quinta-feira, outubro 19, 2023

Amigos contra as tempestades

 

Por aqui ainda não dou pela Aline. Mas parece que vem mesmo. A ver se não faz estragos, pelo menos, estragos de maior. 

Passa da meia-noite e meia e agora é que estou a pegar nisto. Não sei como me arranjo mas parece que, sejam quais forem as minhas circunstâncias, arranjo sempre maneira de andar sempre ocupada. 

Hoje foi na conversa com uma amiga de longa data. Impressiona-me muito como algumas amizades resistem ao tempo. É como se fossemos sempre as mesmas pessoas. A nossa história vai mudando, já vivemos muitas vidas, temos mais experiência, mas nós, nós mesmas, estamos aqui, capazes de falar horas a fio, compreendendo-nos, com vontade de conversar, de saber mais, de mostrar as nossas coisas.

Há algum tempo, quando estava na fase de me desligar do meu trabalho, eu a querer sair e a quererem que eu ficasse mais e mais, e eu, sobretudo por solidariedade e estima para com um colega que não estava bem de saúde, ia ficando e ficando, mas cheia, cheia, cheiinha de vontade de me pôr ao fresco, eu desejava dar uma volta completa na minha vida. 

E isso está a acontecer. Tenho a gestão do meu tempo, tenho a minha vida, posso estar na minha casa, que era uma coisa que eu desejava tanto, posso ler e escrever. Tenho escrito muito. Sei que tenho que passar por algumas provações até chegar onde quero. Mas passarei. Sou resistente. E resistente. E confiante. 

E o reencontro e reaproximação de amigos de quem a vida me tinha distanciado está a ser uma surpresa e uma alegria muito grandes.

...

Hoje pouca televisão vi. Entre uma e outra coisa, não me sobrou tempo. Está agora a televisão ligada mas estou a escrever ao mesmo tempo pelo que a atenção está um pouco desligada.

Sei que o mundo está muito perigoso, que o malvado e hipócrita Putin deve estar feliz por toda a atenção e esforços estarem concentrados na crise Israel/Hamas, sei que as ameaças terroristas saltaram de imediato para a Europa. E isso custa-me imenso. Uma vez, estávamos para ir a Paris mas havia atentados e ameaças de atentados e tivemos que adiar. Até há pouco tempo isso parecia-me longínquo. Paris sempre foi dada a greves a sério (uma vez fomos de comboio pois os aeroportos estavam em greve e o meu marido tinha reuniões de trabalho e eu tinha metido férias para aproveitar para ir laurear), dada a manifestações atribuladas. Mas os atentados ou as ameaças terroristas pareciam ter dado algumas tréguas. Agora, voltaram. E isso é um terror. A imprevisibilidade do local e da hora do ataque e a barbaridade que assumem é de estragar a tranquilidade a qualquer um. Dir-me-ão que é isso que sofrem os desgraçados da Palestina, de Israel, da Ucrânia e de todos os países assolados pela guerra, sempre na contingência de ser atacados, de perder a vida, de perder a casa e a família. É certo. Mas eu falo da minha realidade, a de viver numa realidade pacífica e temer, por mim e pelos meus, que aconteça alguma coisa que me parece impensável nos dias de hoje.

Enfim.

Não vos maço mais. Não vale a pena estar para aqui com ladainhas. 

Vou mudar. Não vem a propósito, pelo contrário, mas, nestas situações, apetece-me sempre, distrair a cabeça. Por isso, com vossa licença, que entre quem possa fazer-nos sorrir.

Chaplin and Keaton Violin and Piano Duet 


Desejo-vos um dia feliz, tranquilo

Saúde. Afecto. Paz.

8 comentários:

ccastanho disse...

Cara UJM

Adorei O Chaplin.

Continuemos em modo comédia:

https://www.youtube.com/watch?v=FS0q5Srx30g

Cumprimentos.

ccastanho disse...

Já agora.

https://www.youtube.com/watch?v=BfLQ-JJSxQY

Lucília Costa disse...

Será só o Putin que está contente?

Anónimo disse...

Comecei a lê-la, por influência da minha mulher. No princípio, pareceu-me ser um blogue em co-autoria. Hoje, sinto-o mais homogéneo. A minha mulher quer aposentar-se no princípio do próximo ano. Creio que “a do jeito manso”, com os seus recentes textos, terá, de algum modo, contribuído para esse propósito. O que lhe tenho dito, à minha mulher, é que não confunda a vida com a literatura; esta é sempre perigosa.

Um Jeito Manso disse...

Caro Ccastanho

Obrigada pelas suas sugestões. São sempre uma companhia. Muito obrigada.

Um dia tanquilo!

Um Jeito Manso disse...

Ccastanho

O r fugiu. Por isso, volto a desejar: um dia tranquilo!

Um Jeito Manso disse...

Cara Lúcilia

Tem razão. Há muito mais gente contente. Creio que muito mais pessoas que não têm noção de como são efémeras e dispensáveis e que consomem a sua vida em delírios, loucas derivas ou pérfidos ajustes de contas estarão felizes com a destruição e mortandade.

Putin, com o desvio de atenções para os crimes e atrocidades que malvadamente anda a cometer, é certamente um deles. Mas, infelizmente, o exército de gente louca e malvada é muito grande. Uma tristeza.

ccastanho disse...

Cara UJM

É de uma enorme magnanimidade a arte desta musica e pintura. Diria mesmo, sublime.

https://www.youtube.com/watch?v=cKkDMiGUbUw