quinta-feira, junho 08, 2023

Mariana Mortágua: mais um passo em falso do Bloco de Esquerda?
[A palavra ao meu marido]

 

Quando foi anunciado que a Mariana Mortágua ia ser a nova coordenadora do BE, embora não tenha ficado surpreendido, pensei que, de facto, a "esquerda caviar" não mudou. 

Como é possível terem escolhido para coordenar o BE uma Senhora que desde há muito faz parte do círculo dirigente do Bloco, o que naturalmente implica que apoiou as políticas que levaram o BE de mal a pior?  

Basta analisar a evolução dos resultados eleitorais nas eleições para, admitindo que o objetivo do BE é conquistar a maior número possível dos lugares a que se candidata, constatarmos que a estratégia política do BE está longe de ter sido um sucesso. 

Também podemos admitir  que a eleição da Mariana Mortágua resulta de os dirigentes do Bloco serem pessoas que decidem em circuito fechado, convencidos da sua omnisciência, que se marimbam para os resultados eleitorais e que, no limite, sendo necessário, tentarão "mudar o povo". 

Também é possível que o Francisco Louçã considere a Mariana a sua delfim e tenha sido ele a fazer a gestão da situação.

Acresce que a Mariana Mortágua passa a imagem de alguém sempre de mal consigo própria e com o mundo, com zero de empatia, antipática, arrogante e sem qualquer jeito para dialogar e fazer pontes. 

Nunca sorri, e o pior é que não sabe sorrir. Quando se força a fazê-lo, causa ainda mais incómodo em quem a vê.

Não descortino como, a manter a política actual e com uma líder com estas "qualidades", o BE conseguirá crescer.

Em minha opinião é necessário que existam partidos à esquerda com força suficiente para garantirem uma maioria de esquerda no Parlamento. O problema é que com este BE e com um PCP cristalizado -- e que continua sem verdadeiramente conseguir pôr na sua agenda novas causas (ambiente, digitalização,...) -- não me parece que o barco chegue a bom porto. 

Assim, não vamos lá!

________________________________________

Imagem captada da televisão, quando a sua irmã falava na Assembleia da República.
Mariana, atrás, revelava uma postura informal, como se estivesse espreguiçada no sofá da sua sala o que, convenhamos, parece muito pouco adequado para a líder de um partido que possa ser levado a sério

4 comentários:

ccastanho disse...

Ao Sr. seu Marido.

Também penso o mesmo sobre a nova liderança do BE.E, para bem do PS, a Catarina, era muito mais politica, mais assertiva, mais convincente do ponto de vista da retorica, até porque, já tinha ultrapassado a decência politica quando por mais que uma vez, se juntou na barricada da direita quer contra o Sócrates levando ao ultraje de ajudar a direita a chegar ao pote, e, por ultimo, tentando encostar o PS ás cordas votando mais uma vez com a direita tal como o PC, mas o povo desta vez, percebeu que o BE e PCP, são partidos fascizantes, mascarados de democratas e deu a maioria absoluta a Costa.

Olhar para Mortágua , é olhar para uma pessoa cheia de traumas políticos, zangada com a vida, com um discurso desajustado da realidade, mais parecido ao discurso de há cinquenta anos atrás do seu pai Camilo Mortágua. Hoje, todo o arreganho facial de um talco inodoro pó de arroz, não disfarça o pendor ditatorial mal resolvido desta personagem com, a meu ver, uma passagem fugaz pela liderança de um partido reacionário que já não engana ninguém, nem os incautos.

Camilo Mortágua, que foi sempre o ajudante de campo do Palma Inácio, "o pensador", fica agora orgulhoso da sua filha exercer um posto que ele nunca conseguiu, mas enfim.

O problema, é que esta gente, levasse muito a sério, quando não têm importância nenhuma , a não ser, na arrogância, e vaidade de pretenderem ser mulheres e homens "novos" quando não passam de meros traidores dos trabalhadores. Vão para o raio que os parta, não lhes ligo importância nenhuma a pessoas com tiques pidescos, e basta ver, as comissões de inquérito para perceber quanta frustração que existe na cabeça destes pides em ponto pequeno, nos interrogatórios que fazem ás pessoas tentando ridicularizar quem têm pela frente.

Meu caro SR. Esposo da UJM, para terminar, socorro-me desta pérola para limpar a cabeça depois de falar dessa gente pouco recomendável na democracia.

Cumprimentos, Aqui, a pérola:

https://www.youtube.com/watch?v=GS6L_9xUT5E.

ccastanho disse...

Ás vezes andamos distraídos e ligamos pouco ao que está debaixo dos sapatos.

Onde moro, está a chover.

Leio algures, que o ministro do ambiente, diz que a dessalinização no Algarve resolve, ou resolverá parte do problema do abastecimento na região.

Lembrei-me: como é possível, um país, não saber como armazenar o suficiente de água que nos cai do céu grátis!, sem pagar um chavo, e sobre essa mesma água, pagar-mos um dinheirão para o consumo. Um produto vital para a vida que nos inunda sem pagar um tostão, não entendo.

Depois lembrei-me do preço da água que pagamos numa garrafa de 30cl, a rondar os 70-80 cêntimos, isto, multiplicado por 3 dá mais coisa menos coisa 2,3 € por litro, multiplicando por 1000 litros- (metro cubico) - dá 2300 € , ora, a água de consumo que pagamos nas nossas habitações, está caríssima, mas, a milhas muito mais barata que uma garrafa num estabelecimento de restauração.

Ele há coisas ...

Um Jeito Manso disse...

Olá Ccastanho

O meu marido concorda, agradece e envia um abraço.

Quanto ao tema da água, é um tema muito complexo. Entre o que se perde nas condutas, o que não se retem devidamente, o que se evapora, o que não cai onde deve ou que cai mais do que as instalações estão preparadas para reter, está o caldo quase a ficar entornado (em especial em algumas partes do país).

É um dos temas críticos do futuro e que será fonte de grandes investimentos.

Acredito que muito do nosso futuro, em especial em algumas zonas, passará pelas grandes centrais dessalinizadoras assim, como noutros locais, teremos colunas/barreiras de condensação.

As alterações climáticas estão a chegar mais depressa do que se esperava...

Dias felizes, Ccastanho!

Um Jeito Manso disse...

Ccastanho

E ambos agradecemos o Va pensiero, de que gostamos mais que muito!!!