quinta-feira, agosto 29, 2019

Mas então, de facto, ter uma rainha a sério é o mesmo que ter a figura de cera dela no Madame Tussauds?
Não serve mesmo para nada, nada, nada?
Nem mesmo quando um palhaço que nem eleito foi resolve suspender o Parlamento?
Está bonito aquilo por lá, está...


E digo 'por lá' sabendo que, num desastre como o que pode estar na forja, não há 'lá' nem 'cá'. Votar por votar ou não votar porque 'são todos iguais' ou ficar em casa porque 'não vale a pena' dá nisto. Quando se dá por ela, está um palhaço no poleiro. E, de novo, esclareço: nada contra palhaços. Só que os palhaços estão fadados para fazerem palhaçadas e para fazerem rir. Ora como um Governo de um País não é um circo, as palaçadas lã são deslocadas. Para além disso, como se dizia no cartoon que aqui partilhei no outro dia, o que se vê é que não há ninguém a rir com as palhaçadas destes imbecis.

Os últimos dias têm sido férteis em produção de estrume por parte destes animais: desde o Trump ao Bolsonaro, passando agora por este quadrúpede de nome Boris, é só porcaria. Mas poderia ser porcaria em escala limitada, apenas o suficiente para os próprios se atulharem nela. Mas não, é tal a quantidade de esterco produzido que desestabilizam o mundo, estragam o equilíbrio planetário, causam danos porventura irreversíveis em todo este frágil edifício que é este mundo que os humanos tão desajeitadamente vêm (des)construindo.

Claro que há gente que fica passada com o que está a passar-se mas, do que se tem visto, não há ninguém com poder suficiente para dar um valente murro na mesa, para virar a mesa, para se pôr ao alto, obrigando a matilha de canzoada a bater em retirada.

Partilho um vídeo onde se podem ouvir algumas vozes revoltadas e, ouvindo-os, resta, ao menos, o consolo de pensar que ainda há alguns sobreviventes desse velho e antiquado regime que dá pelo nome de democracia.




Uma lástima, isto.

10 comentários:

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

As Monarquias Constitucionais como as conhecemos Europa afora nunca se poderão considerar verdadeiras Democracias, pois não é admissível que hajam cargos por hereditariedade, títulos de nobreza e afins.
A petulância britânica, infelizmente, é alimentada pelo facto de se acharem ainda um país imperial e o que é verdade é que sua majestade é a soberana de países que supostamente são independentes há muito tempo, como o Canadá ou a Austrália.

Viva a República!

Um rico dia.

Anónimo disse...

Por muitas idiossincrasias e até caprichos que tenha a democracia britânica, a verdade é que é a mais antiga e robusta do mundo e os britânicos levam-na a sério.

Outra coisa: podemos falar do facto de a jovem Greta, para poder ir no barco ecológico milionário do belo príncipe Pierra do Mónaco, duas pessoas terem de viajar de avião até NY para trazer o barco de volta? Só porque é assim que se fazem Boris e Trumps e Bolsonaros: de falsidade e hipocrisia sob o pretexto de que "o que importa é a mensagem que se quer transmitir". Eu quero que se lixe a mensagem, estou farta de palestrantes e pregadores. Depois queixem-se que os direitolas, os racistas, os homofóbicos, gozam com a esquerda "demasiado ideológica".

Pronto, já me sinto um pouco melhor. É que este tipo de notícias irrita-me. A carne é fraca e também eu quero acreditar e quero que hajam Mandelas e Luther Kings. Podem chamar-se Gretas. E nao precisam de ser perfeitas. Mas caramba, pá!

Enfim, um abraco!
JV

Paulo Batista disse...

Give stupidity a chance!

https://www.youtube.com/watch?v=P9jEuHbB0GQ


:D

Abraço!

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Muito bem JV, gostei da alfinetada nas hipocrisias que por aí pululam, alem de que devemos sempre desconfiar de cenas que agradem aos senhores do pilim.
No caso da Greta, grave, gravíssimo a instrumentalização de uma pessoa com uma condição neurodesenvolvimental que afeta em muito a regulação emocional e a forma como cognitivamente avalia os factos com que se confronta. Segundo o que tenho lido sobre a jovem há sintomas que não se pressupõem em condições Asperger que tenham beneficiado de boa intervenção psicodesenvolvimental, pelo que acho que dentro do Espetro do Autismo estamos a um nível menos ligeiro.

Um abraço e dias felizes!

Anónimo disse...

Não estou muito a par do grau de autismo ou asperger da jovem. Obrigada pelo alerta sobre o possível mau acompanhamento dado à jovem, Francisco. Fico sempre de pé atrás quando há pais que, de forma muito rápida, põem-se a lucrar com um filho, sobretudo se tem alguma deficiência ou patologia. Por exemplo, anda aí à venda dois livros da autoria de Greta (é assim que vem na capa e nas indicações técnicas). Contudo, fiquei espanta da quando abri o primeiro capítulo de um deles (o mais famoso, cujo título me escapa, algo do genero "A minha casa em chamas...") na versão digital e grátis da WOOK (não comprei para não gastar papel, mesmo se reciclado, a sua produção custou alguma coisa ao planeta e eu levo a sério os ditames comportamentais que me querem impor). Afinal, o livro é escrito, na primeira pessoa, pelos pais de Greta. A falarem da vida deles ainda antes de Greta nascer e de como a gravidez da mãe mudou as suas vidas. Achei um nojo.
Abraço,
JV

Anónimo disse...

Meu Deus, não sei escrever português! Resoluções de novo ano para 2020: deixar de escrever no telemóvel. Pode ser que assim reaprenda a língua.
JV

AV disse...

A Rainha de Inglaterra é uma chefe de estado neutra e politicamente independente, tal como acontece noutras monarquias constitucionais nas democracias europeias de hoje. Essa é a principal relevância do seu papel (também existem outras dimensões do mesmo mas não interessam para esta questão).
Curiosamente, uma das razões pelas quais Marcelo Rebelo de Sousa tem tido um mandato muito popular como chefe de estado foi ter sabido assumir uma postura pouco partidária e relativamente neutra, comparada com a de outros presidentes.

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Um problemaço esta história dos pais da Greta e dos barões do capital que instrumentalizam a miúda que se fixou nestas questões importantíssimas, mas que naturalmente as apreende e avalia de forma enviesada. Tudo isto é um doce para quem acha que as alterações climáticas são uma tanga.

Os corretores dos telemóveis inventam cada uma, por isso é que desliguei no meu.

Um abraço e bom fim-de-semana!

Paulo Batista disse...

Olá Francisco,

Apesar de tudo acho que essa situação "clínica" (?) é o menos importante aqui. O cerne é mesmo que estamos perante uma criança com fortes sinais de estar a ser instrumentalizada.

Um Jeito Manso disse...

Olá a Todos,

Que não se mate o mensageiro, esquecendo a mensagem. É muito comum, por antipatizar com quem ganha celebridade súbita, que não se atente ao que dizem. Neste caso, o movimento que se tem desencadeado muito por impulso da Greta chamar a atenção para os efeitos dramáticos das alterações climáticas, é meritório.

O que se está a passar no nosso planeta é mesmo muito preocupante e só quando muitas, muitas Gretas e os seus pais e avós estiverem bem despertos e exigirem profundas alterações nas políticas ambientais é que poderemos ter esperança de haver salvação para o planeta e para nós.

Abraço a Todos.