segunda-feira, julho 15, 2019

Podia ser a crónica de um domingo feliz in heaven
mas é, sobretudo, uma conversa mole sobre a força dos acasos





A vida é uma sucessão de acasos e não sabemos que outras vidas poderíamos ter vivido se uma conjunto de acasos não tivesse acontecido como aconteceu.

Desde logo o acaso de termos nascido e depois, a partir do momento em que somos gerados, o acaso de sermos como somos. Ainda este domingo, a casa cheia, e eu a ver como tanta criança, vários irmãos, e nenhum que se pareça com outro, Mesmo os meus filhos. Quem diria que são irmãos? Tão diferentes quer fisicamente quer na maneira de ser. Quem não saiba, não dirá que são filhos da mesma mãe e do mesmo pai.

Ela nasceu porque sim, porque eu disse que se calhar já era boa altura para termos um filho e ele, nessas coisas, não gosta de dizer que não, chegou-se à frente de peito freito e a coisa deu-se de imediato. Nasceu uma menina e quando a vi percebi logo o que o tempo logo se encarregou de confirmar: tinha puxado ao pai. Morena, cabelo preto, olhos bem escuros, alta, corpo bem desenhado.


Mamou até aos treze meses e quando acabou, ou melhor, quando pus fim a esse hábito, pensei: um tempinho de descanso e depois estará na hora de ter outro. Mas aí entrou em cena aquilo que tinha aprendido com a minha amiga médica: se a fecundação se der antes, durante ou depois da ovulação e se o meio uterino for ácido ou básico e se já não me lembro o quê, assim nasce menino ou menina. Já não sei ao certo pelo que não me arrisco a dizer aqui não vá induzir alguém em erro. Portanto, como pensei que, a seguir á menina, tinha graça se fosse um menino, se não me engano entrei numa dieta básica e andei ali a fazer tangentes, tentando perceber qual o dia certo para a coisa se dar. No primeiro mês foi ao lado e fiquei descoroçoada. Nna outra vez tinha sido logo. Não estava preparada para esperas. Pensei: caneco, terá que ser uma pontaria do caraças para ser na mouche e já estava com vontade de desistir daquela macacada das dietas e das pontarias. A minha amiga disse-me: tira as temperaturas basais para perceberes quando é que a temperatura sobe. Mas ela é daquelas pessoas disciplinadas que, quando metia uma na cabeça, não desarmava nem por mais uma. Eu queria outro filho e, assim como assim, que viesse menino. Mas não estava para demorar séculos à espera da sorte. Por isso pensei que, se não desse certo no mês seguinte, não estava para mais tiros ao alvo. A ideia que tenho é que, a comer batatas e bananas e tendo banido laranjas e afins e com a invasão do óvulo a dar-se no momento certo, com um zoidinho à maneira, a coisa se deu logo a seguir e, nove meses depois, nasceu o meu filho. Grandão, apenas uma leve penugem clara na cabeça, olhos quase claros. Não posso dizer que tenha saído à mãe porque faz dois de mim mas, pelo menos fisicamente, talvez haja nele mais de mim do que do pai. Mas sei lá. Na volta não.


Se calhar, se tivesse contiuado a comer laranjas com fartura e se o momento tivesse sido antes e não durante a ovulação, em vez deste meu filho, teria mais outra menina morena. Ou uma morena de olhos verdes. Não se sabe. E quem sabe se fossem outros os meus filhos se teria na mesma a mão cheia de pimentinhas que hoje nos alegram tanto.

E se eu, naquele dia de reunião geral de alunos, com o pavilhão a abarrotar de gente -- eu sentada no parapeito de uma das janelas -- o meu olhar não se tivesse cruzado com o daquele rapaz barbudo, cabelos pelos ombros, ar de guerrilheiro e andar de desportista que estava a entrar, olhando em volta e parando quando me viu, se calhar eu tinha continuado a namorar com quem namorava e, a esta hora, teria não estes meus filhos mas outros, muito diferentes, talvez algum com os olhos em azul-violeta daquele pai. Mas o facto de o dito guerrilheiro ali ter ido naquele dia, naquela hora, foi outro acaso pois andava a estudar numa outra universidade, numa outra cidade e, naquele dia, andando com vontade de regressar a Lisboa, foi lá informar-se e, cheirando-lhe a baderna, imediatamente se sentiu atraído e entrou no pavilhão a abarrotar para espreitar. Acasos.


E se durante o ano que, a seguir, decorreu -- em que praticamente não sabia dele porque, de facto, nada sabia dele nem fazia ideia de como encontrá-lo -- eu tivesse cedido à vontade do meu namorado que queria casar-se comigo e tivesse aceitado que o amor pode ser apenas gostar de ser amada, amizade, admiração, companheirismo, ele artista talentoso, ele poeta, eu a sua musa, uma vida desenhada nessa reciprocidade, talvez eu não estivesse tão desperta para os acasos, para procurar os imprevistos, para andar de cabeça no ar tentando que um golpe de sorte viesse pôr no meu caminho aquele que eu intuía ser o tal, aquele por quem eu viraria as costas a todas as certezas, jogando-me no desconhecido, sem pensar, sem receios.

E pôs. Ia a entrar para um concerto e vi-o. Aquela emoção sobressaltada, aquele turbilhão apaixonado, o coração tresloucado, a cabeça mobilizada para a caçada, eu a predadora pronta a atirar-me à jugular da presa, eu a sentir, com todo o corpo, que não me ia escapar. Sentei-me atrás dele. Deixei-o inquieto. Eu a vê-lo e ele a saber-se observado. Quando acabou, fui com uma amiga, ele não sei com quem. Não sei como consegui ficar sozinha. Mas fiquei. E arranjei pretexto para ir ter com ele. E logo ali ele pediu para me acompanhar. Deixei, apesar de namorar outro. Até hoje.

Há coisas que são mais fortes do que tudo o resto. Acasos que correm bem.


Se não tivesse acontecido aquele dia, teria eu vivido uma outra vida em que, apesar de feliz, durante todo o tempo, andasse à procura que um qualquer acaso voltasse a pôr aquele homem no meu caminho? Ou aquietar-me-ia? Resignar-me-ia eu a ser a eterna musa, o meu corpo descrito e cantado em belos poemas e músicas?

Ninguém poderá sabê-lo.

Vínhamos há pouco para casa. Como sempre, viémos carregados: livros, presentes, o computador, a máquina fotográfica, alguma comida que sobrou, um saco de limões que a minha mãe mandou. Até um melão que me esqueci de servir. Tinha escolhido um que me pareceu bom e, afinal, nem de tal coisa me lembrei. E tinha dito ao meu marido que podia lá ficar, escusava de carregá-lo mas, no meio daquela movimentação, um permanente entra e sai, sempre alguém à procura de qualquer coisa, nem me ouviu e, portanto, ainda foi mais essa. E vínhamos no elevador, já tarde, carregados, cansados e ele disse: e ainda é preciso pôr a máquina a lavar, estender a roupa, agora arrumar isto tudo. Um gajo não descansa. E eu disse que sim e pensei que os anos passam e continuamos a andar nisto, sempre juntos, passando por tanta coisa, a família refazendo-se, tanta gente que já se foi ou cuja vida seguiu outro rumo e tanta gente nova que chegou, alguma da qual com parte do nosso sangue correndo-lhes nas veias.


E agora, a caminho das duas da manhã, no início de uma semana que se adivinha atarefada, ainda aqui estou. Ainda vou ter que ver que fotografias posso aqui colocar de entre as centenas delas que hoje fiz. Vou passar por cima daquelas em que entra gente, vou centrar-me nas árvores e flores.

E nem tive ainda tempo para fazer algumas outras coisas como responder a mails, um dos quais bastante curioso, nem vou ser capaz de responder aos comentários. Que me desculpem. Não sei se na noite que vem conseguirei tempo pois será mais uma noite com programa. Uma avalanche de caranguejos, sabem como é. O meu marido dirá de novo: um gajo não descansa. Pois não. Mas temos o coração cheio e isso é o mais importante.


E lembrei-me de aqui ter 'You are the reason' a abrir e o 'Get here' a fechar pois não há nada como realmente e, tirando isso, pouco mais tenho a acrescentar. Por agora.


________________________________________________

E a todos desejo uma semana feliz, a começar já por esta segunda-feira.

Saúde, sorte, alegria e amor a todos, sejam epicuristas, estóicos ou nem uma coisa nem outra.

1 comentário:

Horticasa disse...

Que linda e simples história de amor...
O amor é assim, aparece e fica para a vida toda.
beijinho Eugénia