sexta-feira, março 15, 2019

Quem é Sophie de Oliveira Barata?


Não é novidade para ninguém: ele há coisas. E se há quem ainda duvide pois saiba que é bom não duvidar. 

Ontem falei de Viktoria Modesta, a bela mulher biónica cuja sensualidade é temperada com os requintes de sofisticação da sua perna artificial. E contei como a perna, seja em transparente luminoso, seja um opaco negro, seja como for é sempre uma peça de arte.

Pois bem. 

Nestas coisas que para mim sempre me surpreendem,aconteceu que hoje, ao ir espreitar a caixa de correio, tinha lá um mail de alguém que nunca antes me tinha contactado. Fui ver e, nem mais, era de uma familiar da autora das ditas obras de arte. E, de novo nem mais, a dita autora é uma artista luso-inglesa: justamente Sophie de Oliveira Barata. Dizia-me a Leitora: as sua próteses são uma obra de arte, cientificamente concebida e executada. E sugeria que eu pesquisasse. E, curiosa, fui mesmo pesquisar. E aqui estou a confessar a minha surpresa e admiração. 

Transcrevo do site da sua empresa:
Sophie Oliveira Barata
THE ALTERNATIVE LIMB PROJECT was founded by Sophie de Oliveira Barata, using the unique medium of prosthetics to create highly stylised wearable art pieces.
Merging the latest technology with traditional crafts, Sophie’s creations explore themes of body image, modification, evolution and transhumanism, whilst promoting positive conversations around disability and celebrating body diversity. 
Sophie collaborates with specialists in fields such as 3D modelling, electronics, and cutting edge technology to create each piece. Clients have included Paralympic athletes, music performers, models and video game companies.

Recomendo a navegação pelo site pois há mundos alternativos que devem ser conhecidos. Se a amputação de um membro é uma coisa naturalmente assustadora, acho que é bom saber que a perturbação motora e estética e de auto-estima que daí resulta pode ser mitigada através de um membro ergonomica e esteticamente concebido que se use com orgulho.


Desejo que nenhum dos meus Leitores ou de amigos ou familiares seus tenha problemas desta natureza mas, seja como for, se há coisa que tenho aprendido ao longo da vida é que mais vale estarmos informados do que, admitindo que a nós nunca nada acontecerá, levantarmos a crista e seguirmos em frente sem nos determos a conhecer o mundo dos outros.

Para melhor conhecermos quem é Sophie, o que faz e como vê o seu trabalho, junto um vídeo onde poderemos ouvi-la na primeira pessoa.


-----------------------------------------------------------------------------

Há pessoas com uma vocação, um engenho e uma arte especiais e Sophie de Oliveira Barata é uma delas. 
Um orgulho alheio.

---------------------------------------------------------------------------------------

E muito obrigada à Leitora que me deu a conhecer a Sophie. E, se puder, diga-lhe que vai daqui um abraço e mil agradecimentos para ela.

Sem comentários: