quinta-feira, agosto 11, 2011

'Look at me, Leonard, look at me one last time'

Meus Caros, gostaria de pedir a vossa atenção para o fantástico vídeo da canção 'Because of' de Leonard Cohen que, como sabem os que me costumam visitar, é um senhor por quem nutro uma pouco secreta paixão.

Contudo, faço desde já um statement: essa paixão ainda não me levou a fazer aquilo que ele, o safado, descreve abaixo com tanta ironia.

Reparem na sensualidade da composição, ouçam a voz que, quente, auto-confiante, se diverte com o efeito que provoca na pele das mulheres, reparem no sorriso com que leva a mulher nos braços, num slow cheio de romance. Ah, que charme que este Leonard tem para ir oferecendo por aí, agora que sente que a idade já o torna inimputável.

Para os que não o conhecem de perto, aqui vos deixo uns alinhavos: nasceu no Canadá em 1934, numa família judia de classe média e, mais tarde, mudou-se para os Estados Unidos.

É mais conhecido como autor e intérprete de canções mas é, no entanto, um poeta e novelista conceituado, tendo começado a publicar poesia em 1956 e novela em 1960.

Ou seja, não é daqueles que se tornou escritor depois de ter alcançado alguma notoriedade no show bizz.

Este ano, como já aqui dei conta, ganhou o prémio Príncipe das Astúrias para Literatura.

Viveu 5 anos num mosteiro zen e - é um facto - uma certa aura de misticismo envolve este extraordinário homem. É um sedutor místico e, no que se refere a mulheres, um indiscutível connaisseur.

Como todos aqueles que sabem - e oh como ele sabe - que não há ingrediente mais afrodisíaco do que as palavras, Leonard Cohen tem tido uma vida amorosa preenchida. 

Desconte-se o período de isolamento no retiro zen, e constatamos que a cada década muda de mulher. 

(Nesta noite escaldante o calor está a derreter-me os miolos e, deve ser por isso, está a dar-me para a fofoca, estou com instintos de !Hola!. Ou seja, vamos lá a saber alguns pormenores)

Na década de 70, viveu com a artista Suzanne Elrod com quem teve dois filhos:

Auto-retrato de Suzanne

Na década de 80 viveu com a fotógrafa francesa Dominique Issermann, fotógrafa conceituada no mundo da moda e fotógrafa da Primeira Dama Carla Bruni:


Leonard e Dominique

Chegamos à década de 90 e já o temos com a bela actriz Rebecca de Mornay:
Leonard e Rebecca

Já nos 2000, ei-lo agora com Anjani Thomas, cantora, pianista e compositora nascida em Honolulu:

Leonard e Anjani

Será que vai ficar por aqui? A mim tanto se me dá. Mas a vida de Sir Leonard Cohen prova bem que a vida continua com todo o seu fulgor, ao longo dos anos, assim a gente lhe saiba dar o devido valor, assim a gente saiba continuar a amar a vida, a amar as pessoas, a amar o amor. 

Tomara, pois, que o ex-monge zen Jikan continue a ter inspiração e vigor para continuar a seduzir as mulheres e a ensinar os homens.

(Abaixo do vídeo poderão ver a letra da canção, imperdível).

Enjoy!




Because of a few songs
Wherein I spoke of their mystery,
Women have been
Exceptionally kind
to my old age.
They make a secret place
In their busy lives
And they take me there
They become naked
In their different ways
and they say,
"Look at me, Leonard
Look at me one last time."

Then they bend over the bed
And cover me up
Like a baby that is shivering.
 
 
(Letra de 'Because of', fantástica composição de Leonard Cohen)

Sem comentários: