domingo, abril 13, 2025

Alô, alô Senhores da Comissão Nacional de Eleições! Isto é legítimo: "Governo pede aos “serviços de recursos humanos” do SNS para trabalharem no fim de semana e processarem aumentos salariais este mês"?

 

Montenegro é um manhoso. Não se pode confiar numa pessoa assim. Hoje, vinha no carro e ouvi-o a explicar-se sobre o facto de ser sido questionado pelo Ministério Público sobre o dinheiro espalhado por várias contas bancárias, supostamente para não ter que as declarar ao Tribunal Constitucional, e, como é seu hábito, encolheu-se para passar de fininho entre os pingos da chuva. Disse ele, com aquela sua vozinha de lampeiro, que sempre preencheu os documentos como lá é solicitado. Claro. Como, com o dinheiro dividido, fica com o saldo abaixo do que é preciso declarar, está tudo 'certo'. É assim que ele age, com espertezas, com habilidades, com meias palavras, meias verdades. E sempre a sorrir, com aquele sorrisinho que enjoa. 

Faz campanha eleitoral ilegítima à descarada -- mas sempre com um estratagema para se desculpar. Foi com o Governo em peso, ministros e secretários de estado, para o Bolhão. Diz o manhoso que foi fazer um conselho de ministros (e as minúsculas são deliberadas). Um conselho de ministros sem agenda e que nem sala teve para se reunir. Julga que somos parvos. E, a seguir, foi -- com a tropa fandanga em peso mais os que o PSD tinha arregimentado mais as câmaras de televisão e os pés de microfone  -- desfilar na Rua de Santa Catarina. 

Perante esta provocação à decência, a CNE não teve nada a dizer. 

Marcelo, essa criatura que cada vez está mais irrelevante e a quem, cada vez mais, a vergonha parece  escoar-se, perante estas indecências não diz nada ou, quando muito, diz, sonsamente, que o Montenegro aproveita para ir somando uns pontinhos. Quando as pessoas não se dão ao respeito até se esquecem de respeitar os outros.

Pontinhos. Muitos pontinhos. Hoje li no Expresso o que transcrevi no título: mais outra manhosice. 

As administrações das 39 unidades locais de saúde e dos três IPO receberam um e-mail do gabinete da secretária de Estado da Gestão da Saúde na tarde de sexta-feira para que as atualizações remuneratórias recentemente aprovadas sejam pagas ainda este mês. Gestores falam em “pressão inaceitável para que os pagamentos sejam feitos antes das eleições” (...)

Será que a CNE também acha isto normal? Vão continuar a andar com o manhoso -- e um descarado e reincidente vendedor de banha da cobra --  do Montenegro ao colo? Pergunto.

14 comentários:

Anónimo disse...

“…é um manhoso não se pode confiar numa pessoa assim… Já no ex-detido 44 poderá continuar a confiar-se até condenação transitada em julgado!

Um Jeito Manso disse...

A ver se a gente se entende. Luís Montenegro, enquanto Primeiro-Ministro tem revelado não respeitar a verdade, não respeitar a inteligência das pessoas, não respeitar a função que exerce. Já mostrou à saciedade que não é de confiança. Prometeu choque fiscal, prometeu resolver o problema da Saúde em 60 dias, etc. Tudo aldrabices. Todo o seu percurso foi uma sucessão de embustes. Ele move-se assim, é a sua maneira de agir. Incompetente e embusteiro.
José Sócrates, enquanto Primeiro-Ministro mostrou ter visão e estratégia para o País, mostrou capacidade de execução. Dinamizou a indústria, dinamizou as fontes de energia alternativa, dinamizou as cidades, dinamizou a economia... Testemunhei isso, quando trabalhava. Vi o que era o seu dinamismo, a sua capacidade de pensar na modernização do País.
A crise financeira interrompeu o percurso do País. O facto de o PSD de braço dado com o PCP e o BE terem chumbado o PEC IV precipitaram o fim, um fim que era escusado.
As desconfianças que surgiram em relação a Sócrates localizam-se no período em que já era um simples cidadão. E vamos ver o que o tribunal decide. Mas, como cidadão, o que cada um faz a mim não me interessa do ponto de vista político.
Não me interessa Sócrates como meu amigo tal como não me interessa Montenegro como meu amigo.
A única perspectiva de análise é a competência sob todos os níveis para ser Primeiro-Ministro. Sócrates teve-a. Montenegro não tem.
Fiz-me entender?

Anónimo disse...

Este Luís Montenegro é um grande manhoso! "Esperteza saloia"! Vergonhoso o comportamento deste homem!

Anónimo disse...

“mercadejar o cargo” é uma das scusações. Sugiro que veja o significado

Anónimo disse...

Sócrates dinamizou e teve capacidade de execução, acho mais que dinamitou o país e executou um plano de poder absoluto, não deixe o seu socialismo lhe toldar a mente.

Um Jeito Manso disse...

Como já disse milhares de vezes nunca me filiei em qualquer partido. O modelo de sociedade em que me revejo é o das sociais democracias desenvolvidas, cultas, inclusivas, humanistas, etc. Nada me prende a qualquer partido. E quando avalio o desempenho de uma pessoa, faço-o na qualidade das funções que desempenha. Sócrates, em conjunto com os demais países da UE, estava a tentar contrariar o 'momento' pré recessivo que se atravessava (a crise financeira mundial que afectou toda a sociedade ocidental e, em especial, as que tinham dívidas soberanas elevadas como a Irlanda, a Itália, a Grécia, Chipre, Portugal) com um 'boost' na economia. Quando o PSD+PCP+BE chumbaram o PEC IV a Merkel, por exemplo, ficou chateadíssima pois era um plano negociado com a Comissão Europeia para evitar o afundanço económico do país, fruto da crise financeira internacional.
Não querer assimilar estes factos, isso sim, releva uma mente toldada pelas narrativas passistas.

Anónimo disse...

“toldada” “toldada” !? e quanto a mercadejar o cargo, não há comentário?

Um Jeito Manso disse...

Fala por enigmas e quer que eu vá atrás, qual osso atrás de um cão? É boa...
E depois há outra coisa. Está a falar de alguém em concreto? Do candidato a presidente da câmara de Braga, genro do gasolineiro que dá dinheiro para o PSD e encomenda estudos ao Montenegro? É isso? Mas se quer que se fale disso ou de qualquer outra coisa em concreto, porque não o faz? Comente aqui e diga o que lhe vai na alma.

Anónimo disse...

Talvez com uma pequena ajuda lá vamos: mercadejar, verbo transitivo que significa negociar em proveito próprio; o, artigo definido masculino singular; cargo, posição ou lugar na hierarquia, ex-detido 44, primeiro ministro entre 2005 e 2011. Ajuda ou é necessário mais?

Um Jeito Manso disse...

Mas ainda isso?! Que fixação. Isso é o quê? Uma secreta pancada por Sócrates? Há mais de uma década e não consegue tirá-lo da cabeça? Não quer consultar apoio psicoterapêutico? E, se não é um fetiche, não quer também avaliar também o comportamento de D. Afonso Henriques? De D. Sancho? Não quer ir ver se descobre pecados ou pecadilhos ou suposições sobre a malta toda que por cá tem passado?
Liberte-se disso... Abra horizontes. Situe-se no tempo presente. Vai ver que vê o mundo com menos teias de aranha.

Anónimo disse...

Se falar de candidatos a presidente de câmaras, aconselho a estudar todos eles, já agora, talvez seja interessante saber dos negócios do António Costa e do Fernando Medina, ambos têm casas muito interessantes pagas com o pouco dinheiro ganho como políticos... Ou o amigo do António afinal não fazia trabalho pro bono

Um Jeito Manso disse...

Refere-se a uma cave? Refere-se a casos com anos e anos e já mais que desmentidos? Casos lançados por contas falsas e já mais que desmascarados? Não me diga que faz parte do grupo de pessoas que papa acefalamente todas as patranhas lançadas nas redes sociais? Não é capaz de se informar antes de voltar a desenterrar patranhas antigas? E não é capaz de se pronunciar sobre as notícias conhecidas e confirmadas sobre o que já se sabe sobre o Montenegro e sobre o Hugo Soares? Porquê? Acha bem? Explique-se. Fale sobre as situações actuais, que estão na ordem do dia, em vez de estar a desenterrar parvoíces que há anos foram mais do que desmontadas e desmentidas.

Anónimo disse...

Já que se fala em Costa, convém não esquecer que enquanto era presidente de Câmara, obviamente em exercício exclusivo, facturava milhares de euros na SIC como comentador na Quadratura do Círculo. Parece que justificou o facto com “direitos de autor”

Um Jeito Manso disse...

Quer falar do Rui Moreira? Do Carlos Carreira? ... E porque é que em vez de andar para aí a dançar sapateado não diz abertamente que acha uma maravilha o que Montenegro tem feito, a forma como age? Defenda abertamente as meias verdades, as habilidades dele. Tenha coragem e faça-o.