quinta-feira, maio 19, 2022

Coronel Mendes Dias versus Major-General Agostinho Costa

 

É um dos poucos que gosto de ouvir. 

Frequentemente deixa-me a pensar. Fala com entusiasmo, fala com clareza. 

Acho-o inteligente e um bom comunicador.

Em contrapartida não tenho um pingo de paciência para o sonso e enviesado  Major-General Agostinho Costa. Se o apanho, desvio-me. Hoje apanhei-o numa zaragata malévola com a Helena Ferro de Gouveia que estava que não podia, capaz de lhe atirar com um copo de água cabeça abaixo. E percebe-se. Aquele Agostinho fala sempre inclinado para um lado, não fala como um comentador ou estudioso isento, derrapa a cada palavra para desculpabilizar ou louvar a actuação russa. Tira qualquer pessoa de bem do sério. 

E, se do Agostinho eu fujo, ao Mendes Dias eu procuro. Parece experiente e perspicaz. E parece conhecer a arte da guerra. E sabe conjugá-la com a história. E, ainda por cima, sabe falar. E sabe chamar a atenção para as subtilezas destas coisas da informação, contra-informação, diplomacias ocultas, etc. 

Portanto, ele fala e eu paro para o ouvir.

E é isto que tinha para dizer. Está dito.

41 comentários:

Lúcio Ferro disse...

É dos livros que as pessoas fanatizadas fogem de (e vilipendiam) todos os que possam colocar em causa as suas crenças fanáticas e que aderem acriticamente a quem reforça as mesmas. Infelizmente, é o seu caso.

Anónimo disse...

Um mesuras “think tank”

https://aventar.eu/2022/03/07/guerra-na-ucrania-quem-nao-quer-ser-lobo-cronicas-do-rochedo-55/

https://aventar.eu/2022/03/05/o-clube-vaidai/

Anónimo disse...

“ … O objetivo do exército russo não é destruir o país, é atingir os seus objetivos políticos com o mínimo de danos para a parte russa …” e outros devaneios, in:

https://cnnportugal.iol.pt/videos/agostinho-costa-a-russia-esta-a-atacar-os-bispos-as-torres-e-os-cavalos-o-cheque-ao-rei-e-a-ultima-jogada/621f6c400cf21a10a422a03c

ccastanho disse...

Major-General Agostinho Costa. ontem, também me irritou.
Este senhor tem um plano inclinado pró-putin. Para ele, os nazis são maus ( e são, de facto, mas são todos em qualquer lado do planeta), mas só fala dos ucranianos, os nazis de putin, passa ao lado, olha que porra. Em todas as suas aparições televisivas, puxou sempre mais pelo agressor e menorizou as forças ocupadas.
Depois vem com a treta da pretensa imparcialidade de análise no conflito. Uma ova.

Um Jeito Manso disse...

Lúcio,

Fanática, eu? Por achar que o que a Rússia está a fazer é um incompreensível e imperdoável crime de ciclópicas dimensões? Por ter dificuldade em perceber quem defende tamanha barbaridade?

Será?

Um Jeito Manso disse...

Olá Leitor das (des)mesuras,

Pois é, pois é, eles 'andem' aí.

Uns a coberto da Embaixada, outros disseminados por aqui e por ali, uns porque têm as ideias baralhadas, outros porque lhes falta metade do cérebro, outros porque ficaram congelados no tempo, outros porque servem a outros amos -- eles 'andem' aí.

Agora é curioso que alguns órgãos de comunicação social vão recrutar como comentadores estes Valdainhos.

Enfim, não tardará muito a que se perceba melhor como é que a Rússia conseguiu espalhar por aí tantos apoiantes. Aliás, tantos não. Acho que são poucos. São é muito palradores.

Uma noite descansada.

Um Jeito Manso disse...

Olá Leitor/a dos Devaneios

Ele vai ficar a sonhar com amanhãs que cantam mas, cá para mim, vai esperar sentado, sentadinho, sentadinho...

Só não sei como ficará quando Putin e a sua seita desaparecerem de cena.

Uma boa sexta-feira

Um Jeito Manso disse...

Olá CCastanho,

Chega a ser desagradável, é tendencioso, manipulativo, tem um sorriso que me incomoda. Não gosto dele e muito menos do que ele diz. Quando ele está na televisão, acabo sempre por fugir dele.

Gostei de ler o seu incómodo. Revejo-me no que diz.

Uma bela sexta-feira!

Anónimo disse...

Puta velha ressabiada e traidora. Ainda acabas atirada pela janela como o Miguel de Vasconcelos.
O Nazi da associação de ucranianos já pede a cabeça do General Agostinho Costa.
Põe-te a pau enorme monte de merda.Quem te avisa teu amigo é...........

Um Jeito Manso disse...

Anónimo/a pouco recomendável

Não costumo publicar este género de comentários pois não gosto de ter palavreado destes a conspurcar este meu espaço.

Mas, uma vez mais, abro uma excepção para que fique bem patente qual a educação, a moral, a maneira de ser e o linguajar das pessoas que apoiam Putin.

