Trouxe de casa da minha mãe várias fotografias, cartas e outros documentos que me surpreenderam muito. Desconhecia em absoluto a sua existência. E não me refiro apenas à existência desses objectos mas às próprias pessoas que estão nas fotografias ou que escreveram aquelas cartas ou textos.
Uma fotografia, em particular, desperta a minha curiosidade. Deve ser deveras antiga. Mal se percebe de tal forma está esmaecida. E não sei quem é a pessoa. Presumo que seja alguém da família e alguém muito querido para que a sua fotografia tenha sido guardada de forma a que tenha atravessado os tempos.
Vejo que a fotografia foi feita na Avenida Gomes Pereira, em Benfica. Mas isso não me fornece qualquer pista. Sei que havia família na Morais Soares e no Bairro dos Artistas, conheci algumas dessas primas. Mas foi muito depois desta fotografia pois, quando as visitei e quando visitaram a minha avó, já havia fotografias 'normais', há registo disso. Para os lados de Benfica, desconheço.
Aparentemente é uma mulher já com o cabelo um pouco branco. Será a bisavó que conheci já bem idosa, de cama, sempre a ler, que pedia livros e jornais por não poder estar sem ler? Seria assim quando era mais nova?
Ou é um homem, um homem de semblante fechado? Parece ter buço. Ou aquilo é uma sombra da fotografia? Se é um homem, tem um tronco elegante, diria que até delicado.
Ou será a mulher a quem essa bisavó se referiu no seu caderninho de registos como tendo saído de casa para ir viver com o amante, no início do século passado, mulher essa de quem nunca eu ouvi falar e de cuja existência só soube ao ler aquele relato?
Não sei e creio que nunca saberei pois já morreram todos os que me poderiam elucidar.
Mas tenho pena.
Talvez a Inteligência Artificial pudesse 'trazer vida' às pessoas que constam nas fotografias antigas que agora estão comigo mas, certamente, não será capaz de me dizer quem são, como foi a sua vida. E eu gostava de saber isso.
O vídeo abaixo é impressionante. A mim, pelo menos, impressiona-me bastante. De uma forma muito 'natural' as expressões estáticas, fixadas nas fotografias ou em esculturas, ganham vida. E ganham-na de forma muito credível, mexem-se, sorriem. Olhamos e temos a certeza de que eram mesmo assim. E isso é extraordinário.
Historical Icons Brought Back to Life using AI
Uma boa semana!
Sem comentários:
Enviar um comentário