quarta-feira, dezembro 21, 2011

The Iron Lady - Margaret Thatcher por Meryl Streep

 


2 comentários:

patricio branco disse...

estas peliculas são interessantes de ver e uteis para formar a consciencia duma nação.
The queen, the king's speech, the iron lady (não vi ainda). Com bons actores, mostrando um país e a sua história recente.

patricio branco disse...

vi finalmente a pelicula a dama de ferro. Triste,melçancólico, o envelhecimento e a decadencia são isso mesmo. Uma velha senhora calma e doce recordando a sua vida, juventude, o namoro e casamento com dennis, o inicio da carreira politica, as razões porque decide candidatar-se à direcção dos conservadores e como chega assim a primeiro ministro.
A importancia e papel na sua vida do marido, obsessivamente presente nas suas recordações da vida domestica ou publica depois de viuva. Curioso o gosto de dennis pela manteiga nas toreradas. A mentira de tatcher ao medico, não, não tenho alucinações...
A resposta dela a alexander haig para justificar a defensiva das falkland, e vocês americanos não correram a defender hawaii ainda mais distante depois de pearl harbour?
Muitas coisas me escaparam, todas as figuras que aparecem à sua volta têm a sua correspondencia real mas identificá-los só algumas, eden, heath, heseltine, major com seus oculos.
A traição dos seus camaradas de partido, ambiciosos de poder, assim é em todo o lado.
Uma senhora enrugada, envelhecida, viuva, sózinha, vivendo sem especial luxo, imersa nas suas recordações.
Depois de ver a pelicula fiquei a sentir simpatia pela iron lady, afinal viveu para o seu país, para o marido e filhos, fez subir o estatuto da mulher na politica inglesa, consolidou o reino unido na ue mas defendendo sempre a sua autonomia.
Tatcher escreveu como todos os politicos ingleses a suas memórias, a filha tambem escreveu sobre a mãe e muito do filme é baseado no livro da filha, parece.
Impressionante representação e caracterização, gostei, não esperava tanto.