terça-feira, outubro 02, 2018

Entrevista de António Costa na TVI com a Judite Sousa e o Sérgio Figueiredo.
Os comentários que se impõem.


Sobre a entrevista que acabei de ver, primeiro na TVI e depois na TVI 24, tenho algumas coisas a dizer:


1 - O António Costa continua com má dicção e com roupa que parece sempre uns números abaixo. Apesar de tudo, notei que tentou não deglutir mais do que uma sílaba de cada vez e notei que desta vez era apenas um número abaixo (na fotografia acima até parece bem). Modestos mas, apesar de tudo, alguns progressos.


2 - O Sérgio Figueiredo está bronzeado de uma maneira tal que fiquei na dúvida sobre qual dos dois ali era o verdadeiro chamuça* (e isto, claro, carinhosamente dito até porque me pelo (do verbo pelar) por chamuças, especialmente quando quentinhas; e, com isto, que ninguém pense que estou com vontade de dar uma trinca em qualquer dos dois cavalheiros; não estou, especialmente porque duvido que sejam estaladiços)

[* Usei a metáfora das chamuças para as virgens ofendidas não me acusarem de racista caso tivesse dito monhé -- que isto uma pessoa já nem sabe como falar para não ofender ninguém. Na volta, mais valia ter dito 'marron glacé' que a corzinha estava lá mas sem o picante que condimenta a conversa]


3 - A Judite estava com um penteado e uma maquilhagem que, de cada vez que se punha a rir para o Costa, aqueles sorrisinhos cheios de subentendidos, só me fazia lembrar uma pomba lesa. Cabeleira loura de tipo oxigenado com ondulação tombando sobre os ombros e sobre a testa, maquilhagem acentuada. Uma cena... 


4 - Digna de registo também a toilette da dita loura. Com sapato de baile, perna ao léu, toda ela parecia uma madame nem eu digo de quê. Ou isso ou uma cantora pimba já na fase vintage. Ou mulher de futebolista, igualmente vintage. Aquela ali não atina com o visual. Ora vai de Dartacão, ora de Carochinha, ora de Majorette, ora de Gótica. Não sei se aquilo é obra dela ou se o que ali vemos não passa, afinal, de uma instalação da mediática Joana Vasconcelos, quiçá numa de produzir a entrevistadora mais kitsch das televisões de todo mundo, conseguindo mesmo superar a carismática senhora do robe cor-de-rosa da Coreia do Norte.

5 - Tirando isso, retive a observação do Costa a propósito da magna questão do possível apoio a Marcelo, caso ele se recandide. Depois de se esquivar, dando uma resposta de circunstância sobre os hábitos do PS, a Judite tentou a sorte de perto, apelando ao bom entendimento entre ambos -- e vai o Costa, macaco de rabo pelado, saíu-se com uma muito boa: que não é por as pessoas se darem bem que forçosamente votam umas nas outras; que ele, por exemplo, não dá por adquirido que o Marcelo vá votar nele nas próximas eleições. 

6 - Para finalizar: ou foi distração minha ou não vi um único pavão a espreitar à janela. Será que os pavões não se pavoneiam à noite? Ou será que receou ficar ofuscado pelo brilho da outra ave, a dita pomba lesa?

------------------------------

E é isto. Nada mais tenho a dizer até porque, para dizer a verdade, só vi um bocado da entrevista. Só espero é que, um dia, algum maluco me contrate para comentadeira televisiva. Quando os outros começassem a dizer coisas inteligentes, eu só me saía com observações deste calibre. Mas ditas com ar superior. Uma pose, por exemplo, à Raquel Varela, misto de bué inteligente e de castigadora. Ou isso ou um ar sofredor de quem vislumbra borrasca no horizonte, como a Helena Garrido. Ou seja, ar de comentadora a sério mas só a dizer parvoíces. Oh pá, adorava.

11 comentários:

Anónimo disse...

A correr, deixo um comentário: não percebo porque raio o Costa tinha de ser entrevistado por dois figurões da Direita. Duas criaturas manhosas, que não sabem conduzir uma entrevista de forma isenta. Costa, como todo o político que exerce as funções de governante, deu respostas redondas. Não gosto deste tipo de entrevistas, normalmente evito-as, mas, desta vez fiquei à espera que algo de interessante, ou diferente, acontecesse. Enganei-me. Mais outra entrevista igual a tantas outras, mais coisa, menos coisa.
Um reparo. Na questão da PGR, Costa não deveria ter-se alongado e, em vez disso, limitado a escudar-se com a decisão do PR. Nunca deveria ter dito mais do que uma ou duas palavras. Disse mais. Não devia. Mas, enfim, lá se aguentou. Esse assunto não deve ser debatido perante jornalistas. Mas, apenas através de comunicações oficiais. Zero confiança á Comunicação Social Se querem confusão, vão bater às sedes do PSD e do CDS.
Quanto ao que uns tanto iluminados e iluminadas pensam, interpretam e divagam sobre a entrevista – o tal painel – mandei-os ao raio que os partisse e desliguei a TV. Era o que me faltava ouvir semelhantes criaturas. E então aquelas! Chiça!
Boa noite!
P.Rufino
PS: ah, a Judite parecia uma Barbie envelhecida! E o Sergio chateia-me. Não tenho pachorra para a pedantice direitista do fulano.

Janita disse...

Pois eu cá, como não suporto o Costa nem com molho de tomate, estive a ver um bocado dos Prós & Contras.Não muito, porque só lá estavam jarretas sem bronzeado nem charme.
Se pensa que se chegou a alguma conclusão acerca do tema mais quente da actualidade, ou seja, sobre quem fazer recair a responsabilidade do célebre aparecimento das armas que levaram sumiço lá de Tancos, pode ir tirando o seu cavalinho da garagem...

Um abraço e uma boa noite.

Monteiro disse...

Pois eu cá não vi nada nem o Costa nem os Prós e Prós. É tudo fétido, bolorento e eu sem paciência e farto desta chatice toda. Entrar nestes comentários é que é uma coisa engraçada porque vão dar a outros sítios como às Minas de São Domingos, às ovelhas às famílias, enfim, algo que respira vida e que dá vida a palavras meio bíblicas como sejam "tosa" e transumância e concordo com o anónimo que o Costa devia ser mais recatado e perceber que o que o querem é enterrar, desacreditar.

Anónimo disse...

A Judite de Sousa é fotocópia da Maria Leal!

Um Jeito Manso disse...

Olá P. Rufino,

Sinto-o irritadiço, sem paciência. Não vale a pena a gente incomodar-se demais. Podemos sempre levar para o lado do humor.

Concordo com muito do que diz mas gosto mais de vê-lo animado, bem disposto. Vá, relax...

Bons passeios pela praia e a ver se, da próxima, o sinto mais zen. Vale...?

Um abraço.

Um Jeito Manso disse...

Ora bolas, Janita... A sério? Não gosta do Costa...? Mas porquê? O homem é um bacano, completamente cool. E inteligentíssimo. Não gosta dele como? Acha-o o quê?

E nem com molho de tomate...? Bolas. Aversão a sério.

Mas experimente vê-lo com outros olhos. Quem o conhece de perto, tira-lhe o chapéu: humor fino, determinação, descontração. Não me diga que gostava do Láparo? Ou da Múmia? Olhe, se for, não me diga para eu ficar na ilusão, ok?

Abraços! :)

Um Jeito Manso disse...

Monteiro, olá!

Mas o que vem a ser isto...? Só me aparecem Leitores mal dispostos...?

Claro que palavras a cheiras a terra, a montanha, a confins dos montes, em buracos na terra, em bichos e gente que se dá bem com as mãos enfiadas na humidade da madrugada ou na névoa da manhã são bem mais interessantes do que as Judites, os Sérfios, as Fátimas e demais protagonistas da cena mediática...

Mas bora lá fazer um big smile, ok? Não gosto de semblantes carregados, ouviu? Se for preciso, beba um medronho fresquinho para ver se me aparece aqui mais bem disposto, ouviu?