Lamentável.

Maria disse...

Caro anónimo: Que discurso tão impróprio, tão baixo nível é esse que usa?! Acaso não lhe deram educação na escola, na família, na vida?!
Discordar é uma coisa; insultar é outra bem distinta...
Se não gosta do blog, não leia, vá á sua vidinha, pf

Um Jeito Manso disse...

Maria,

Infelizmente comentários deste género têm sido frequentes nos últimos tempos. Muitos não publico pois são demasiado obscenos (muito mais que este) e muito ameaçadores. Não dá para perceber. O que pretendem com isto? Intimidar-me? Mas porquê? Por condenar inequivocamente Putin e os seus apoiantes por esta guerra cruel e absurda?

Hoje publiquei apenas para que fique bem claro como é a índole destas pessoas.

Obrigada pelas suas palavras.

Abraço.

Anónimo disse...

Como é possível? Mendes Dias parece um bronco e fala como um...! Cá em casa gostamos de ouvir o Agostinho Costa, nunca reparei que tentasse "desculpabilizar" a Rússia. Ele explica bem a parte mais estratégica da guerra, de forma neutra e de acordo com um pensamento geo-estratégico militar que parece advir de estudos e não de preconceitos. (sim, não devemos ser "neutros" quanto à posição a tomar perante a guerra, mas obviamente precisamos de gente com conhecimentos militares e geo-estratégicos, que faça mais do que comentar que o Putin é mau, porque até aí todos nós chegamos.)

Anónimo disse...

São os 2 comentadores militares que mais gosto de ou vir e tanto um como outro sabem do que falam major Agostinho Costa, talvez um pouco mais frio a falar do que major Mendes Dias mas ambos acertivos e custa ouvir que a Ucrânia não tira 1 mas temos outro major que esse é completamente o oposto do major Agostinho esse tal a que me refiro consegue ver vitórias da parte da Ucrânia que até os jornalistas da CNN tem que o questionar mais que para tentar ver o que só ele mesmo vê

Anónimo disse...

Ora ai está uma opinião com que eu concordo mas que está a cair numa situação quase ridícula porque ha certos "atores" que o pensamento é
Ou estás comigo ou és comunista ou defensor de Putin.

Anónimo disse...

É um traidor

Anónimo disse...

O bom alguns destes generais que infelizmente sabem tanto mas a única coisa na vida que fizeram foi destruir o exército português pela sua ideologia política que chega ao ponto de serem fans do Putin e das suas doutrinas a mim como simples cidadão português como foi possível ter gente desta infiltrada no exército português e nas instituições NATO se a doutrina deles e da Rússia?? Um autêntico lado negro do exército português que espero um dia alguém escreva sobre este tema

Um Jeito Manso disse...

Olá Último Anónimo

Muito de acordo consigo. É verdade, é estranho haver tanta gente, em lugares de destaque ou lugares sensíveis (como o que refere) que é pró-Putin. Um perigo.

Obrigada pelos seu testemunho. Espero que alguém de direito o leia e investigue o assunto.

Uma boa semana!

Lili Goes Vintage disse...

Uma parte de Portugal é isto...sem nível e educação,onde desrespeitar e agredir todos é o lema...deve ser lindo/a em casa!!!

Anónimo disse...

Ahahahahah! Adoro a apologia de pro-russos. Chegam a criticar tudo o que é americano por inerência, incluindo o próprio armamento que equipa o nosso exército. Traidores.

Anónimo disse...

Fui militar da arma de Artilharia.
Tive formação dada por oficiais que receberam formação em países da Nato
Alguns desses oficiais aposentaram-se atingindo o topo da carreira militar.
Participei em vários exercícios nacionais, baseados nas formações que me foi dada.
Tenho ouvido comentários do Coronel Mendes Dias.....na reserva....totalmente contrários á formação que me foi dada.
Ponho em duvida a sua competência como comentador

Anónimo disse...

Esse agostinho costa é um escroque, motorizado por putim e sua gente. Prupaganda tendênciosa.

Anónimo disse...

Agostinho costa, sem dúvida é um verdadeiro comunista pró Russia.

Anónimo disse...

O major Agostinho costa esse putinista comuna que é contra a NATO e a substância da Ucrânia tomando tendenciosamente a posição do gremelin também deve ser contra a suberania de Portugal, Rússia com ele!!!

Anónimo disse...

Como é que alguém ainda dá voz a este senhor Agostinho costa
O que ele mais pede a Deus é que a Ucrânia perca esta guerra .

Anónimo disse...

Como é possivel que este Sr. Agostinho Costa não entrega a sua reforma a quem precisa e vai viver para a Russia.

Anónimo disse...

Agostinho Costa grande comentador da CNN...analiza os factos com toda isenção fala de tudo que os outros não gostariam de ouvir...avante AC

Anónimo disse...

