sexta-feira, junho 28, 2013

Andrea Pirlo, jogador de futebol no Juventus, considerado um dos melhores jogadores italianos de todos os tempos, produtor de vinhos, conhecido por 'o arquitecto': um homem com muita pinta, um verdadeiro sexy man, essa é que é essa. [E era para vos falar da minha tia mas não consigo; a ver se fica para amanhã]


Como expliquei abaixo, estive em jejum a ver se acabava o jogo de futebol Itália-Espanha.Vá lá saber-se porquê, aqui em casa os jogos de futebol têm que ser vistos com concentração, não se aprecia jantar enquanto se vê o jogo.


Contudo, como a coisa foi para prolongamento, lá se abriu uma condescendente excepção.

Ou seja, jantei enquanto decorria a primeira parte do prolongamento (ou a segunda? ou as duas?). Como a coisa também não se desenvencilhou por ali, voltámos à sala enquanto decorriam os penaltis.

E o que me ficou da parte do jogo que vi?

Andrea Pirlo.



Andrea Pirlo
 nascido em 1979,
joga no Juventus
e é considerado um dos melhores jogadores italianos de sempre




Todo suadão, em esforço, todo ele entregue à luta - chamou-me a atenção. 

A cara não me era estranha. 'Quem é aquele?'. Resposta: 'Já no outro dia perguntaste a mesma coisa. Pirlo. Produz vinhos'.

Bem me queria parecer que não era a primeira vez que o via. Não faço a mínima ideia de quando foi mas é verdade, sou pessoa de gostos constantes. E de fidelidades, como se vê.

Fui agora conferir o seu CV na wikipedia não vá acontecer-me como quando disse que achava o Bruno Alves o máximo. O meu filho olhou-me com ar de censura e perplexidade 'O Bruno Alves?! O maior sarrafeiro!'. Não sabia que o Bruno Alves era um sarrafeiro mas devo confessar que isso ainda o elevou mais (secretamente, claro...) aos meus olhos. E se ele se elevava bem, senhores.



Bruno Alves,
um sarrafeiro com muita pinta e que sempre achei que tinha ar de boa pessoa



E tinha um ar aciganado. E agigantava-se, e ia à luta. Um bravo. Praticamente só via os jogos da selecção para o ver a ele. Agora foi não sei para onde, nunca mais o vi. Os jogos da selecção perderam graça.

Adiante.

Volto ao Andrea. O Andrea tem atitude de senhor. Muita pinta. Estilo. Carisma. 



Andrea Pirlo, pinta dentro e - pelos vistos - fora do campo
(das quatro linhas, diriam os entendidos)


É assim que eu lhes tiro a pinta: basta-me vê-los um bocadinho em campo para perceber se têm presença, se fazem a diferença. Carisma. Já com aquele francês foi a mesma coisa. Como é que ele se chama? Aquele argelino? Já sei, o Zidane. Uma energia e uma focalização extraordinárias. 



Zinedine Zidane: francês mas com sangue argelino

(e a diferença que isso faz...)


Uma pantera em acção. O que eu torcia pela França por causa dele... Depois soube que, num inquérito internacional, as mulheres o elegeram como o homem mais sexy do mundo. Claro. Acho que também jogava bem futebol. Melhor ainda (para ele).

Uma vez desatinou, deu uma cabeçada noutro. Foi um escândalo. Mas eu gostei de ver. Quer dizer: percebo que o desporto não é isso, e tal. Mas aquilo não foi uma questão de desporto, aquilo foi um acesso agudo de testosterona. Desculpei-o, claro está.

Este Andrea também tem um estilo, um garbo... Uma masculinidade, não sei. Muita pinta.



Andrea Pirlo e Deborah Roversi, sua mulher

(havia de ser solteiro com uma pinta destas?)


Li na wikipedia que diziam que ele descende dos Sinti, ciganos. Ele diz que não. Mas tem ar disso. Lá está: gosto dos homens assim, aciganados, ou com uma certa pinta árabe, ar perigoso.

E pronto, não sei dizer mais nada sobre o tema. E, de qualquer forma, é prudente não dizer mesmo mais nada. (O que é que vocês agora vão ficar a pensar de mim...?)

O meu marido é que costuma dizer que as mulheres quando chegam a uma certa idade, ficam malucas. Não desminto mas, para ser sincera, acho que sempre fui assim.

STOP.

////\\\\

[PS: Se quiserem seguir para bingo é descerem um pouco mais, até ao post a seguir a este]

**


Era para vos contar hoje da minha alegria pela minha tia que hoje me disse por telefone que agora estava muito boa, uma boazona

[Mas estou verdadeiramente cheia de sono (tenho-me deitado sempre às 2 e tal e, como me levanto cedo, tenho dormido umas escassíssimas horas; além disso, este calor ainda me espapaça mais; e ando cheia, cheia de trabalho; estou aqui a escrever isto e a ouvir os mails a chegarem ali no meu smartphone e a resistir para não os ir ler e pôr-me a trabalhar).] 

