vindo mais bebés a seguir, deixou de poder ser assim tratado: 
'Uma chamuça...?!'
E, se querem que vos diga, ainda me estou a rir ao escrever isto. E não o disse por piada, estava mesmo a admitir que poderia ser essa a resposta correcta. 

Este mesmo menino, um bocado antes, depois de ter visto com o irmão o vídeo do Pearl Harbor e de ter feito diversas perguntas sobre a guerra e estando eu a falar-lhe do dia D, do desembarque e etc, ficou uns segundos calado e depois concluíu: 'A vitória vem sempre com sacrifício'

Ficámos a olhar para ele, admirados. A mãe perguntou-lhe onde tinha ele ouvido aquilo. Disse que em lado nenhum, tinha pensado nisso.

E, antes de jantar, a caminho de ir tomar banho, veio ter comigo à cozinha perguntando-me se eu tinha o meu telemóvel. Que sim, 'para quê?'. É que não sei como era o Hitler, gostava de ver. Mostrei-lhe e contei-lhe as enormidades que aquele energúmeno fez. E disse-lhe que apesar de tudo o que ele fez ainda há pessoas, hoje, que o admiram e que pensam como ele. Ele abanou a cabeça incrédulo e disse: 'Não pode ser. Esperemos que não volte a aparecer alguém assim, senão ainda pode haver uma terceira guerra mundial. Não é?'

Este menino, um desportista completo, uma forma física fantástica, surpreende-nos sempre com as suas tiradas, uma vezes pelo humor, outras pela profundidade.

Os dias com eles são sempre dias divertidos, felizes.

1 comentário:

AV disse...

Uma frase profunda, ‘a vitória vem sempre com sacrifício’. Quem fala assim, sabe. Com o coração, também.