domingo, outubro 23, 2011

A doçura do outono in heaven

 
Estou in heaven, o sítio do mundo onde mais gosto de estar. A casa está silenciosa, são quase 2 da manhã e ainda cheira levemente a uma torrada que há pouco torrou demais.

Parece que este domingo o tempo vai mudar mas no sábado ainda esteve calorzinho, um ar tépido, suave. Ainda consegui apanhar a luz da tarde. Era uma luz dourada e tudo estava luminoso, doce. Comi medronhos, vermelhos, doces, passei ao pé dos pinheiros que hoje estavam especialmente perfumados, passeei nestes meus tão familiares caminhos. Eu ia devagarinho, gosto de absorver bem, longamente, este ar, este aroma, gosto de sentir o ar na minha pele, gosto de ver cada pequena flor, agora estão douradas, quase secas, lindas, gosto de ver as árvores que vão crescendo, gosto de ver o sol através delas, gosto de ver como ondulam levemente com a aragem ligeira da tarde. E como vou devagar, de mansinho, os animais só dão pela minha presença quando estou ao pé deles. Um coelho passou mesmo junto a mim, viu-me e desatou a correr. Os pássaros levantam-se apenas à minha passagem e às vezes assustam-me porque se agitam e fazem um barulho imprevisto, um som orgânico, inesperado e então partem a voar, rápidos.

Fotografo estas cores, estas flores, estas árvores. Fotografo-as vezes sem conta mas não me canso. Esta é a minha casa, este é o meu pequeno mundo, é como se eu tivesse nascido de dentro desta terra.

Façam o favor de entrar, venham comigo, welcome to heaven.


Outubro é o mês do fogo e a vinha virgem, claro, está on fire

Vocês podem dizer que é um matagal com um eucalipto em fundo
mas, para mim, é a natureza em toda a sua pujante beleza


Vocês podem dizer que são umas florzecas banais e quase secas
mas, para mim, são qualquer coisa de fabulosamente etéreo, delicado


An heaven with a view
Vocês podem dizer que são pedras, meia dúzia de árvores, umas casitas ao longe
Para mim é melhor que a Toscânia, melhor que tudo o que há de bom

<>

Tenham um bom domingo, meus queridos Amigos.

8 comentários:

Luisa disse...

Não são fotografias são arranjos mimosos florais!
O Outono é lindo porque tem a nostalgia do aconchego maternal e vento para limpar a alma.
Bom Outono para si.
(sabe o que é que eu acho? as mulheres que têm a capacidade de falar/fazer política e se comovem com os dourados outonais, só podem ser umas grandes Mulheres)

Maria disse...

Num Jeito manso, contou o que sente no Outono. Para ser meu, só lhe faltou falar, de uma coisa que adoro no Outono: Pisar as folhas caídas e secas, sentir o restolhar que fazem, apanhar algumas e apertá-las entre os dedos. Cai uma poalha,quase doirada que me encanta.
Lá para as 17 horas, farei um chá e, enrolada no meu cantinho, bebê-lo-hei devagarinho. Quer cá vir? tenho bolinhos também.
Beijinho
Maria

Um Jeito Manso disse...

Olá Luísa,

Que palavras tão queridas as suas.

Muito obrigada!

Hoje, que começou a chover, ainda puxa mais para o aconchego. Bom outono para si também.

Um Jeito Manso disse...

Olá Maria,

Tem razão, também gosto muito das folhas douradas, acobreadas que fazem belos arranjos no chão e que, quando lhes dá o ventinho, rolam fazendo aquele som agradável de pequenos serzinhos a correrem lá fora. Ontem à noite, disse que havia silêncio mas tem toda a razão ao recordar-me isso. De vez em quando ouvia um barulhinho e ficava atenta, a perceber o que era. Mas eram as folhinhas secas a brincarem à apanhada.

Olhe, Maria, estou capaz de aceitar o seu cházinho. Hoje está um tempo que pede mesmo um chá aconchegante.

Já quanto aos bolinhos... eu, que sou gulosa e se os tenho à frente não resisto, ando há anos a ver se começo uma dieta a sério para ver se retomo o meu número anterior, que se alojaram para aqui uns 3 ou 4 quilos que não saem de maneira nenhuma, nem com caminhadas diárias, nem com nada. Acho que só vão sair com fome a sério. Por isso, sou capaz de aparecer para o chá mas, se não se importa, esconda os bolinhos...

Um beijinho e bom outono.

Tété disse...

Também eu sinto o Outono como descreve e até os fetos verdes que se desprendem do tronco da minha palmeira me chamam a atenção com a sua beleza.

Ontem dei um passeio diferente para despedida do morninho sol de Inverno.

Hoje o vento e a chuva batem nos vidros e lembram-nos que o Outono chegou com a força de quem vem atrasado.

Venha a paz e o conforto dos dias de Inverno passados em casa.
Abraços

Um Jeito Manso disse...

Teresa-Teté,

É verdade, hoje o outono está a dar-lhe com força. Ventania, chuva, temperatura baixa mas já fazia falta que aquele calor seco já estava a deixar as terras sequíssimas.

Está agora tempo para um casaquinho, meias, cházinho, o aconchego do sofá.

E eu hoje, com o tempo assim, já me maravilhei a fotografar a chuva nos arbustos, as gotas a escorrerem nas molas da roupa. Só não coloco aqui tudo isso que me encanta porque não quero maçar as pessoas com coisas a que se calhar só eu é que acho graça.

O meu marido passa a vida a dizer 'já tiraste mil fotografias às mesmas coisas'... Só que a questão é que as coisas mudam e essa transformação encanta-me.

Enquanto nos formos encantando com coisas assim não andamos a deprimirmo-nos com coisas piores, não é...?

Um abraço, Teresa-Teté.

ERA UMA VEZ disse...

Olá Jeito Manso

OUTONO MESMO

Hoje sim
cheira a terra de jardim molhada
e o céu
abusa de cinzento
e traz ao pensamento
a verdade das coisas simples

Cansadas de más novas
e más provas
olhemos então a vinha virgem
ruborizada
por ter de se despir
depois faz uma cama de folhagem
antes de partir

No paredão
ficarão estranhos desenhos
arabescos
que em Março Abril
voltarão a florir

e o ciclo da vida se renova
num até breve
num volto já
um pouco de paz então

(também se queimaram as torradas
sobrou-me o chá...)

Um Jeito Manso disse...

Olá Era uma Vez,

Os seus poemas enriquecem os sítios que visita. Adorei estas suas palavras que tão bem captam o espírito do meu outono in heaven, e, afinal, o outono de todas as pessoas que fazem por vivê-lo em paz.

Apetece-me dizer que venha sempre, que deixe por aqui o perfume da sua poesia.

Obrigada.