quinta-feira, janeiro 04, 2018

Marcelo não estava nada à espera disto... o Padre António Teixeira... ? Não...!
Prefaciou-lhe o livro e tudo... e agora uma vergonha destas...? Está em choque, assegura o DN.
O Padre Tó o principal e único suspeito do roubo de arte sacra da paróquia do Santo Condestável...? Não...!


Também eu estou em choque. Nem consigo fechar bem a boca. Palavra. Não é só o ubíquo Prof. Marcelo... Também eu... Também eu...


Não conheço o senhor padre e, diria eu, se o visse em pessoa era logo capaz de lhe tirar a pinta mas, que é lá isso, quem vê caras não vê corações e o Padre pode ter cara de bon vivant que não leva à letra aquela coisa dos mandamentos mas, dentro do peito, bater-lhe um pio coração. Tal como pedia generosidade nas homilias e que não pusessem botões no saquinho das esmolas, provavelmente todo ele é caridade e amor. Todo, todo.


Mas agora isto vem deixar as hóstias confundidas... (hóstias ou hostes?). Paramentos, toalhas, castiçais, uma taça com pedras preciosas, imagens do sec XVIII...? Não se faz. Se não se pode acreditar num padre, vamos acreditar em quem? Leio que Marcelo (que, claro, já se pronunciou!) se mostrou chocado. Então não? É que não é para menos. Uma pessoa ouve uma coisa destas e até se benze.

Mas lembremos aquilo do livro para percebermos melhor a reacção de Marcelo. O nosso amigo (refiro-me a Marcelo, claro), ainda antes de ser o nosso Rei dos Afectos, já andava a distribuir amor. Em 2015, o agora mediático Padre António Teixeira da Paróquia de Carcavelos lançou o seu terceiro livro, um livro que era um best of com mensagens suas na sua página de facebook: “Igreja: um Sonho, uma Paixão” e lá teve a apresentar a sua (certamente louvável) obra, obra que imagino repleta de profundos momentos introspectivos,  aquele que lhe prefaciou a obra: Marcelo, ele-mesmo. E não se poupou nos elogios, o nosso Marcelo. Na sua boca, o Padre Tó era um Papa Francisco avant la lettre. Transcrevo:
Marcelo Rebelo de Sousa afirmou acerca do Padre António Teixeira que “muito antes do Papa Francisco defender que era preciso fazer chegar a mensagem cristã aos que estão mais distantes, mais carenciados, mais explorados e aos mais jovens (…) já o Prior de Carcavelos utilizava as tecnologias mais avançadas para comunicar essa mesma mensagem.” 
Portanto, com tanta devoção pelo senhor Prior, imagine-se a dor de Marcelo ao saber agora que a santa criatura, o inspirador do Papa Francisco, afinal é suspeito de roubar arte sacra da paróquia do Santo Contestável, em Campo de Ourique, e que já está a ser investigado pela Polícia Judiciária sendo o principal e único suspeito...  Não se faz...

Um mundo maluco, um mundo de pernas para o ar, é o que é... Olhem, desculpem mas vou mas é fazer o pino a ver se me alinho com o resto do mundo. Com vossa licença.


.....................................

Mad World


.........................

As fantásticas obras renascentistas que aqui partilho convosco são esculturas que felizmente não estavam na paróquia do Padre Tó e são da autoria do espanhol Gerard Mas

.............................................