quarta-feira, abril 24, 2019

Os opostos atraem-se


Novo post no blog de Steve McCurry. Mal me apercebo disso logo vou espreitar, impaciente por descobrir qual é, desta vez, o motivo. É como receber um presente de alguém que sabemos que acerta sempre na escolha.

Há nas suas fotografias o amor das pessoas e o amor do que não é muito óbvio, o pormenor sob a capa da evidência, a ternura do olhar ou de duas mãos que se tocam, a alegria de viver num mundo diverso e colorido, a beleza incomum e intemporal.
[Steve's body of work spans conflicts, vanishing cultures, ancient traditions and contemporary culture alike – yet always retains the human element.]
na Croácia

Desta vez, Steve McCurry escolhe os contrastes e, como sempre, deixa-me com um sorriso seja pelo seu bom humor, seja pela sua ternura.

Escolho, para aqui partilhar convosco, algumas das suas fotografias e as citações que as acompanham.
The joy of juxtaposition is endless.
– Peter B. Lewis

“Creativity is that marvelous capacity to grasp
mutually distinct realities and draw a spark
from their juxtaposition.”
– Max Ernst.

no Afganistão

Não conheço nenhum destes países e embora neles haja certamente paisagens fantásticas (montanhas imponentes, mares que parecem estender-se até ao fim do mundo) ou monumentos maravilhosos,  nunca me senti motivada a ir à aventura para nenhum (talvez com excepção para a Croácia mas, ainda assim, longe de ser a minha primeira prioridade). 

Conheço pessoas que papam todos estes países, atraídos pela distância, pelo exotismo, pela mística. A mim não. Não me sentiria bem em ruas como as que aqui se vêem. Da Índia lembro-me sempre de quando um grupo de colegas lá foi e lhes aconteceu de tudo, desde uns miúdos que atiraram porcaria para os pés deles e depois pediram dinheiro para os limpar até um homem que, sem que nenhum dos meus colegas tenha conseguido impedi-lo, pôs uma cobra ao pescoço de um deles para pedir dinheiro por uma fotografia com a gibóia, deixando-o à beira de uma apoplexia.

Ná. a mim não me apanham numa dessas.

E um outro foi fazer um retiro espiritual para um lugar recôndito no meio da Índia, todo empolgado por ir meditar e fazer silêncio a milhas de casa, e acabou no meio de uma cena turística, mal organizada, mal limpa, com uma comida péssima.

Mas, enfim, lá por isso não deixo de gostar de ver como é a vida por lá. Sobretudo, gosto de ver as fotografias de McCurry.

na Índia

em Myanmar

na Índia

“There is something perfect to be found in the imperfect:
the law keeps balance through the juxtaposition of beauty,
which gains perfection through nurtured imperfection.”
– Dejan Stojanovic

outra vez na Índia

na Tailândia

A totalidade do post pode ser vista no blog de Steve McCurry

______________________________________________________

E já volto para vos mostrar como, porque a ocasião se proporcionou, cometi um abuso dos antigos

______________________________________________________________

1 comentário:

Isabel disse...

São sempre muito interessantes as fotos dele.
Também não me seduzem visitas a esses países. Até gostava de conhecer, mas sou demasiado comodista para me sujeitar a certas coisas. Duma maneira geral não me seduzem as viagens.

Beijinhos:))