terça-feira, janeiro 15, 2019

Marcelo recebe Montenegro.
Pergunta: a seguir, para equilibrar, vai receber o tal Morgado?
E a seguir, tendo já recebido o brócolo e a beterraba, vai também receber a Manuela Moura Guedes?
Só pergunto.


O tema não me entusiasma pelo que, por muito que os noticiários e os comentadores se excitem com este transfoguetório e arrebéubéu laranja, eu não tenho muito a dizer. Não me assiste. Que hei-de eu fazer?

Mas.

Dizem os laranjas, em sua defesa, que portarem-se como gatos esgatanhados dentro de um saco, arrancarem tudo e até olhos uns aos outros para disputarem lugares, aldrabarem picagens de ponto para receberem subsídios de presença, fazerem blogs, sites e páginas ou o que calhar para difundirem fake news e etc, faz parte do seu ADN. Como quem diz que ser trafulhas, trapalhões e traiçoeiros é a praia deles (isto da praia para usar a terminologia de Montenegro). Pretendem eles, os pró-ele, dar a entender que esta macacada do seu guru não é para ver se salva os lugares dos pró-Láparos nas listas mas, sim, uma coisa genética, uma pura manifestação do que é o ADN dos PSDs. Pois, pois. Se é isso, bem podem limpar as mãos à parede.

Mas eu, com essas atitudes deles, já não me admiro. Salvo raras excepções, nunca os tive em boa conta. Gente muito oportunista, muito vale-tudo, muito desclassificada. Laranjas sempre do chão. Tocadas. Meio podres.

O que me espanta nisto é o Presidente Marcelo ter recebido em Belém o dito joker Montenegro. Foi porquê? Porque já tinha dado tempo de antena ao Goucha, já tinha telefonado em directo para a Cristina Ferreira, já tinha gravado um testemunho para a Tânia Ribas de Oliveira? Como o Montenegro agora é que está a dar nas notícias, quis equilibrar? Mas onde é que isso vai parar? No mínimo agora tem que receber o Morgado e olha que menino, coisa fina, afiambrada. E se um qualquer autarca de Vale da Gatinha resolver anunciar que também quer correr com o Rio? Vai também recebê-lo? E a mão atrás do arbusto... não? E a madrinha do brócolo e da beterraba, aka Procuradora? Não recebe? Tem que ser, não...? E ao Bruno Lage não recebe porquê? Vai dizer que ele não é importante...? Um especialista em captar feelings tácticos nos olhares não é importante?! Não? E a mim? Sim. A mim. A mim não me recebe? Mas porquê, posso eu saber? É boa.

5 comentários:

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Isto de querer dar uma de senador do seu PSD é outra daquelas que não casa mesmo nada com o cargo, mas não há nada a fazer, o paternalismo e a "holofotofilia" falam mais alto.

Gostei muito da série olissiponense.

Um abraço!

Victor Barão disse...

Quando ouvi da boca do próprio Senhor Presidente da República Portuguesa, Prof.º Marcelo Rebelo de Sousa, que o Dr.º, creio não estar errado no titulo académico do Sr.º Luís Montenegro, lhe havia pedido uma audição e que como tal o iria receber _ vulgo escutar ou será auscultar(!?), em qualquer caso ouvir; a respectiva primeira coisa que me ocorreu foi: "mas quem é, institucionalmente, esse Dr.º Montenegro para pedir audições ao Senhor Presidente da República e mais ainda para ser recebido e escutado por este último?!". Já agora tão maior indignação a minha quanto o Senhor Presidente Marcelo, enquanto tal e como devido até se diz independentemente acima dos partidos, onde isso parece já não se cumprir é na prática concreta, o que também é relativamente comum aos políticos modo geral, aqui incluído o próprio Professor Marcelo, respectivo Presidente da República Portuguesa.

Relativamente ao que mais não digo do que, em grande e genérica medida merecemos nacionalmente os políticos que temos e o Prof.º Marcelo, enquanto individuo e agora também Presidente da República até é quase unanimente popular _ sendo caso para irónico-lamentavelmente dizer: Viva então o populismo!

Bom resto de semana minha amiga

Abraço

VB

Anónimo disse...

O Marcelo é assim. Nada a fazer.

Umas vezes acha-se piada e uma pessoa até fica particularmente tocada, quando lhe calha a ela ser a abençoada pela bonomia do Professor-Presidente. Como de certa vez em que, a meio da minha primeira sessão de provas orais enquanto docente, um séquito enorme invade o anfiteatro e, de repente, dou por mim a cumprimentar o Presidente de Portugal e o Presidente da Grécia. Não se pode dizer que não é um momento tão memorável quanto inesperado. Ou como, uns anos antes, o Professor-ainda-mero-aspirante-a-Presidente se banhava nas águas da Linha, quando a minha irmã, trinta colegas de escola e não-sei-quantas professoras passam pela praia em visita de estudo às pegadas dos dinossauros. O popular Professor promete um gelado a todos no Santini. "Mas passem mesmo lá e digam que vão da minha parte! Não é brincadeira!" Achando que era brincadeira, lá se aventurou o grupo a entrar na dita geladaria e, surpresa, os empregados já estavam precavidos - o Professor havia ligado e dado instruções para pôr os gelados na sua conta.

Uma pessoa que proporciona episódios assim é rara. São histórias engraçadas e surgidas do acaso. Pena a necessidade de embarcar em episódios como o joguinho (mal)preparado com uma mulherzinha estridente como a Cristina Ferreira. Um Presidente a fazer teatrinho falso para a televisão...! Marcelo tinha tudo para ser um grande homem e um grande Presidente e é uma pena que se deixe perder por causa de uma vontade absurda de dar show a todo o custo, mesmo se o show for de baixíssimo nível...

Abraço
JV

Anónimo disse...

É a natureza dele, não há nada a fazer.
Faz-me lembrar o escorpião que pediu boleia à rã para atravessar o rio. A meio do caminho não resistiu a espetar o ferrão (era a sua natureza) e lá morreram os dois...
Lamentável!
Maria

Anónimo disse...

A verdadeira natureza do PR em exercício a vir ao de cima. Era expectável, e só não acreditou quem não quis acreditar - ou porque afinal as televisões vendem mesmo tudo, de PR a sabonetes (Rangel, o Emídio, dixit).
MPDAguiar