quinta-feira, novembro 14, 2019

Fazer aquilo de que se gosta é liberdade. Gostar daquilo que se faz é felicidade.
Assim fala Michael Aboya, 24 anos, fotógrafo amador, vencedor do Prémio Agora 2019.

E algumas agruras e dificuldades de última hora, coisas cá muito minhas.
E John Legend que há quem diga que é o homem mais sexy do mundo mas eu não estou bem a ver porquê.
.





Pelas bandas para onde vou vai estar frio, parece que muito frio, e isso fez-me ter que mudar de planos. Já tinha pensado numas certas e determinadas toilettes que agora, face à meteorologia, tiverem que ser repensadas. Um transtorno. 

Ora isto, quando uma pessoa não tem tempo nem para se coçar, é um stress quase tão grave quanto o provocado pelo facto de as duas meias ontem desaparecidas continuarem sem aparecer.
Calcei outras e o meu marido disse: 'Mais umas para desaparecerem?' E eu disse: 'Não me fales nisso'. Ao que ele disse: 'Sim? Já viste nos bolsos? Podem muito bem estar num bolso'. Respondi como se não tivesse percebido a provocação: 'Não tenho bolsos' e apontei para mim, para que constatasse. Insistiu, no mesmo registo: 'Ou, então, dentro do soutien'. Aí tive que lhe dizer que se deixasse de ser parvo. Mas ele fez um ar inocente: 'Queres ver que não costumas guardar as meias dentro do soutien.'. Não resisti e desatei a rir pois, justamente, ao preparar a valise, tinha estado a guardar as meias e as cuecas dentro do soutien. Mas ressalvei: 'Limpas. Atenção.'
Explico: se tenho que guardar roupa, no que se refere à roupa interior, ponho uma copa do soutien dentro da outra e, na concavidade, costumo colocar a restante roupa interior devidamente arrumadinha. Tudo lavadinho, repito. Ele acha isso um disparate mas eu acho que optimizo o espaço na mala.
Mas, voltando à cold cow: da meia cor-de-rosa e branca e da preta com pintinhas brancas nem pó. Evaporaram-se. Voltei a averiguar. Até de gatas andei. Zero. Como se nunca tivessem existido.

Mas, pronto, adiante -- um dia destes hão-de aparecer onde menos se espera.


Bem. Como disse, tive que reformular completamente o que ia vestir. Operação complicada, assim à última hora. Gosto de validar as opções. Visto uma toilette e vou submeter-me à aprovação. Ele deita um olhar apressado e diz, com ar falsamente interessado e apreciador: 'Ah, muito bem... muito bem...' Digo que olhe para mim e se concentre. E ele diz: 'Não sei para quê, não preciso de me concentrar para ver'. Voltei ao quarto e mudei de roupa. Quando me ouviu a aproximar, mas ainda sem me ver, disse: 'Ah agora sim, agora estás muito melhor...' Não me deixo abater: 'Não sejas parvo. Olha para mim. Diz lá'. E ele: 'Digo que tens roupa a mais. Se deitasses metade fora já não tinhas tanta dificuldade a escolher'. Não me importo. Não percebe o âmago da questão, problema dele. Tento de novo: 'Vá, o que achas? Fica bem?' e ele, já a querer dar mostras de impaciência: 'Fica bem, pá. Mas achas que alguém vai reparar no que tu levas vestido?'. Não liguei. Ofensas passam-me ao lado. Fui experimentar outra farpela. 'Vá, e esta?' e ele: 'Mas então não é a mesma?'. Tenho que me esforçar: 'Estás a gozar? Esta é o oposto da outra'. E ele: 'O que é isso de uma roupa ser o oposto da outra?'. E é sempre esta falta e colaboração. E, portanto, por causa da falta de foco e objectividade dele, ainda demorei mais. E a seguir ainda tive que equacionar os brincos, os anéis, as pulseiras e os colares adequados a cada toilette. E que não se pense que ando feita árvore de natal. Nem pensar. Justamente, a coisa tem que ser bem pensada para ficar tudo bem conjugado e discreto. Uma equação das complexas, como podem perceber. 

