sexta-feira, dezembro 30, 2022

Alexandra Reis, Pedro Nuno Santos, Hugo Santos Mendes -- o que é que nos CVs deles os qualifica para os cargos que ocuparam*?
[E são meros exemplos. A dúvida é: os demais serão todos deste mesmo calibre...? É que, se são, vou ali e já venho]

 

Os dias andam férteis em notícias. E já sabemos que boa notícia é a má notícia. Saltou a Secretária Alex dos Louboutins, saltou o Pedro Nuno dos aeroportos e vamos ver se fica por aqui. Em cima disso, com os comentadores políticos ao rubro, excitados com o cheiro a sangue, todos convocados para todas as horas em todos os canais, eis que morre o Pelé. E, pimbas, lá têm que saltar também todos os comentadores futebolísticos para todos os canais, a todas as horas. A malta nas redações certamente à nora para ver como encavalitar os alinhamentos.

A seguir morre a Vivienne Westwood e a sorte é que não há assim muitos comentadores de moda ou, pelo menos, não estão devidamente cadastrados para poderem ser requisitados de supetão.

Um dia destes vai ser o Emérito Ratzinger e aí será também o bom e o bonito. A esta hora tudo o que é beato, acólito, sacristão, bispo, teólogo ou simplesmente santinho já deve estar a ser posto de prevenção para saltar à cena mal Sua ex-Santidade descanse a sua alma.

Mas isto para dizer que tanto o falatório que não aguento, salto fora, não ouço nada. O que me agrada é o MasterChef Australia ou pequenas pérolas que apanho por acaso como a que estou a ver agora, Isabel Meirelles: o dragão que fuma. Maravilha. Desconhecia. 93 anos. Mulher fantástica. O conhecimento da minha ignorância avoluma-se de dia para dia.

Contudo a pièce de resistence do post não são estes já-vistos. É outra coisa, é a que se segue.

Ao jantar, o meu marido disse que achava que o Governo fica melhor sem o Pedro Nuno Santos. E eu disse-lhe que penso o mesmo. O meu marido disse que acha que ele joga ao lado e eu acho o mesmo. Pode ter feito uma boa ponte com o PCP e o BE e pode saber 'ser do contra'. Não sei. Dizem que sim. Mas já o vimos ser desleal, tonitruantemente desleal para com colegas, já o vimos dar passos em falso, delirantemente em falso. Por vezes, agiu de forma que, fosse eu a decidir, lhe teria sido fatal. E agora ficamos sem saber se, ocupado como andava com a sua agenda, tudo o que era de ordem 'prática' lhe passava o lado. Ele não sabia, o outro não sabia e agora parece que o único que sabia e não esteve nem aí foi o fofo do Hugo Mendes, futuro ex Secretário de Estado. Ou a mulher do Medina, ex-responsável jurídica da TAP. Ao que parece, o Pedro Nunes sacode para todo o lado. Ele ou outros por ele. Pelos vistos, não sabe cair com elegância.

E nisto tudo o que me dá que pensar é o critério seguido por quem escolhe esta gente. Nas empresas, em que vocação e competência é determinante, os CVs são passados a pente fino, as pessoas são sujeitas a entrevistas, muitas vezes a entrevistas cruzadas, muitas vezes submetidas a situações que simulam a realidade que terão que enfrentar. Pelo contrário, no Governo ou nas empresas tuteladas -- onde a exigência deveria ser redobrada -- dá ideia que tudo o que é bicho-careta entra de carrinho para onde calha.

Fui ver o currículo da dita Alexandra Reis, mais conhecida pela Alex Louboutin da boca aberta ou, alternativamente, Vai-te pentear, oh Alex

Uma engenheira electrotécnica e de telecomunicações com experiência em Compras. Nem mais.

Foi como responsável pelas Compras que entrou para a TAP em 2017. Caiu no goto não sei de quem e daí rapidamente passou para a Comissão Executiva. Contudo, não deu certo: pelos vistos o santo dela não ia à bola com o da presidente. Foi de asa. De asa mas com o bolso a deitar por fora, o dito meio milhão. E eis que, não se percebe bem a que propósito, a garganeira criatura salta, a seguir, para Secretária de Estado do Tesouro. Pasme-se: para o Tesouro. Te-sou-ro.

O que é que na formação académica ou na experiência profissional a capacitava para ser Secretária de Estado do Tesouro? Não faço a mais pálida ideia. Mas não faço eu e, se calhar, não faz ninguém. 

Face a isto, deu-me também  curiosidade em ver o currículo do incensado outsider Pedro Nuno Santos, ex Ministro das Infraestruturas e da Habitação. 

Terá trabalhado na área? Terá conhecimentos que lhe permitam meter no bolso quem queira pôr pé em ramo verde? Infraestruturas? Habitação? Tudo a ver com a sua experiência anterior? 

Qual quê. Nada. Nem pouco mais ou menos. 

Basicamente exerceu funções políticas desde a Jota até aos tempos correntes. Não que ser político seja mau. Imagino que seja sobretudo negociar compromissos, ver como tramar a oposição, ver como encobrir ou desvalorizar os desaires do partido, ouvir as forças vivas e ver como fazer a vontade a uns ou arranjar desculpas para os outros. Tudo bem. 

Mas onde a sensibilidade e o know how para perceber os meandros dos processos que fazem girar as organizações? Onde a mão para enquadrar quem, abaixo, faz mover as engrenagens? Onde o rabo pelado para detectar as chico espertices de quem é batido e rebatido nas manhas e nos meandros destas coisas?

E o Hugo Santos Mendes, aquele para cima de quem agora todas as galinhas atiram as culpas? 

Parece que soube da bolada da Alex da boca aberta mas não somou dois com dois, não percebeu nem a dimensão nem as implicações da coisa. Verdinho, portanto. 

Mas a culpa será mesmo dele? Ou a culpa é de quem o escolheu e de quem aceitou a escolha?

Qual a experiência do verde e fofo Huguinho? Pois, claro, basicamente tem sido político. Isto depois de se formar em Sociologia. Foi assessor ou adjunto deste e daquele. E daí saltou para onde está agora, Secretário de Estado das Infraestruturas. Imagine-se o fofo do Huguinho a enquadrar as grandes empresas do sector... Deve ser uma festa. Gente batida e experiente que apanha huguinhos à mão... Toda a espécie de investimentos para aprovar, toda a espécie de despesas a correr-lhe debaixo do nariz e ele sem ver o rabo do gato escondido, por mais de fora que o rabo esteja. Mas, coitado, onde é que o pobre adquiriu competências para deslindar coisas dessas, em especial as pouco óbvias, onde é que ele se treinou para exigir estudos de rentabilidade feitos com a cabeça e não com os pés, para devolver à procedência dossiers que carecem de blindagem jurídica...? Não estou a ver onde.

Por isso, episódios destes como os da Alex Louboutin devem acontecer todos os dias. Podem ter outro formato ou outros valores mas, de uma maneira ou de outra, com gente aparentemente tão desqualificada para as funções que exerce, tudo pode acontecer.

A chatice é que nestes momentos é bom dar-se um passo atrás, reflectir, parar para pensar. Mas tempo é política é coisa que nunca há. Entre os Rangeis e os Venturas desta vida e os omnipressentes comentadores, todos cacarejam alto e bom som, impedindo uma atitude responsável e ponderada.

E depois, pensando bem, quem em seu pleno juízo se predispõe a largar o seu trabalho para se ir sujeitar a trabalhos forçados no Governo e a ser bisbilhotado até à quinta geração. Claro que só gente dependente da política ou deslumbrados newcomers acham que ir para o Governo é um boa coisa. 

E é em tudo isto que é preciso pensar. Como atrair gente qualificada? Essa é a questão. 

_______________________________________________________________________

O asterisco (*) lá em cima tem a ver com o facto de me parecer previsível que mais consequências venham a existir

______________________________________________

Desejo-vos uma boa sexta-feira

Saúde. Cabeça no lugar. Paz.

11 comentários:

Anónimo disse...

Já agora, que está com a mão na "massa", continue com os outros.
nV

DD disse...

UMJ,
Comungo em tudo o que disse, com a minha idade já não tenho muito a almejar . Lamento do meu profundo "EU",o que esta a acontecer, porque sempre acreditei nas "pessoas" e num futuro mais livre em democracia para os meus netos. E para viver em democracia estamos a algumas gerações de o conseguir. Relembro que já quando os romanos por este ponto da Europa andaram o seu imperador à altura disse : Existe um povo na IBÉRIA ( seria a Lusitânia ) que não governa nem se deixa governar.
DD

aamgvieira disse...

A TAP parece um "ninho de cucos" onde políticos, amigos e famílias vão buscar dinheiro.
O que Salgado fez com o BES parece o mesmo que políticos, amigos e famílias estão a fazer com a TAP.

A Vieira

Anónimo disse...

Se ao menos os 500k fossem para pagar um transfronteiriço mais um par de Louboutins para ir ao ginásio, ainda compreendia ..
( a Meyrelles que ia ao barbeiro parece não dispensar o ípsilon )

Um Jeito Manso disse...

Olá DD,

Ai... não me peça que me meta em tal empreitada... isso requer tempo. Além disso, temo o que possa descobrir...

Um bom 2023!

Um Jeito Manso disse...

Olá Anónimo/a

O comentário acima era para si e não para o DD.

Sorry.

Um Jeito Manso disse...

Agora sim: olá DD,

É isso. Há um lado anarca, politicamente mal definido, displicente, sei lá, na malta. Por um lado malta diz ml de tudo e, por outro, aceita qualquer coisa.

Há tanta gente de qualidade mas, para governantes, parece que só para lá vai quem precisa daquilo.

Mas quem é que em pleno juízo se despede de um bom trabalho para se sujeitar a ter que aturar o que têm que aturar?

Penso que só gente reformada de qualidade é que devia ir para o Governo... O pior é que podem não ter paciência para aturar as Mortáguas desta vida.

Um feliz 2023, DD!

Um Jeito Manso disse...

Olá Alexandre Vieira,

O que eu acho é que a gente nem sabe da missa a metade. O que se deve passar naquela TAP (e talvez noutras empresas de gestão pública) nem a gente deve imaginar.

Um feliz 2023!

Um Jeito Manso disse...

Olá último/a anónimo/a

Os 500K poderiam servir para ela arranjar o cabelo, precisa mesmo, para ela frequentar cursos de ética, parece que também precisa, e, depois, devolver ao erário público o que sobrasse.

A Meirelles é o máximo, gostei imenso de 'conhecê-la'.

Um feliz 2023!

Paula disse...

Gosto da forma como escreve, prezo as suas opiniões e geralmente encontro nelas eco daquilo que eu própria penso, por isso foi com estranheza e desapontamento que li os comentários em tom jocoso relativos à imagem e opções de consumo de outra mulher. Tratam-se de aspetos que em nada relevam para a questão de fundo, focá-los é, no mínimo, deselegante e ir na onda do que de pior se vê em caixas de comentário e redes sociais não era algo que esperasse de si.

Um Jeito Manso disse...

Olá Paula,

O tema dos sapatos de quase 500 euros não seria tema se não se tratasse de uma certa ostentação em quem, tendo estado como administradora de uma empresa intervencionada e a viver à custa de balões de dinheiro público, saiu de lá com uma muito questionável indemnização de meio milhão de euros.

E já nem falo em tudo o que de questionável envolveu essa indemnização nem do questionável que é o CV da senhora para ser a responsável pela pasta do Tesouro. E não falo disso pois a 'culpa' de tudo isso foi de quem aprovou, validou, deixou seguir.

Os sapatos, no post, são um mero apontamento, a modos que um elemento gráfico para ilustrar todo este episódio.

De qualquer forma, agradeço que aqui tenha deixado expressa a sua opinião.

Um feliz 2023!