quinta-feira, dezembro 01, 2022

Três valorosos cidadãos do mundo - corajosos, sonhadores, resistentes, poderosos

 



Parece que não é a primeira vez que acontece. Talvez alguns não tenham sobrevivido. São pessoas como eu. E, no entanto, quantas mil vezes mais destemidos, mais lutadores, mais fortes, mais intrépidos que eu.

Três homens andaram 11 dias em equilíbrio sobre o leme de um enorme cargueiro, rente ao mar. Partiram da Nigéria e foram resgatados ao largo de Las Palmas. [Men survive 11 days on rudder of ship travelling from Nigeria to Canary Islands]

Fugiam de um destino com que não se conformam e sonham com um futuro melhor e, para o atingirem, arriscam a vida de uma forma que me comove muito. 

Quando foram resgatados estavam desidratados e em hipotermia. Não sei como conseguiram sobreviver onze dias apoiados num espaço tão, tão, pequeno, tão, instável, rente à água fria, dobrados. Não sei se tinham o que comer ou beber mas, se o tinham, seria tão pouco. Nem sei como conseguiram descansar, como conseguiram manter a coragem quando as águas se agitavam, quando conseguiram superar o medo quando caía a noite, quando duvidavam se conseguiriam sobreviver até chegarem ao seu destino. 

Nem sei o que imaginam para a sua vida. Clandestinos, sem documentos, como poderão alcançar uma vida segura e feliz? 

Mas há muitos que conseguem e tomara que estes venham a ter uma vida longa e feliz, à medida do que sonham. 

Todos os países, em especial os países envelhecidos e em especial aqueles em que há falta de mão de obra, deveriam acolhê-los de braços abertos, dar-lhes casa, ensinar-lhes línguas ou ofícios ou o que eles queiram estudar, arranjar-lhes documentos, trabalho, ajudá-los a formar família, ajudá-los a construir o caminho para o futuro com que sonharam. 

E deveria ser mandatório fazer-lhes uma estátua em cada cidade para que todos tenhamos sempre bem presente o quanto se arriscam os que vêm de longe almejando uma vida como a nossa, o quanto sofrem para terem aquilo que tantas vezes desprezamos, o quanto todos tanto lhes devemos.

__________________________

Um bom dia feriado
Saúde. Solidariedade. Paz.

2 comentários:

Pôr do sol disse...

Pois se os políticos que se dizem ao serviço do povo e do país passassem por um terço do que estes pobres passam faziam qualquer coisa útil. Isto pelo tlm não sai muito bem. Um beijinho

Um Jeito Manso disse...

Olá Pôr do Sol,

É verdade. Nem precisava de ser um terço, bastaria um centésimo. Já imaginou o que estes pobres arriscam? Eu nem consigo imaginar. O medo que devem ter sentido e, ao mesmo tempo, a força de vontade para conseguirem aguentar tudo, o corpo molhado, o frio, a fome, a sede, a dor nas costas...

Um beijinho, Sol Nascente.