Ou seja, só coisas que me ralem. 

E quanto às outras nem falo. Porque as há e, por sinal, até bem peregrinas e cabeludas. Mas prefiro falar de frioleiras, não tenho pachorra para me pôr para aqui a desfiar epitáfios às minhas dificuldades diárias.


Mas tenho ainda mais um desagrado a manifestar. Melhor: incompreensão. De manhã, enquanto estava em casa o tomar o pequeno almoço, ouvi na televisão: 'Saiba quem é o homem mais sexy do planeta'. Arrebitei logo a orelha. Mas a revelação não se deu logo e as obrigações impuseram-se. No carro, em vão esperei que se desvendasse o mistério. Nada. Pensei: Mal entre no gabinete, antes que alguma coisa me impeça, vou logo googlar. E fui a conjecturar: eu dava outra vez o prémio ao Brad Pitt. Pensei: Na volta ainda aparece um qualquer que me vai deixar sem perceber. E não é que assim foi...? Mal me sentei, foi a primeira tarefa do dia. John Legend. What?!?!? Espanto... Googlei melhor, agora em imagens. Continuei sem perceber. É fofo, tem um corpinho bem feito, tem alguma pinta. Mas daí a ser o mais sexy do mundo...


Faltam-lhe algumas coisas essenciais (e nem me vou alongar porque ele é casado e eu também e, ainda por cima, não é um com o outro). Portanto, vou manter-me discreta. Mas, pronto, para o ano há mais e pode ser que acertem.

Tirando estes tiros ao lado, um tiro houve que foi na mouche. Ao fim de um dia assim, uma boa notícia. Michael Aboya, Uma notícia das que gosto de saber e partilhar. Talento, sorte, sonho, vontade de o alcançar. Um sorriso cheio de inocência e esperança. Uma história tão boa. Comovi-me. Vi o filme duas vezes e depois de escrever isto vou ver outra vez.


The Agora Awards 2019 competition was hosted by free-to-use photography app Agora on November 6th and received over 130,000 submissions from 193 countries.
More than 500,000 votes have been counted: the photo ‘Songs of Freedom’ by Ghanaian photographer Michael Aboya was voted Best Photo of the Year and wins Agora Awards 2019 competition, awarding the self-taught photographer the grand prize of $25,000 (22,445€).
With photos portraying a cheerful and optimistic representation of the life around him, Michael Aboya aims to inspire a change in the way people perceive Ghana and the African continent in general (...)

A vida pode ser uma coisa cheia de beleza


_____________________________________

As fotografias são, como se percebe através do vídeo, do jovem Michael Aboya e, lá em cima, é John Legend que mostra os seus vários dotes.

___________________________________________________________


Não sei se esta quinta-feira consigo escrever alguma coisa. Só devo chegar ao quarto a lindas horas e o dia seguinte é quase pegado à noitada. Portanto, se não aparecer por aqui saibam que estou noutra.


_______________________________________________________________

E um dia feliz para si.

2 comentários:

El Mucho Bad disse...

John Legend, the sexiest man in the world? Sure thing! And why?

John Legend sofre de TDS* em estado avançado e dispõe do fenótipo politicamente correcto; Brad Pitt - depois de ter dado cabo da vida da D. Jolie,- aparece a desancar Antifas e SJWs** dos 60s no grande écran e é - até ver - cisgénero (a big no-no pelos padrões em voga nas sociedades avançadas).

Easy-peasy, ma'am! (Have a safe journey.)

* Trump Derangement Syndrome
** Social Justice Warriors

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Estas cenas do mais não sei quantos do mundo, nomeadamente quando toca a coisas tão subjetivas como a estética, são uma trapalhada do caraças. O "Sexiest Man Alive" desde 2016, quando foi atribuido ao Dwayne "The Rock" Johnson, tem sido um verdadeiro "fail", ou melhor, um verdadeiro bálsamo para a vaidade do homem comum que se olha ao espelho e manifestamente se vê mais bem aparentado que os galardoados!

Já o Prémio Ágora foi muito bem atribuido.

Um rico dia para a UJM.