segunda-feira, novembro 03, 2025

Maria João Pires, ainda a descobrir o que vai fazer da vida

 

Com 81 anos, Maria João Pires continua a ter o mesmo ar gaiato e inconformado que sempre lhe conhecemos. Digo inconformado não no sentido de rebelde mas de não acomodado. 

Já viveu várias vidas, já habitou várias casa, já correu mundo e pisou mil palcos, já conheceu os aplausos de todas as plateias, já sentiu todos os reconhecimentos e já recebeu todas as condecorações, já alimentou e concretizou muitos sonhos - e nunca sentiu que tinha atingido o cume a partir do qual apenas lhe restaria contemplar as suas memórias e os feitos.

Agora que o piano já  não tem um papel muito relevante na sua vida, está em fase de recomeço. E é uma maravilha ver como esta mulher ainda tem a mesma disponibilidade para o futuro que uma miúda.

Maria João Pires tem Belgais à venda: “Já não sou pianista”

Confessa que nunca teve o “espírito do pianista que dá concertos, que tem sucessos, muito público e, que viaja muito”. Aos 81 anos, Maria João Pires diz que “não toca muito”. A artista que recebe este sábado, na Gulbenkian, o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva, está preocupada com a “fome de consciência” das crianças.


------------------------------------------------------------------
Dias felizes

Sem comentários: