quarta-feira, janeiro 30, 2013

António Costa, o senhor que se segue no PS? Espero que sim. É tempo da Política voltar à sociedade portuguesa. Pergunto: António Costa, Rui Rio e Paulo Portas são os senhores que se seguem na política nacional...? Não me pareceria mal. A ver é se António Costa, uma vez mais, não se deixa ficar pregado ao chão.


Só pelo sentido de humor que se lhe conhece, já eu o prefiro a ele. E é convicto, e não é ambíguo, e não se presta a meias-palavras, e é inteligente, e avança de peito feito. E sabe ao que vai e vai por boas causas

Por isso, só espero que avance e que, a seguir, o PS lhe dê o voto para que ele vire a mesa - que esta mesa está mesmo a precisar de ser virada.


António Costa


Além disso, já o disse aqui algumas vezes: a gente deve sempre ver como é que são as mães deles. Geralmente isto aplica-se a outras situações e não a esta mas, assim como assim, se as mães são gente boa, isso já é um bom salvo-conduto. E a mãe de António Costa, Maria Antónia Palla, é uma grande mulher.

Quando no outro dia se falou nas conversetas entre António Costa e Paulo Portas, pensei logo que talvez funcionasse bem. Paulo Portas, quando anda em boas companhias, porta-se bem (veja-se a dupla Paulo Portas/Miguel Esteves Cardoso). 



Paulo Portas e António Costa, dois Políticos
(a maiúscula não é por acaso, apesar de, na maior parte das vezes, eu não estar de acordo com Paulo Portas)



Além disso, teria graça ter a trabalhar juntos dois políticos filhos de mães com personalidades tão marcantes, Maria Antónia Palla e Helena Sacadura Cabral. Capaz de acreditar que fariam uma dupla de sucesso: eles na linha da frente e as mães, na retaguarda a aconselharem-nos e a darem-lhes apoio. 

É claro que os meus Leitores homens devem estar a franzir o sobrolho, oh menina! isto são lá argumentos políticos que se apresentem...? 

Pois é, meus Caros, uma coisa vos digo: a maioria do eleitorado é feminina. E as mulheres são, tendencialmente, muito intuitivas. E a intuição, meus caros, é um short cut da inteligência. E os atalhos nem sempre são facilmente compreensíveis, só o são para quem conhece bem o terreno. Por isso, não tentem racionalizar demais senão perdem-se no caminho. Limitem-se a acreditar no que uma mulher vos diz. As mulheres votarão no António Costa (enquanto torcem o nariz ao ar de sobrinho de tia beata do Tozé Seguro) e aceitarão bem que ele se amigue com Paulo Portas. E, por isso, com esta alternativa no terreno, já Cavaco Silva se sentiria mais confiante para pôr o Passos com dono.

Claro que há também Rui Rio, competente (ah... os senhores da cultura do norte não me vão perdoar esta), honesto, inteligente. Seria também bem vindo a um governo nacional. 

A ver vamos. Enquanto escrevo ainda não consegui perceber se António Costa, uma vez mais, não fica para ali a marcar passo enquanto o Tozé faz beicinho a queixar-se das deslealdades.

*

Bom, este já é o meu quarto post de hoje. Por isso, se estiverem para isso, vão deslizando por aqui abaixo que hoje há para todos os gostos. E agora vou responder aos comentários pois li há pouco um comentário que me fez muita impressão. Por isso, não sei se conseguirei tempo para hoje ir até ao Ginjal. 

*

E despeço-me já por aqui. Tenham, meus Caros, uma bela quarta feira!

15 comentários:

Anónimo disse...

Desilusão. Costa adiou a sua candidatura. Tó Zé falou grosso e ele intimidou-se. Uma pena, esperava-o mais aguerrido. E assim, o país entregue aos 2 “jotas”, Passos e Seguro, não se vê luz ao fundo do túnel.
Receio bem que António Costa tenha, de algum modo, comprometido a sua futura liderança do PS, pois aos olhos de muita gente ficou um recuo e recuos em política não caiem bem.
E se o PS nesse caso avança com o tal Salgado para Lisboa, pior ainda. Quer-me cá parecer que o Passos já está a esfregar as mãos de contente, pois sem oposição vigorosa da parte do PS, quer na liderança, quer em Lisboa, o PSD vai poder continuar a fazer asneiras e a afundar o país – com o apoio solidário do CDS.
Depois disto, apetece-me ir espairecer!
UJM, o que pensa disto, visto que o Post foi escrito antes das hesitações de Costa?
P.Rufino
PS: quanto a Portas, confesso que não lhe vejo uma saída airosa, em próximas eleições. Quem sabe se não virá nova liderança?
Já Rio à frente do PSD era capaz de ser uma boa escolha. Que sacudiria muito escroque que por ali anda.

packard disse...

O António Costa está numa de "deixós poisar". Só prova q é inteligente.

Helena Sacadura Cabral disse...

Ó Jeitinho o que já me ri com este seu post...
É que eu e a Maria Antónia trabalhámos juntas e entendemo-nos bem.
Acresce que era muito amiga do Orlando Costa pai dos dois rebentos Costa!

Helena Sacadura Cabral disse...

Meu caro Rufino
Se você fosse "mãe" a única saída que veria era pela porta. Sair por janelas pode ser perigoso. Mesmo que airoso!
Continuo a rir-me. Não de si. Nem de nós. De mim, que bem mereço!

jrd disse...

Um jeito manso,
Fiquei sem jeito para comentar este poste.

Abraço


ERA UMA VEZ disse...

Olá Jeitinho

Eu também acho que António Costa, com aquele seu ar de bom malandro, é um político matreiro mas decidido.

No entanto e apesar da fragilidade de Seguro, detesto traições e não gosto destes métodos.
A seguir ao Sócrates, quando o actual Governo estava em estado de graça,para o PS o "piqueno" servia muito bem, era para queimar, ou pelo menos para fazer a dolorosa travessia e encaixar em nome do Partido todas as culpas.

Agora, não vá precipitar-se alguma coisa, e as sondagens começam a ser favoráveis é um "chega pra lá"que a malta tem coisa melhor.
E depois, começam a sair da toca, aquelas figuras, ávidas de poder,
de quem francamente não tenho saudades nenhumas.

Considero que este Governo tem como prioridade, acima de qualquer coisa, fazer de nós, um povo mais pobre, menos qualificado, reduzir a classe média a gente que conta eurozitos apesar do esforço que fez para ser alguém. E assim, tornar-nos vulneráveis, sem auto estima,sem direitos, de forma a ser presa fácil para o retrocesso que ambicionam.
E isso dói muito.

Mas não vejo que o PS tenha aprendido nada de bom.
Porque não resolvem as suas diferenças lá dentro do Palácio do Rato?
Há podres que têm de ficar no âmbito da família, acho eu.

Daí que este episódio me deixa triste. Apesar de tudo, gostei de ver o António Costa "adiar" decisões. Mostra bom senso.

Quanto às "coligações"que ensaiou, acredito em Costa+ Portas, não em Rio+Costa+Portas. Personalidades demasiado fortes...

Enfim e mais também não há...
Estamos feitos.



ERA UMA VEZ disse...

Querida Jeitinho

Acabo de conhecer a nossa Helena Oneto através de um vídeo sobre a despedida do Embaixador Seixas da Costa.
Se tiver curiosidade, é só passar pela Casa da Lapa.
Acho que vai gostar.

Um Jeito Manso disse...

Olá P. Rufino,

Para responder à sua questão já escrevi um post. Quer saber o que acho?... Pois também eu... Não sei. Ou é uma jogada e então parece uma coisa muito elaborada ou, então, foi uma cãibra que lhe deu na altura... e foi cair nos braços do beato Tozé.

Acho que Paulo Portas, se não sair do Governo a tempo, corre o risco de sair muito mal deste filme. E sai mal junto do eleitorado e junto do partido. Se sair a tempo, talvez seja útil para fazer uma aliança que garanta estabilidade.

Que pântano este em que o país se afoga...

Um bom dia para si, P. Rufino!

Um Jeito Manso disse...

Olá Helena,

Não me admiro nada que se tenha entendido bem com a Maria Antónia pois, do que vos conheço, dá ideia de serem ambas pão-pão-queijo-queijo. E pessoas assim, directas, pragmáticas, sinceras, costumas entender-se bem. Quanto ao Orlando Costa não tenho ideia mas da forma como ouvi o Ricardo Costa falar do pai, no outro dia, fiquei com a ideia de ter sido um bon-vivant bastante interessante.

PS: Sabe uma coisa, Helena? Estou fartinha desta política entregue a homens. Jogadas, jogadas, falta de sentido prático, parvoíces, calculismos, cobardias. Nem sei o que lhes falta (ou melhor, poderia aqui dar um palpite mas podia parecer mal...). Isto entregue a mulheres era outra louça, não era?

Sempre que há mulheres à frente dos destinos dos países a coisa corre bem melhor. Agora estou a lembrar-me da Dilma que tem mão de ferro (e coração de mel) mas poderia citar muitas mais. Até a Merkel, que é o que é, defende ali os interesses da Alemanha (à maneira dela) mas defende, e traz os governantes de outros países tudo à rédea curta.

Mas, por cá, parece que as mulheres fugiram da política. Não têem paciência para tanta conversa da treta, é o que é. Pelo menos a mim é isso que mais me faz afastar da política, credo.

Um abraço, Helena!

Um Jeito Manso disse...

Olá jrd,

Nem eu. Nem eu sei o que pensar de tudo isto, nem sei já se o que digo faz algum sentido.

Mas num mundo virado do avesso, num país de pernas para o ar, como vou eu pretender ser a única com juízo...?Não vou. Não tenho.

E nem tenho já paciência para levar isto a sério. Tudo isto é a brincar, não é? Estas jogadas, estes encontros, estas fitas, estes arrufos, estes entendimentos... Alguma destas coisas é a sério?

A menos que o momento da verdade esteja guardado para o último acto. A ver é se estamos acordados quando isso acontecer senão acontece e ninguém dá por nada.

Um abraço, jrd!

Um Jeito Manso disse...

Olá Packard!

Um comentário tão minimalista que agora, ao responder, nem o vi. Por isso, aparece agora fora de ordem.

Mas se é minimalista no número de palavras, não o é, nada mesmo, no conteúdo. Claro que pedir-lhe que disserte um pouco mais será pedir demais, não?

É que eu não consigo alcançar onde está a inteligência na atitude dele. Aliás, no post que escrevi sobre o assunto, referi-me a isso. Inteligência? À espera de quê? E o país percebe este calculismo? Irá mostrar reconhecimento se ele resolver avançar mais tarde? Ou vai aparecer como um tipo maquiavélico que anda a cozer o Tozé em lume brando...?

Não sei, não percebo nada disto. E faz com que a paciência para eles me escasseie.

Um abraço, Packard (e gosto de o ver por cá, já sabe disso).

Um Jeito Manso disse...

Olá Erinha,

Eu acho o Seguro um sujeito muito 'fabricado', tudo muito certinho, muito ponderadinho. Falta-lhe chama, rasgo, intuição. Acho que lhe falta energia e a energia faz falta a um primeiro-ministro.

Mas irrita-me que o Costa se esteja a mostrar muito calculista. A menos que tenha bons intuitos mas, então, que a gente o perceba.

Este governo do Passos Coelho é, em minha opinião, o pior de todos, o mais perigoso de todos quantos conheci. Está a destruir o país. Acho também que Portas está a dar cobertura a um governo que só faz porcaria e o país e os seu partido dificilmente perceberão essa opção. Acho que Paulo Portas se deveria demarcar.

O drama é a oposição. Com o PS entregue a um sujeito sem chama e agora envolvido em guerras internas, que alternativa seria isso?

Qualquer dia passo mas é a votar no Jerónimo de Sousa ou no Bloco de Esquerda...:)

Que coisa esta...! Tem razão: estamos feitos!

Um beijinho, Erinha!


PS: Já lá estive a ver. É aquela giraça loura de casaco preto e branco que aparece ali do lado direito, não é? Deve ser bem divertida, está sempre a falar animadamente e a comer e beber que dá gosto. E é mais alta do que eu imaginava. Já tinha visto o filme e nem me tinha ocorrido que aquela podia ser ela. E é mais nova do que eu estava à espera. Obrigada pela dica. Se for mesmo ela, é bem gira e animada.

ERA UMA VEZ disse...

A nossa Oneto é mesmo aquela. Arrisquei nos comentários e ela confirmou.
Parece ter luz própria. Também a julgava mais velha. Visualizei o nosso Tim Tim com a esposa. Mas esse eu já conheço.É uma simpatia-
E agora vou dar mimo à minha garganta e sinusite que se ressentiram de uma jardinagem com " Sol de Inverno"
Diz a Simone que o Sol de Inverno não tem calor. Ai não não tem. Eu que o diga.

Maria Eduardo disse...

Olá UJM,
Penso que o A. Costa ainda nos vai surpreender...O adiamento mostra bom senso, é inteligente e aguarda o momento oportuno, como se costuma dizer, ainda a festa vai na praça...
Um beijinho

Unknown disse...

Fico muito preocupado, (preocupadissimo) quando vejo povinho cego com um politico. Vai correr mal. Pior que os nossos políticos, é o povo. Ignorante. Acreditando num principio básico que só entra na politica quem não tem princípios. Quem os tem não segue politica. António Costa é mais um que só se quer orientar a sim e aos seus. Ponto.