segunda-feira, dezembro 27, 2010

Homenagem às mulheres que sabem preservar o prazer de viver

A título excepcional coloco aqui uma fotografia de alguém de quem se vê o rosto; faço-o porque a senhora falava com tal alegria com os vizinhos na rua, estava tão bem disposta, tão jovial, que penso que talvez até gostasse se soubesse que aqui a homenageio. Não sei quem é (*). Passei pela rua e não consegui resistir à tentação de a fotografar. O longo cabelo apanhado em 'totós' com dois elásticos azuis a condizer com o roupão, a boa disposição matinal, a energia na lida doméstica, fizeram-me sentir ternura por esta mulher que chegou a esta idade com esta alegria.

Tristeza não paga dívidas e é com ânimo e alegria que melhor se atravessa a vida.

Pendurando a roupa numa fria manhã

Como homenagem às mulheres vigorosas, corajosas, jovens de espírito, aqui deixo também o vídeo (que já tem alguns anos - mas não faz diferença) de outra intrépida mulher que, apesar da idade, se mantém bem viva num mundo competitivo e feroz onde a fama e os media devoram sistematicamente artistas: Cher, a great lady.

Apesar de o título da canção sugerir que seria bom que o tempo voltasse para trás (e não seria...?), o saudosismo não tem sido o lema de vida da Cher. Ela esculpe as ancas, retira gordura da cintura, das coxas, enfim, desbasta onde houver para desbastar, ela sobe as maçãs do rosto, sobe os glúteos, os seios e onde houver matéria descaída, ela aumenta os lábios, apaga rugas - ou seja, refaz-se onde for necessário e sempre que for necessário. E, apesar de ser uma forma não consensual de lidar com o efeito do tempo no corpo, é tão respeitável como qualquer outra e eu, pessoalmente, acho fantástica a entrega à profissão - que é o show business - e a energia que a faz continuar a movimentar-se em palco, cantando, dançando, expondo o corpo com sensualidade e jovialidade.

Exemplos de vida - especialmente para aqueles para quem a vida parece um incurável buraco negro.

  

Cher - If I Could Turn Back Time [Official Music Video] [HQ]

[(*) Se alguém souber que a senhora, por algum motivo, não quer aqui  figurar, peço que me informe que, de imediato, retirarei a fotografia.]

Sem comentários: