quinta-feira, outubro 27, 2011

Angela e o seu pet-Sarkozy, as cimeiras non stop em que pouco se resolve, a recapitalização da banca que enerva os banqueiros, o Vítor Gaspar que está cada vez mais lento e, de resto, nada mais que se aproveite

  
Ainda decorre a cimeira e já se anuncia nova cimeira para a semana.

Merkel põe e dispõe, marca e desmarca, impõe interregnos para falar ao eleitorado alemão ou para ir a votos na terra dela e regressa com mais força. Sempre isto. E não passa disto.

Angela e Nicolas, o casal maravilha - ela anda com ele pela trela
como se fosse um pet-nosy-boy

Sarkozy anda a toque de caixa, nem pia, pequenino e ladino a correr atrás dela.

E os outros governantes dos restantes estados membros estão letárgicos, paralisados.

Durão Barroso e Van Rompuy estão sedados ou em hibernação profunda.

Angela, a contabilista luterana nada e criada na ex-Alemanha de Leste, manda e desmanda e, para não parecer que está sozinha, arregimenta o pequeno Nicolas que, querendo reeleger-se em França ali anda num virote, feito gato-sapato dela.

Para já o que se sabe da cimeira que, a esta hora, ainda decorre, deve deixar os 'mercados' de cabeça perdida.

Obrigam-se os bancos a recapitalizar-se, queiram ou não, para conseguirem encaixar o buraco deixado pelo perdão da dívida grega. Mas ainda não se sabe ao certo quanto será esse perdão nem em que condições ocorrerá. Muita gente vai ficar a arder com isto e, por via das dúvidas, os mercados tentam retirar enquanto é tempo e, quando isso acontece, já se sabe: é para a desgraça.

Quanto ao resto, nada. Tudo sempre adiado para a próxima cimeira. Burocratas amorfos, galináceos.

E o resultado é o que se vê, o buraco negro a alastrar, sem fim à vista e novas nuvens pesadas, escuras, a pairar já no horizonte, ainda estas últimas não entraram em vigor - hoje, na cimeira, já se falou que, se Portugal não cumprir as metas, haverá que ditar novas regras de austeridade. E Passos Coelho, com aquele arzinho de marrãozinho impreparado, todo contente.

Uma gente limitada, que não sabe o que são pessoas, apenas números - é o que é. Uma gente destituída que ignora o futuro, como se não houvesse senão presente.



Veja-se o nosso Gaspar hoje na Comissão. Meia hora para cada sílaba, repetitivo, autista, alheado do que é a vida e sem a mínima ideia do que quer que seja para além dos cálculos numéricos em que se enclausurou. Quer endireitar as contas e está certo. Mas não está nem aí para perceber que a forma como o está a fazer mata o doente antes que este consiga curar-se, queima a terra à volta, vende empresas, arruina a economia, destrói tudo, suga até à última gota o dinheiro dos pobres contribuintes, até que já não haja dinheiro, até que já não haja contribuintes.

Por amor da Santa, não há quem nos salve deste pesadelo?


16 comentários:

packard disse...

Pena já não se usarem, como adereço de moda, as bengalas.

Um Jeito Manso disse...

E furava a segurança para lhes dar umas bengaladas...? Gostava de ver...!

(Acho que as bengalas também não são solução...)

ERA UMA VEZ disse...

Cara Jeito manso

Viu por acaso na passada sexta feira no programa de humor Estado de Graça, da RTP, a magistral fotocópia do Ministro Gaspar???

Se não, sugiro que o faça no site da RTP.

Um Jeito Manso disse...

Era uma Vez,

Já lá fui ver. Magistral, tem razão. Um dia destes ainda o ponho aqui. A-que-le Gas-par não con-se-gue ter ne-nhu-ma pon-ti-nha de ve-lo-ci-da-de...

Obrigada!

ERA UMA VEZ disse...

Fico muito contente que tenha gostado!!!
Um dia explico-lhe porquê...
Abraço

Um Jeito Manso disse...

Era uma Vez,

Conte...

Conhece o fabulosamente divertido Manuel Marques? Ele é de Setúbal, não é?

É isso? Conte...

ERA UMA VEZ disse...

Minha querida
Com esse "jeitinho" no pedir, eu conto...embora tenha pensado não o fazer

sim é divertido
sim viveu e estudou em Setúbal
sim é um filho maravilhoso
E SIM
eu sou uma mãe muito FELIZ e orgulhosa.

"PRONTUS, CONSEGUIU!!!!!!!!!!!!!!

Um Jeito Manso disse...

É mãe do Manuel e da Ana Marques? A sério?!

Tem umas netas muito queridas, filhas da Ana Marques? (vi-as num restaurante na Comporta, aqui há uns dois meses)

Mas é isso? Percebi bem?

Deve fartar-se de rir com eles, não é? Imagino a galhofa quando ele começa a imitar a fala à setubalense.

Que engraçado!

ERA UMA VEZ disse...

Claro que percebeu bem.

