quinta-feira, julho 19, 2012

Sobre o corpo e sobre o desejo num dia de céus em fogo - o erotismo na perfumaria francesa e na poesia portuguesa


                                          (Num autocarro para Campolide. Dia sexual)


                                          Uma mulher de carne azul,
                                          semeadora de luzes e de transes,
                                          atravessou o vidro
                                          e veio, voadora,
                                          sentar-se ao meu colo
                                          na nudez reclinada
                                          dum desdém de espelhos.

                                          (Mas que bom! Ninguém suspeita
                                          que levo uma mulher nua nos joelhos)




                                        Não me peças palavras, nem baladas,
                                        nem expressões, nem alma... Abre-me o seio,
                                        deixa cair as pálpebras pesadas,
                                        e entre os seios me apertes sem receio.

                                        Na tua boca sob a minha, ao meio,
                                        nossas línguas se busquem, desvairadas...
                                        e que os meus flancos nus vibrem no enleio
                                        das tuas pernas ágeis e delgadas.

                                        E em duas bocas uma língua... - unidos,
                                        nós trocaremos beijos e gemidos,
                                        sentindo o nosso sangue misturar-se.

                                        Depois... - abre os teus olhos, minha amada!
                                        Enterra-os bem nos meus; não digas nada...
                                        Deixa a Vida exprimir-se sem disfarce!




                                              Um corpo, certamente. Mas que é um corpo?
                                              Boca, seios, coxas, sexo,
                                              um sorriso, a mão que afaga, voz?
                                              Que trevas, quais trevas,
                                              de esquecer ou ir tão fundo
                                              quando o desprender-se da alma abre
                                              nas portas da luxúria os céus em fogo?




                                   
                                         Ela vem
                                         quando eu cerro as pálpebras pesadas
                                         e apoio a cabeça na escuridão do desejado sono
                                         Vem muito branca muito lenta
                                         Fita-me calada
                                         e muito direita
                                         começa desatando seus cabelos negros
                                         Abre a boca num riso que eu não oiço
                                         deixa cair o seu vestido todo
                                         E enquanto eu olho fascinada o seu ventre coroado de negro
                                         seis homens pequeninos e muito encarquilhados
                                         agarram suas seis tetas
                                         e sugam-lhe os bicos
                                         rosados e rijos de prazer


**

Os poemas são, respectivamente

'De eléctrico' de José Gomes Ferreira
'Soneto de amor' de José Régio
'Céus em fogo' de Adolfo Casais Monteiro
'[Ela vem]' de Ana Hatherly

e também fazem parte de 'Variações sobre um corpo', Antologia de poesia erótica contemporânea, seleção e prefácio de Eugénio de Andrade com desenhos de José Rodrigues.

A música que percorre os perfumes é Casta Diva da Ópera Norma de Bellini.

**

Tenham, meus Caros leitores, uma quinta feira muito animada!



6 comentários:

Isabel disse...

Gostei. O post hoje está muito sensual. Mas bonito.
Um beijinho e continuação das melhoras

Um Jeito Manso disse...

Olá Isabel,

Muito obrigada. Gosto imenso dos anúncios de perfumes franceses, são sempre muito bem feitos, muito bonitos e ontem, ao escolher aqueles, achei que puxavam por poesias como as que escolhi.
Quanto a mim: de dia para dia faço mais progressos e hoje já andei pela casa quase normalmente, embora apoiando-me por vezes. Consegui fazer o jantar todo e, antes, andei a fazer compras (mas com canadianas).

Aos poucos, as coisas vão entrando na normalidade. O médico bem me tinha dito que a recuperação era de cerca de 15 dias e que depois eram ainda mais umas semanitas para as coisas normalizarem a sério (e só amanhã é que faz 2 semanas).

Um beijinho, Isabel.

Isabel disse...

Ainda bem!

Tété disse...

Que bom estar a recuperar bem.
Faz favor de não cometer excessos porque me parece que assim que se apanha melhor, abusa.
Vale mais levar mais um bocadinho do que ter algum retrocesso.
Grande beijinho e get well soon.

Um Jeito Manso disse...

Isabel,

Nem queira saber como as minhas pequenas vitórias me sabem tão bem...!

Um beijinho.

Um Jeito Manso disse...

Olá Teresa-Teté,

Geralmente uso saltos altos e, mesmo em férias, uso saltos de cunha, calçado prático mas sempre com algum salto. Agora, quando ia ao médico, ia de ténis ou sapatilhas de caminhar mas, portanto, calçado pouco apropriado para andar de saia e, sobretudo, pouco fresco. A minha filha disse-me que na Decathlon havia uns sapatos baixinhos, macios, frescos, mesmo bons para as minhas actuais circunstâncias que ainda não comportam saltos altos. Então hoje lá fui. Como não os achava, liguei-lhe para ela os descrever melhor.

Contou-me, à noite, que logo a seguir, lhe ligou o cirurgião que também é amigo dela, a saber como é que eu estava. E ela respondeu-lhe 'acho que deve estar bem porque me ligou agora, andava às compras na Decathlon'. E diz que ele exclamou, assustado: 'Lindo serviço! Amanhã não se vai mexer!'.

Pois bem, para mim ainda não é amanhã (apesar de serem quase 2 da manhã) e, neste momento, enquanto escrevo, estou sentada (com as pernas estendidas) mas acho que ainda me mexo, sim senhor...!

Eu sei que tenho que ir com calma mas os meus progressos animam-me e estava já tão farta e estou tão contente por tudo, por estar melhor, por estar de férias, por estar aqui no campo ... que é claro que não vou continuar de repouso... Com cuidadinho e etc e tal que nem pensar em isto retroceder, cruzes canhoto!, mas estou mesmo é com vontade de não parar quieta.

Mas muito obrigada, mesmo, Teresa-Teté, pelo seu cuidado, vou-me lembrar do seu conselho quando me apetecer andar mais do que a conta.

Um beijinho e um belo dia para si!