segunda-feira, fevereiro 25, 2019

Tu és a única razão


Há amores grandes mas não há amor maior do que o de uma mãe pelos seus filhos. Mesmo que tenha vários filhos, amará cada um como se fosse o único. E, mesmo que os filhos tenham filhos, o amor que se sente por cada um dos mais pequeninos continuará a ser total, único, imenso, incondicional.

No outro dia, disse a um dos meninos: 'Meu amor mais lindo'. Ele, sempre justo, com um ligeiro toque de censura, chamou-me a atenção: 'Mas gostas mais de mim do que dos meus manos...?' Expliquei-lhe que não. Que gosto de cada um de sua maneira mas que é igualmente muito em cada um. Todos são os meus amores mais lindos, todos são os meus amores mais amores do mundo.

E o que noto é que a minha forma de gostar deles não muda com o tempo e com as circunstâncias da vida. Se se atrasam a ligar, se lhes ligo e o telemóvel está sem sinal, se qualquer coisa assim acontece, fico preocupada como ficava preocupada quando eles eram pequenos ou adolescentes. E não é por terem já formado as suas famílias que fico mais despreocupada. E o reverso é também verdade: quando estou com eles, fico na maior alegria. Não há para mim maior felicidade do que estar com os meus amores. E, se os meus pais estão também, ainda mais completa é a alegria. O meu pai já não se apercebe bem da barafunda que lá vai por casa mas para a minha mãe é também uma grande alegria ter a família, que se vai multiplicando, reunida. Ainda hoje lá estivemos  e vejo como a minha mãe rejuvenesce e brilha de alegria vendo como a casa rejubila com os risos das crianças.

Por tudo isto, ouvir o que se passou com o jovem aqui abaixo, imaginar o que a mãe sofreu quando pensou que o ia perder ou quando temeu as lesões com que ficaria -- e vê-los  agora juntos, a cantar com uma sentida emoção, emociona-me também a mim. Cantam muito bem e percebe-se como ambos estão agradecidos. São momentos felizes que sabe bem ver.

Sharon e Brandon sob uma chuva de estrelas

4 comentários:

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Sem dúvida!

Um abraço grande.

Isabel Pires disse...

UJM, diria antes que não há amor maior do que o dos pais pelos seus filhos. Desagrada-me que o homem, o pai, seja tomado frequentemente como uma "peça" menor ou inferior em relação à mãe.



Um Jeito Manso disse...

Francisco, olá,

E dias felizes para si!

Um Jeito Manso disse...

Olá Isabel,

Acho que tem razão. Acredito que sim. Mas falo por mim. Falo do que conheço por dentro, na pele, no coração, nos braços que dão abraços. Do que me conheço, não sei de amor maior e mais incondicional do que o que sinto pelos meus filhos e pelos meus netos. Há outros amores grandes mas de outro género, de outra dimensão, numa outra escala.

Uma boa terça-feira, Isabel.