Por todo o lado onde há grunhos, e há-os em todo o lado, há um, tão ou mais grunho que todos os outros, que se apresenta como o salvador dos grunhos. Anuncia-se como sendo o líder, o grande líder, o que vai salvar os outros dos 'poderosos', o que troça dos que 'têm a mania que são superiores', o que despreza os que falam 'coisas complicadas', o que diz 'as verdades'.
Os grunhos não compreendem nada do que os mais eruditos, os mais informados, os mais cultos e competentes dizem. Por isso, odeiam-nos. Sentem-se inferiores perante os que falam 'caro'. Em contrapartida, percebem tudo o que dizem os grunhocos, os grunhescos, os brutamontes: as palavras grunhescas, as ameaças, as promessa de vingança são fáceis de perceber.
Os grunhos -- gente ressabiada, invejosa, bruta, abestalhada -- vão na conversa dos que se propõem dar cabo dos outros, rebentar com o regime, acabar com isto tudo. Não percebem que, no dia em que o líder dos grunhos tenha poder, os maiores prejudicados serão eles, os grunhocas que o elegeram. Não percebem que os grunhos-chefes, porque são inseguros e trogloditas, para se aguentarem no poder, vão cortar liberdades, vão fazer de tudo para se imporem, são autoritários, incapazes de perceberem a democracia.
E o drama é que, sempre que um grunho vence umas eleições, todos os grunhos, em todo o lado, se sentem inspirados e animados a conseguirem o mesmo. O populismo cresce facilmente. Como ervas daninhas, os populistas vão invadindo o terreno fértil e bondoso da democracia.
O cúmulo dos cúmulos aconteceu com a eleição de Trump.
O descaramento, a vigarice, o comportamento misógino, errático, o narcisismo absoluto, a estupidez, a falta de noção, a patetice, o absurdo... tudo seria razão mais do que suficiente para ninguém ter votado nele. Mas votaram e ele aí está. E supera-se.
Este vídeo é abaixo de tudo o que se poderia imaginar. Vê-se e não se acredita. Parece uma brincadeira, uma palhaçada, uma coisa do além de tão grotesco e parvo e estúpido. Mas é verdade. Ver para crer.
Sem comentários:
Enviar um comentário