quarta-feira, outubro 06, 2010

Andy Warhol, Roy Lichenstein - ou os limites da criatividade, da arte

Onde começam e acabam a arte, a criatividade?



Um dos nomes mais representativos da Pop Art, Andy Warhol criou, nos anos 60, várias imagens produzidas em série a partir de fotografias de celebridades tais como Marilyn Monroe, Elvis Presley, Liz Taylor e Jackie Onassis.

O tão conhecido conjunto de Marilyn's  foi feito após a morte da actriz em 1962. São 50 imagens feitas com base numa fotografia publicitária (do filme Niagara).

A técnica que usava era pintar em cima de uma tela de seda colocada sobre uma projecção de um slide da fotografia que servia de 'modelo'.

Anteriormente as suas pinturas eram feitas a partir de cartoons e de anúncios publicitários.

É do conhecimento público o valor que recentemente um dos seus quadros atingiu: 100 milhões de dólares.

Encontra-se representado em vários museus e existem mesmo dois museus que lhe são dedicados: the Andy Warhol Museum, em Pittsburgh, Pennsylvania que é o maior museu americano dedicado a um único artista e the Andy Warhol Museum of Modern Art, em  Medzilaborce, Eslováquia.

Mais informações no Artsy
 


Lichtenstein, outro dos nomes grandes da Pop Art, começou os seus primeiros trabalhos de 'pintura pop' usando também como base cartoons, usando técnicas que emulavam a aparência comercial. Esta fase prolongou-se até 1965 usando imagens de anúncios e cartazes publicitários.

Recebeu numerosos prémios, condecorações, reconhecimento académico e público e as suas obras podem ser vistas nos grandes museus.
.

Sem comentários: