domingo, dezembro 02, 2018

É de uma coisa assim que Lisboa e arredores estão mesmo a precisar


Quem viva e/ou trabalhe em Lisboa sabe bem o inferno que é entrar e sair da cidade, entrar e sair dos parques empresariais, atravessar avenidas e ruas especialmente em horas de ponta. Horas de vida perdidas no trânsito. Basta que haja acidente na Segunda Circular, na A5, numa das Pontes, na Cril ou nessas vias que tendem a estar congestionadas -- mesmo sem transtornos -- para que toda a cidade sofra as consequências.

Claro que uma das soluções para isto passa por ter transportes públicos de qualidade, com a frequência devida e a preços acessíveis. A recente e excelente medida do Governo de baixar os passes sociais é bem capaz de vir a dar bons frutos. Mas outras soluções, mais dispendiosas e disruptivas, poderiam ser lançadas numa lógica de médio e longo prazo -- por exemplo, longos viadutos, estradas aéreas, túneis, vias subterrâneas por forma a tirar o trânsito do meio da cidade.

O P., a quem muito agradeço, enviou-me um vídeo espectacular. Vejam pois não apenas há paisagens de sonho como o projecto é extraordinário. Inspirador. Pode ser que algum dos meus Leitores seja arquitecto, urbanista, visionário, amante de cidades, político a sério e, vendo o que aqui se mostra, tenha uma ideia para tornar Lisboa uma cidade transitável, com bué de qualidade de vida.

Sem comentários: