terça-feira, janeiro 30, 2018

O Porto visitável -- segundo o The Guardian


Ando para tirar uns dias de férias desde o princípio do ano e, por mim, por ele, pelos outros e pelo raio que os parta, ainda não foi possível. Parece que os astros convergem para que quando um pode o outro não e quando os dois podemos são outros os imponderáveis que vêm sobrepôr-se. Mas não faz mal que guardado está o bocado para quem o há-de pegar.

Um dos passeios que anda aqui encalhado na carteira é uma ida ao norte, Vila do Conde mais concretamente. Tenho um Leitor de lá e, do que vi na net, é uma terra muito bonita à qual estranhamente nunca fomos. De caminho, claro que iríamos ao Porto pois, sabido é por quem aqui me acompanha, é terra de nossa grande afeição. 

Tal como em Lisboa, há muitos contrários e para todos os gostos e eu gosto de terras assim, com recantos solitários e amplas vistas, bairros populares e lojas cosmopolitas, tascas do povo e restaurantes sofisticados, graffitis descarados, museus recatados, ruelas na maior estreiteza e amplas avenidas, cores de névoa e nostalgia e cores de alegria e inocência, jardins com pavões e um rio largo que se joga nos braços de um mar que é insolente demais. Assim vejo eu o Porto-- ao qual sempre me apetece voltar.

Por muitas vezes que lá vá, andar a pé por lá, descobrir lojinhas e paisagens, esculturas e pinturas, arquitecturas ou árvores principescas -- e tudo o mais -- é prazer que não vira hábito pois há sempre descoberta nova para fazer (e a redundância não é ocasional, é reforço).

E, no entanto, conheço é pouco. Parti para as recomendações do The Guardian, pensando que ia tirar tudo de letra. Mas está bem, está. Passeei pela página como saloia que nunca pôs o pé na cidade. Uma terra por descobrir. Tenho que ir conhecer o que desconheço para conferir se o que ali está merece o destaque (fiz, dali, aqui uma little selecção: Pedro Limão, Gostar de Ler, MyHomeinPorto -- três lugares que não conheço -- e o Museu Da Ciência e da História Natural que já conheço).  


E sugiro a todos que confiram também pois para dizer sim ou sopas nada como a gente procurar saber do que fala.

A local’s guide to Porto, Portugal


On the steep banks of the Douro, Portugal’s northern jewel gleams with culture, buzzing restaurants, bars and artisan shops, plus cool places to visit and stay (....)

Etc. etc. etc. (vem com moradas e preços)

.......................................................................

E, uma vez mais, o Porto Sentido na voz de Rui Veloso

......

E um abraço sentido aos meus amigos do Porto.

[Alô, alô Margarida Meggy, tudo bom por aí?]

............................................