quinta-feira, junho 29, 2023

Crimes de guerra (sem paz), juventude eterna a toque de vodka, agroflorestação em pequena escala e permacultura

 

Antes de ir comer um belo gelado, vinha no carro a espreitar as novidades e a comentá-las. 

Não vou aqui falar das cavalhadas da dupla de vígaros sanguinários Putin & Prigozhin a que agora se junta o mistério da possível evaporação de Surovikin, outro que tal. É daquelas cegadas cheias de improbabilidades tresloucadas, malta que suja as mãos de sangue e, a seguir, as lambe de gosto, malta que se esfaqueia mutuamente, arrancando os fígados ao que cair primeiro para, a seguir, os comer ou dar a comer ao cão.

Até que sejam todos postos com dono, tenho dificuldade em falar sobre o que quer que seja pois é tudo pior do que se possa pensar. 

Os nossos PZPs continuarão a defendê-los e a achar que a culpa de eles serem os assassinos que são somos nós e que bom, bom mesmo, era baixarmos todos os braços para que eles venham por aí, tripudiando, destruindo, roubando, assassinando, violando a seu bel-prazer.

Uma tristeza pegada. Estão bem uns para os outros.

Portanto, não falando disso, porque não encontro palavras para o fazer nem consigo compreender como o mal tão absoluto pode habitar o corpo de algumas pessoas, desloco-me para outros territórios.

A vida é assim, cheia de carreirinhos. Nuns caminham os grandes males do mundo e noutros vão, a passinho bailarino, as minudências e as rêveries.

Portanto, dizia eu, vinha no carro e, fugindo dos facínoras,  fui andando até chegar a Vera Wang, firme e jovem nos seus 74 anos. Certamente já se esticou várias vezes e já levou botulina por todo o lado. Mas, ainda assim, está bem, bastante bem, não desfigurada, normal. Diz que o segredo é não apanhar sol (presumo que compense com suplemento de vitamina D), é dormir 9 horas por dia (se calhar toma um comprimido para o garantir) e bebe 1 copo de vodka todos os dias. 

Como não me importava nada de parecer tão jovem quanto ela mas não me quero fazer esticar nem injectar nem quero tomar comprimidos para dormir ou para substituir o sol, resta-me o vodka. A ver se amanhã começo a caprichar nos cocktails pré-janta. Quiçá um dia rum, outra dia vodka. Mas com qualquer coisa para aliviar a força do álcool, acho eu. Senão não conseguirei chegar acordada, aqui, a esta hora, para escrever estas irrelevantes little coisinhas.

Tirando isso, ando a ver com muita atenção vídeos sobre micro-quintas e permacultura. Gosto. Qualquer coisa me diz que.

Tenho pena que estes vídeos não estejam legendados em português mas, para quem tenha maiores dificuldades, talvez as imagens falem por si.

The Incredible Benefits of Agroforestry on Small Farms | Introduction to Agroforestry

In this video, we visit James from@TapoNothFarm in Aberdeenshire, Scotland. Tap o' Noth is an incredible 8-acre agroforestry permaculture small farm that integrates crops and animals alongside perennial planting. By using inspiration from how this land would be if left fully to Nature, James and his partner Rosa are using that to their advantage to create a place that not only produces food and fuel, but also makes Nature a core part of their whole operation. 

From watching this video you will learn exactly what Agroforestry is, how it benefits farmers, plenty of examples of types of Agroforestry in action and what is needed to help make this amazing method more common in our food system. Agroforestry is a core element of Regenerative Agriculture. 



Traditional Farm Design vs. Permaculture Design: What's the Difference?

In this video, we explore the differences between traditional farm design and permaculture design on a sample land area. You will see that a permaculture design can be a little complex, but this video explains the most important permaculture design elements and the rationale for their implementation. Let me know if you've got any questions. 

Whether you're a farmer, gardener, or just interested in sustainable agriculture, this video will provide you with a basic understanding of traditional farm design and permaculture design and why they matter. 


Um dia bom
Saúde. Bons ares. Paz.

1 comentário:

Segismundo disse...

Senhora UJM, há cerca de hora e meia, estavam 2 russos na ladeira que dá para a Basílica da Estrela a tentar forçar a entrada prò chafariz que fornece água a Alcântara. O PCP garante que fazem parte de um grande exército que o Sr. Putin enviou para iniciar a invasão de Lisboa. Não confirmo nem desminto. Mas consta que na Baia de Cascais, junto ao molhe sul, está atracado um grande navio, pejado de tropas russas, prontas para atacar Carcavelos e ir ao Casino anexar as bailarinas e levar o dinheiro da roleta. É gente perigosíssima, do piorio. Peço-lhe que se mantenha calma e não tente, de modo algum, opor-se à invasão. Eu próprio já liguei prò 112 e espero conseguir desviá-los pra junto dos currais da Trafaria. Não exaspere, divirta-se. Chauzinho.