domingo, fevereiro 05, 2023

Quando o especialista (seja em que matéria for) ou o poeta ou sei lá o quê não é uma pessoa mas um algoritmo.
ChatGPT - monstro ou preciosa ajuda?

 

Hoje de tarde, tarde quentinha e boa, a família reunida, o meu filho testou o ChatGBT (diz que o usam bastante em contexto profissional) e logicamente fiquei com vontade de também testar. De resto, também tinha visto o Valupi a divertir-se com ele.

Então tenho estado aqui entretida, na conversa com 'ele'. 

E agora mesmo recebi uma mensagem da minha filha que me reencaminhou mensagens de um colega que esteve a 'trocar' ideias com o dito ChatGBT sobre a área profissional deles. É de bradar aos céus.

Copiei os desafios ou perguntas que eu lhe lancei e o que o 'tipo' instantaneamente respondeu ou produziu. Não fui cuidadosa a copiar e, por isso, esteticamente este post vai estar um destino. Estive a ver se conseguia mas daria uma trabalheira... Vai como está e peço que relevem  deselegância do desalinho.

Em itálico e a bold o que escrevi. Abaixo, a resposta dele.

Que zonas de Lisboa vão ficar submersas com a subida das águas até 2030?

Prever exatamente quais zonas de Lisboa ficarão submersas com a subida das águas até 2030 é difícil, pois depende de uma série de fatores, como a taxa de subida do nível do mar, as mudanças climáticas e as medidas que serão tomadas para proteger as áreas costeiras.

No entanto, algumas áreas costeiras de Lisboa, como a Baixa, o Cais do Sodré e os subúrbios de Alcântara e Belem, são consideradas vulneráveis à subida do nível do mar. Além disso, as infraestruturas portuárias e de transporte, como as estações de metro e o aeroporto, também podem ser afetadas pela subida das águas.

Para proteger as zonas costeiras de Lisboa, a cidade está implementando medidas de gestão costeira, como a construção de barreiras contra inundações e o aumento do nível do solo em áreas vulneráveis. No entanto, ainda é necessário monitorar a situação e tomar medidas adicionais se necessário para garantir a segurança das áreas costeiras de Lisboa no futuro.
 
Em que ano se prevê que Portugal fique com falta de água?

Prever exatamente quando Portugal ficará com falta de água é difícil, pois depende de uma série de fatores, como as mudanças climáticas, as práticas de gestão da água e a população crescente. No entanto, Portugal já experimentou situações de escassez de água em certas regiões do país, especialmente durante períodos prolongados de seca.

A gestão da água é uma preocupação importante para Portugal e para outros países do mundo, e é necessário implementar medidas de conservação e gestão da água eficazes para garantir o acesso sustentável à água para as gerações futuras. Além disso, é importante continuar monitorando a situação e tomar medidas adicionais se necessário para garantir a disponibilidade de água no futuro.

Qual a melhor solução para haver água em longos períodos de seca?

As soluções para a escassez de água durante períodos prolongados de seca incluem:

Gestão eficiente da água: É importante monitorar e controlar a utilização da água para garantir que seja usada de forma responsável e sustentável.

Armazenamento de água: A construção de barragens, represas e outras instalações de armazenamento de água pode ajudar a garantir a disponibilidade de água durante períodos prolongados de seca.

Reciclagem e reutilização da água: A reciclagem e a reutilização da água são importantes para reduzir o consumo de água potável e aumentar a disponibilidade de água durante períodos de seca.

Mudanças na agricultura: Adotar práticas agrícolas mais eficientes no uso da água, como a irrigação por gotejamento, pode ajudar a economizar água e melhorar a sustentabilidade das culturas.

Desenvolvimento de fontes alternativas de água: O desenvolvimento de fontes alternativas de água, como a água da chuva, a água subterrânea e a água de poços, pode ajudar a garantir a disponibilidade de água durante períodos de seca.

Estas soluções são complementares e trabalham juntas para garantir que haja água disponível durante períodos prolongados de seca. É importante que as comunidades e os governos trabalhem juntos para implementar medidas eficazes para garantir a disponibilidade de água para as gerações futuras.
Sai um poema português

Aqui está um poema em português, intitulado "Soneto": Como é bela a natureza no seu esplendor, Com flores que enchem o ar de fragrância, Com pássaros que cantam sem hesitação, Com rios que correm sem pressa nem calor. Mas nada é mais belo do que o amor, Que faz o coração bater mais forte, Que traz alegria e brilho ao meu olhar, E me faz sentir que tenho muito mais. A paixão é intensa, é verdade é sincera, Mas o amor é duradouro, é permanente, E me faz acreditar que a vida é pura. Assim, eu escolho o amor como minha preferência, Pois é nele que encontro a verdadeira beleza.


Sai um poema de paixão louca
"Paixão louca"

Tua boca é como o mel, suave e doce, 
Teu corpo é como o fogo, quente e ardente, 
Teus olhos são como o mar, profundos e intensos, 
E eu sou o teu escravo, preso a essa paixão louca.

Não sei mais viver sem te ter a meu lado, 
Minha alma clama por ti, dia e noite, 
Eu sou teu, completamente, corpo e alma, 
E essa paixão louca é minha vida inteira.

Não há nada que eu não faria por ti, 
Não há barreiras que eu não transporia, 
Não há obstáculos que eu não ultrapassaria, 
Porque tu és a minha razão de viver.

Assim, eu entrego-me a essa paixão louca, 
Sem medo de sofrer, sem receio de perder, 
Porque amar-te é a minha mais bela aventura, 
E eu estarei contigo, sempre, para sempre."

Sai um aforismo sobre inteligência e arrogância

"A arrogância obscurece a inteligência, enquanto a humildade a revela.

Sai um poema chato

Não há nada a ser dito Sem expressão, sem cor Tudo é monótono e triste Como a vida sem amor Os dias se arrastam Sem alegria ou diversão Não há riso, nem música Apenas monotonia sem fim Tudo é sem graça e sem sentido Como uma paisagem sem cor Não há beleza, nem magia Apenas tédio e tristeza por todo o lado.

5 comentários:

João Lisboa disse...

https://lishbuna.blogspot.com/2023/02/chatgpt-isnt-great-leap-forward-its.html

ccastanho disse...

UJM

Acrescento mais um :

https://www.youtube.com/watch?v=qKyWRJZnu2o

Um Jeito Manso disse...

Olá João,

É isso.

Uma coisa muito boa, talvez até excessivamente boa, se deixada à solta e ao livre arbítrio de quem a queira usar, pode tornar-se uma arma fatal. E isso pode ser tão mais perigoso quanto não há regulação/legislação que enquadre o seu uso.

Não sabemos (colectivamente falando) os riscos deste terreno que não tarda estaremos todos a pisar.

Uma boa semana, João.

Um Jeito Manso disse...

Olá Ccastanho,

De que foi lembrar-se...:) Gostei de recordar. Um poema extraordinário dito por uma voz única.

Muito obrigada.

Uma semana boa para si, Ccastanho.

Private tutor Lighthouse disse...

Every story you write is just a unique experience. Private tutor near Bethesda Cool Mat.