Abraço.

Um Jeito Manso disse...

Olá Anónimo/a

É isso mesmo! Eu escrevi pomba lesa a lembrar-me de alguém e não me lembrava de quem. É isso. A célebre e talentosa, a distinta Maria Leal!

Abraço.

Janita disse...

Vou dizer-lhe com toda a honestidade, UJM, porque não gosto do Sr. António Costa, que por obra de um golpe estratégico, é o actual Primeiro.
De principio, entre Costa e Seguro, sempre pendi para ele, embora o não elegesse. Mas, com o passar do tempo o homem desiludiu-me. E mais, discordo dessas qualidades com que o mimoseia. E mais ainda, se o sentido de humor fosse qualidade preponderante e eficaz para se governar bem um País, melhor seria candidatarem-se ao poder, todos os humoristas cá do burgo.
Aquele seu sorriso é de simpatia? Não; é mais um sorriso de circunstância para ficar bem no retrato. Prometeu, prometeu e agora foge com o rabo à seringa? Não gosto, pronto, não gosto!

Quanto à sábia e simpática opinião da UJM, acerca do 'tal' amor eterno; primeiro eu não procuro o amor, nem agora, nem nunca, até porque acredito, convictamente, que o amor não se procura. É ele que nos encontra se isso estiver escrito no nosso destino. Pensei que o tivesse encontrado e por isso casei e tive dois filhos. Enganei-me. Desiludi-me. Deixei de sonhar, ou talvez não. :) Uma aventura fortuita, sim, pode procurar-se e encontra-se de certeza, mas isso é coisa que nunca me interessou. Entretanto...envelheci!

Um abraço! :)

Anónimo disse...

O amor não escolhe idades. Isto a propósito de uma Leitora simpática que disse, "entretanto envelheci". Ainda recentemente uma amiga nossa acabou por ter um romance aos 60 anos, acabados de completar, com um tipo porreiríssimo, de 61. Um excelente cozinheiro, indivíduo culto, bem disposto, boa onda, educado, divertido e foi de...caixão à cova. Ambos divorciados e acabaram nos braços um do outro. Tudo começou por um desafio, da parte dele, sobre cozinhados e uma proposta de ele lhe preparar um apetitoso jantar (e que bela receita!). Resultado, algum tempo depois, estavam nos braços um do outro. Com uma "Lua de Mel"...em Ponte de Lima e terras do Minho. Encantadores lugares! Nunca é tarde para amar! Ela é ainda hoje uma mulher e pêras! Bonita, elegante e muito feminina! Só lhes desejamos as maiores felicidades!
Uma boa e agradável noite!
Por aqui, na Biscaia, temos jantado sob o telheiro, a ver o mar e a ouvir as corujas, enquanto saboreamos um bom vinho e um bom petisco!
P.Rufino

Um Jeito Manso disse...

Olá Janita,

Para ver como as coisas são. Tenho uma visão oposta. Sabe uma coisa? Com o mal que o Passos Coelho estava a fazer ao país, a empobrecê-lo, a afastar os jovens do País, a aumentar o desemprego e etc, se eu estivesse na política, com o que gosto do país, eu faria o mesmo. Sou é comodista. Não me meto nisso. Mas se não fosse, eu faria de tudo para salvar o meu país.

E depois há o lado prático. O PSD e o CDS estavam em minoria. Bandidagem que quisessem fazer, o PS, o BE e o PCP votavam contra. O País ficava ingerível.

Ou porque é que acha que o Cavaco deu posse a este Governo?

Portanto, agradeça é ao Costa. Veja como está o País. O desemprego é metade do que era, o nível de vida das pessoas está cada vez melhor.

E o sorriso dele...? Acredite: é franco. Ele é uma pessoa bem disposta. Creia.

Quanto ao outro tema: ... envelheceu? A fotografia que aparece no seu perfil é de quando nasceram os seus filhos...? Vejo ali uma mulher bonita, jovem, cheia de vida.

Quando escrevi o meu post sobre o Kintsugi pensei em si.

Viva la vida, Janita!