A ver se fica para amanhã pois gosto muito desta minha tia e o que ela tem passado não é coisa pouca. Mas haviam de ouvi-la ou vê-la: sempre animada. Conheci-a quando ela ainda nem namorava o meu tio, já já vão milhares de anos, e era uma jovem alegre e namoradeira. Depois de tantas agruras que tem vivido, continua a mesma jovem, pronta para uma vida longa, cheia de alegria. Até eu, que sou como sou, me impressiono com a força animíca desta minha tia.

**

Convido-vos ainda a irem dar uma espreitadela ao meu Ginjal. Hoje estreia-se por lá um novo Poeta, Nuno Costa Santos e, de mão dada com ele, escrevi um pequeno texto. Escrevi, não: escreveu-se ele sozinho pois estava de olhos quase fechados, já mais a dormir que acordada, nem sei bem como é que a coisa se passou. A seguir há uma música em festa: Gustavo Dudamel dirige a Orquestra Juvenil Simón Bolívar.

**

E fico por aqui antes que caia aqui em cima do teclado e vocês, quando abrirem o Um Jeito Manso, dêem de caras comigo em carne e osso a dormir dentro do vosso computador. Imaginem o susto que apanhavam. 

Tenham, meus Caros Leitores, uma bela sexta feira! 
Posso sugerir-vos que apreciem muito bem cada pequeno instante da vossa vida?

7 comentários:

Anónimo disse...

Acabei por ver o jogo com um dos meus filhos, visto o outro estar a viver fora, actualmente e não gosta de futebol. Pena que os italianos tenham perdido. Mas isto dos penaltis é tramado. Já me cansam os espanhóis. Vá lá, o Nadal foi á vida bem cedo em Wimbledon. Mas, também foi a bela Sharapova. Belíssima, como diria um italiano. Ao menos, perdeu contra a nossa Michelle de Brito. Temos rapariga ali no Ténis Mundial! O tal Pilro (casado com uma bonita mulher) jogou bem, meu filho gosta de o ver jogar. Outro dia vi num canal espanhol uma reportagem sobre o Zidane e de facto o tipo era um jogador espantoso. Ainda me lembro dele contra a nossa selecção, quando foram campeões do Mundo, derrotando por 3-0 o grande Brasil (e a nós antes deles, então com o Figo).
Este seu Post é bem divertido. Interessante de como as mulheres gostam dos homens. A tomar nota! Tenha uma boa noite. Por aqui temos tido, finalmente, dias e noites, sobretudo estas últimas, bem quentes - e sem vento! Até á pouco, de cada vez que regressava, á noite, de passear os cães, parecia o Belzebu, com os cabelos em pé, por causa do vento. Dizia-me, outro dia, uma simpática vizinha, que também tem cães (que, aqui há um ano e coisa, por ocasião de um incêndio com dimensões bem preocupantes, veio de camisa de noite e um casquinho ver a coisa, esquecendo-se que os poucos candeiros públicos aqui existentes, para além das suas funções, de iluminarem as ruas, fazem outras maldades, como a de devassarem o interior das ditas camisas de noite) que eu “até parecia um bicho”. Pudera, com o vento que por aqui ía!
P.Rufino

Anónimo disse...

"Já me cansam os espanhóis."-ouço isso muitas vezes, como também ouço a torcer por eles caso do outro lado esteja o Brasil(bem ou mal fala Português).É o que vai acontecer.

Alice Alfazema disse...

Adorei. É bom saber que não estamos sós, na nossa opinião sobre o futebol e os homens do futebol. O seu marido tem razão, mas as mulheres não ficam malucas, apenas libertam-se e ficam diferentes. Ganham asas! :)

Bom fim de semana.

Um abraço.

Anónimo disse...

Uma final que gostava de ver, no mundial para o ano, seria Brasil-Espanha, com o Brasil a...arrasar, levando o 6º ceptro mundial. Melhor, só Brasil-Portugal e nós a impedir esse ceptro. wishful thinking!
P.Rufino

Mar Arável disse...


... o criador fez esta coisa linda

uma bola redonda

Maria Eduardo disse...

Vi o jogo também á hora do jantar e gostei de ver aqueles lutadores a defenderem a sua dama!... mas ainda gostei mais do seu 'relato futebolístico'... foi tão divertido, fartei-me de rir com as suas revelações, confissões, observações, etc, etc,...
Tem um jeito tão mansinho de nos encantar!!! Obrigada.
Um bom fim de semana.
Um beijinho

jrd disse...

Um Jeito Manso,

Está perdoada, mas essa de comparar o Andrea Pirlo com o Bruno Alves é como falar de um cirurgião e de um magarefe.

bfs