A Francisca e a Laura são as minhas preciosidades mais pequenas.Filhas da minha Ana

A Inês é a minha "primeira neta" tem quatro anos e é filha do meu Mané.

O mundo é pequeno MESMO.
Bons sonhos!

Um Jeito Manso disse...

Era uma Vez,

Que engraçado que é! E que orgulhosa deve ser dos seus dois filhos, tão talentosos, tão divertidos!

Eu ontem estava tão supreendida que só me lembrei do seu Manel a falar à setubalense (e também já ouvi a sua Ana a fazer o mesmo e é o máximo, imitam mesmo bem a voz que dantes era ali de 'Trróine') mas ele tem números de morrer a rir, capta perfeitamente o espírito dos personagens. Por exemplo, o verdadeiro Jorge Jesus é uma pálida imitação do fantástico Jorge Jesus do seu Manel.

Quando eram pequenos e a vocação já se desenhava, devia ser um divertimento aí em casa.

Parabéns pelos filhos que tem.

E as netinhas tão queridas, tão fofas, tão irrequietas... A sua filha andou o almoço quase todo num virote (apesar da ajudante). Eu estava na mesa mesmo em frente deles e não podia deixar de reparar, lembrando-me logo dos meus.

Um beijinho para si e para os seus meninos todos, grandes e pequenos.

ERA UMA VEZ disse...

olá jeito manso

Foi inesperado e divertido o que se passou ontem.

Claro que tenho orgulho, não pelo facto de serem conhecidos, o que confesso, às vezes me diverte, mas por saber que trabalham exactamente na àrea que desde muito novos escolheram.

E estudaram para isso. Começaram muito cedo.
No caso dela ainda fez 2 anos de sociologia mas a transferência era inevitável. No caso dele, como "nasceu" a desenhar parecia ser esse o caminho...mas desiludiu-se com a Esbal e daí aos vários cursos de teatro foi um pulo.
O curso de design há-se ficar incompleto por uma cadeira.

As imitações começaram cedo, as cantorias também...e pronto aqui estou eu babada...

Creio pelo que leio que também é uma mãe feliz.
Estes são os nossos maiores "poemas"não é?
Desejo-lhe tudo de bom
E agora vou voltar ao meu estatuto de ERA UMA VEZ pronta para os
desafios que a blogosfera provoca em mim.
Para o início do ano talvez tenha o meu blog...
Quem sabe?
Obrigada pelo seu carinho
Ah...hoje esteve uma tarde de jardinagem fabulosa, sabia?E amanhã se estiver sol, vamos comer sardinhas lá para os "lades de trroine"...

Um Jeito Manso disse...

Olá Era uma Vez,

Pois é um facto, sou também uma mãe babada e orgulhosa com os meus meninos e com os meninos dos meninos. Ambos (os filhos) fazem o que gostam (embora os tempos estejam difíceis).

Não têm vida pública o que, de certa forma, os preserva mais (mas isto é o meu lado de mãe-galinha, que acho que se tivesem exposição pública andaria sempre com o credo na boca, não fosse alguém dizer mal deles...).

Quanto ao blogue seu, acho que é um corolário lógico da sua facilidade de escrita. é uma questão de começar. Eu uma noite, sem antes ter pensado nisso, peguei no computador e pus-me a descobrir como se fazia. Ficou feito nessa noite (faz 1 ano e picos) e nunca mais parei.

Eu vou aí no domingo, vou todos os domingos, tenho aí a minha família. De resto, não sinto ligação. Acho que é uma cidade que se deixou degradar, desorganizar, com pouca vida, bocados de passeio em terra, muros derrubados durante anos, quase tudo com aspecto mal cuidado. Gostava tanto dela mas depois desiludi-me, parece que não há brio. Tenho pena porque tem uma beleza natural fantástica.

Um beijinho, Era uma Vez. Pode ser que um dia a gente se cruze por aí, porque, por aqui, nos vamos cruzando.

ERA UMA VEZ disse...

Olá jeito manso!

De facto, o receio das críticas gratuitas ou mal intencionadas é a parte mais complicada, sobretudo quando não sabem do que falam...
É o preço!

Um dia destes vamos beber um chazinho, OK?
Até lá vamo-nos cruzando por aqui.
Bj

Um Jeito Manso disse...

Era uma Vez,

Combinado.

Viu que no outro dia coloquei aqui um video do seu menino? E hoje já o vi na RTP, em grande forma - já me fartei de rir com ele.

Bjs.

ERA UMA VEZ disse...

Só agora consegui aqui voltar.
Ainda bem que gosta do meu menino. Obrigada por ter postado a insólita Kátia...
(parece que teve 500.000 visualizações no Youtube. Diz que anda assustado. Eu acho que é a responsabilidade...)

Tudo de bom para si e para os seus. Grandes e pequenos.

Um Jeito Manso disse...

Era uma Vez,

Mas é uma responsabilidade mesmo, porque a fasquia vai subindo. Ele Faz uma Kátia hilariante, imita-a de uma forma criativa e fantástica.

Só desejo que ele seja sempre muito bem sucedido porque bem merece.