sexta-feira, junho 28, 2024

António Costa no Conselho Europeu. Salve.
Num patamar cá em baixo, muito em baixo, muitos jornalistas e comentadores-minions das televisões portuguesas.
Como antídoto contra a mediocridade de grande parte da comunicação social, a poesia de Manoel de Barros

 

Estou contente com a eleição de António Costa para a Presidência do Conselho Europeu. Penso que a sua inteligência, a sua capacidade de trabalho, a sua energia, a sua boa atitude, a sua determinação e a sua visão serão muito úteis na gestão das suas novas funções. Estou em crer que vai dinamizar e recentrar as atribuições e as responsabilidades do Conselho Europeu.

Mas com tanto comentário em todo o lado a toda a hora nas televisões, maioritariamente com observações entre o ressabiado, o invejoso e o cínico por parte de gentinha que dá ideia que é contratada apenas pela sua mediocridade, já não consigo dizer muito mais. Tem sido uma overdose. Uma pessoa foge e, para onde quer que fuja, lá estão as vizinhas na má-língua. Dá ideia que quem contrata comentadores quer lá ter gentinha maledicente, parva, gentinha que se dá ares de importante, de superior, e que parece que está ali apenas para menorizar quem tem dois dedos de testa.  Claro que aqui e ali lá aparece alguém decente. Mas é uma minoria e, lamento, não justificam o sacrifício da estucha que é ouvir os outros.

Além do mais, levei a segunda dose da vacina contra a pneumonia e estou com o braço muito inchado, encarnado, quente, ultra dorido. Estou com gelo mas, sinceramente, estou bastante incomodada. É que não é apenas no lugar da picada: vai até ao cotovelo. Um desconforto grande. Nem consigo mexer o braço. Caraças. Levei a vacina à hora de almoço de quarta-feira e à noite até estive febril. Quando me deitei, até batia o dente. Um disparate. Agora febre não tenho mas mal mexo o braço. Dói-me, está inchado, quente. A enfermeira avisou que isto podia acontecer mas como avisam sempre e, até agora (vacina contra a gripe,  contra a covid), nunca tal tinha acontecido, nem pensei nisso. Afinal vai lá, vai... Portanto, tenho andado assim e, portanto, não consigo inspiração e disposição para mais que isto.

Agora o que me sabe bem é ouvir palavras humildes, genuínas, bondosas. Poesia de Manoel de Barros.

-----------------------------------------------------------------

Maria Bethânia lê Manoel de Barros - Ruína


Carolina Muait | Tratado Geral das Grandezas do Ínfimo | Manoel de Barros


____________________________

Boa sorte a António Costa

Dias felizes a todos

4 comentários:

Anónimo disse...

O "problema" é outro. Era tão mau tão mau...e afinal vai para o lugar que queria.
Derrubaram-no à má-fila, tentaram criar um suspense com o "investigado" (não dava para arguido) e agora lá vai ele.

O que é que a PGR vai fazer agora? Nada, e com razão: pois se ele não é arguido nem acusado de nada...até quem o derrubou, e que para tanto trabalhou, está contentíssimo. Melhor mesmo só duas hóstias de seguida numa missa em Fátima.

ccastanho disse...

Respeitando opiniões de contentamento e consideração na ascensão de Costa, ao novo lugar na Europa, devo dizer, que, não me merece particularmente nenhum azedume , nem contentamento, pelo cargo.

Durão Barroso também o exerceu, e os Portugueses, foram bem tratados na crise bancária de 2008, para além da vergonha do país ter um representante em lugar cimeiro europeu que anuiu a uma guerra com falsidades á posteriori verificadas na guerra do golfo?

E Guterres, Secretário-geral da Nações Unidas, para além do prestigio pessoal, o que deu a Portugal?

Depois. António Costa, é um videirinho. Enquanto o seu partido, que o catapultou ao novo lugar, combatia na rua a coligação governamental nas eleições europeias, António Costa, como bom videirinho, apunhalou o partido, negociando nas costas deste, o voto do governo na europa para a sua vidinha, não aparecendo na rua a apoiar o partido que lhe deu o "prato" onde comeu a vida inteira.

Mais. António Costa "hipocritamente" com o "á justiça o que é da justiça" entalou o seu camarada de partido que o levou pela mão á condição de ministro e depois, qual inquisição, o deixou no pelourinho apodrecer.

Se Sócrates (que ele odeia visceralmente, com um absoluto complexo de inferioridade) fosse governo com o mesmo caudal de dinheiro europeu, este país, era decididamente outro, com outra dinâmica, mas infelizmente, tivemos um politico videirinho a tratar do futuro pessoal enquanto governo.

Não me junto á critica da direita a Costa, não!. A minha critica, é de um homem de esquerda da esquerda do PS!, onde sempre votou, e rejeitou sempre, votar no politico mais reacionário da democracia portuguesa que hoje é PR, levado ao colo pelo videirinho António Costa.

Fico-me por aqui, porque, se disse-se tudo que me vai na alma, inevitavelmente, utilizava muitas adjetivações a António Costa, e não quero, apesar de tudo.

Um Jeito Manso disse...

Caro Anónimo

Concordo. Essa do Marcelo com duas hóstias na boca, em Fátima, é linda....

Um Jeito Manso disse...

Caro Ccastanho

Não me revejo nem um pouco na sua análise ao Costa.

Concordo que o Sócrates era mais de acção e tem uma visão de modernidade que não vi ao Costa.

De resto, acho que essa sua visão de que Costa traiu o PS é errada, deturpada. Acho que é um político bem preparado, bem informado, culto, com grande capacidade de trabalho, e fico contente por haver uma pessoa assim num lugar cimeiro na União Europeia. Não tem a ver com beneficiar ou não Portugal, isso é uma visão pequenina de quem parece esperar receber uma gorjeta. Penso, isso sim, que é bom haver na UE, num lugar como o da Presidência do Conselho Europeu, um político bem formado, humanista, com capacidade de negociação e, não menos importante, inteligente.