O general Costa vai contra a manada daí esta não gostar é dos mansos que se deve temer gente sem espinha que vai a favor do vento e sempre com a proteção da manada mansa. Costa foi daqueles que esteve na ex Jugoslávia, conhece a NATO, o que por lá fizeram como braço armado dos Estados Unidos da América, bombardear cidades, matar milhares de pessoas com urânio empobrecido como agora querem repetir na Ucrânia, portanto as suas análises são de quem sabe da guerra, da geopolítica que a fomenta e patrocina. Por tudo isto é considerado um perigoso putinista/ comunista como no tempo do nosso fascismo suave de Salazar e Caetano eram apelidados aqueles que lutaram pela democracia e que nos permite a todos,por enquanto, dizer o que pensamos.

Anónimo disse...

Ó último anónimo : Valha-te Deus!

Anónimo disse...

Oh Agostinho já que és tão admirador do Putin e tão conhecedor da guerra vai para Ucrânia ajudar o teu amigo nas estratégias da guerra porque decididamente seres como tu não fazem cá falta nenhuma

Anónimo disse...

Sinto, que estamos num momento, em que a manipulação imposta, é que prevalece. Hoje estamos do lado dos vencedores, outra vez, sem os mesmo a existirem. Ainda ninguém explicou a guerra existente na Ucrânia desde 2014, ainda ninguém me explicou, como viveu Ucrânia desde que existe, como independente. O ocidente tem problemas graves que não consegue resolver, eu não sou pró Americano, não sou pró Russo, sou contra a desonestidade existente, sou contra aquela máxima,"se não és por mim és contra mim".

Anónimo disse...

Ouvir estes comentários , informa nos mais sobre a desgraça Nacional em caso de sermos atacados.

Anónimo disse...

Claro ! Aqui em Portugal desde o início desta maldita guerra dá a impressão que vivemos , numa

ditadura .Não ,não vivemos.
Vivemos em democracia .
Aqui nãose pode dar uma opnião sem ofender certo ?
Mas aqui ou és de um lado ou és
Comunista .Vejam um pouco mais na imprensa internacional .
Boa tarde e bom fim de semana.

Anónimo disse...

Este gajo é de facto um nojo, só não compreendo porque razão especialmente CNN põe este parvo a comentar. Não tenho muito dinheiro mas para o por Russia arranjo.

Luis Magarreiro disse...

Credo ó Lúcio
Tem juízo e não nos deites areia para os olhos

Anónimo disse...

É bem verdade que há certos “seres” que vieram ao mundo com deficiência cognitiva inexplicável. Gostar dos comentários deste russofono imperialista comunista, mendcapto, que acredita que as vacas vooam é confrangedor. Só as mentes distorcidas podem aturar a verborreia tendenciosa deste “ser” de índole podre.

Anónimo disse...

Concordo plenamente

Anónimo disse...

Porque não vai ele para a Rússia e se naturaliza? Já cá não estava neste mundo, era mobilizado mesmo em cadeira de rodas.

rafeiro disse...

Aqui não se trata de ir para a Russia ou para a Venezuela , quendo se2 diz as verdades nuas e cruas é difícil de escutar o General Gomes Costa é dos poucos que fala as verdades não está ao serviço do seu patrono, há bem pouco tempo disse ele num bombardeamento russo a um local onde diziam que as instalações estavam vazias ele respondeu se estavam vazias porquê tantas ambulâncias e pedidos de sangue, pois estavam lá vários oficiais das secretas e depois informa tudo pim por pim os outros só falam das baixas russas mas nunca das baixas ucranianas,claro os jornalistas se vêm atrapalhados com ele porque ele sabe e ele e o general Carlos mendes são os mais completos sabem mesmo

Carlos Caldeira disse...

Ouvir na TV os militares Agostinho Costa e Carlos Branco deixa-me estarrecido. Eu sou uma pessoa aberta, tenho espírito democrático e aceito que todos temos direito à nossa opinião, mas ao ouvir estes dois majores-generais, claramente - e desavergonhadamente - enfeudados ao discurso da Rússia, pergunto: estes dois militares têm acesso aos relatórios reservados ou secretos da NATO? E alguém consegue garantir que esses dois senhores não vão pespegar esses relatórios às autoridades militares do país que tão desveladamente adoram? Esse real problema estará a ser adequadamente equacionado pelos poderes competentes tanto do nosso país como da NATO?

Anónimo disse...

A desinformação e propaganda é gritante, vivemos um momento Orwelliano.

De forma a contribuir para uma discussão mais informada e menos polarizada deixo-vos aqui um conjunto de autores, jornalistas e analistas de outras paragens, muitos deles pertencentes à corrente de pensamento Realista no que toca à Teoria Geopolítica (vejam os seus currículos, para poderem opinar sobre a sua credibilidade):

Stephen Cohen
Noam Chomsky
John Pilger
Alastair Crooke
John Mersheimer
Jeffrey Sachs
Alexander Mercouris
"The Duran"
Richard Medhurst
Danny Haiphong
Ray McGovern
Douglas McGregor
Larry Johnson
Tony Shaffer
Philip Giraldi
Scott Ritter
Scott Horton
Matthew Hoh
Pepe Escobar

Boa noite e boas discussões informadas!