sexta-feira, junho 07, 2024

Antes que se entre em período de reflexão, se é que isso ainda existe, informo já que, desta vez, não vou votar no PS
[Acho que seria escusado dizer mas, para que não fiquem a pairar quaisquer dúvidas, claro que não é no Chega]

 

Depois de aturada reflexão, achei que tinha que ser consistente nos actos face ao que pensava. Concretizo:

  • Não gosto de ver que algumas das vozes mais relevantes do PS estejam reduzidas a uma injustificada insignificância (ex: Mariana Vieira da Silva, Duarte Cordeiro, Ana Catarina Mendes, etc.), 
  • não gosto de ver a razia que foi feita na lista das Europeias, afastando deputados de reconhecida qualidade e centrando toda a campanha em Marta Temida (não obstante ser uma respeitabilíssima socialista e uma ministra da Saúde a quem muito devemos) e não dando qualquer voz a outras pessoas de igual qualidade, 
  • não gosto da escolha de Alexandra Leitão para líder parlamentar pois é palavrosa para além da conta e tem um pensamento que não descola da Geringonça, 
  • não gosto de ver o PS a pautar a sua actuação política encostado às ideologias do PCP e do BE, tratando a classe média como se fosse uma seita de privilegiados que importa castigar.

Considero que com estas escolhas e estas atitudes, o PS está a fazer uma deficiente oposição a uma AD que é tragicamente incompetente (e saloia e chica-esperta e burra) e a deixar a descoberto a defesa de uma classe média amiga do desenvolvimento, dos valores humanistas, da liberdade, classe média essa que deveria ser acarinhada pois é, e sempre foi e sempre será, o verdadeiro motor da economia. Ao actuar assim, este PS está a deixar espaço para quem o queira ocupar.

Portanto, em coerência com o que penso, nestas eleições vou mandar o PS às urtigas e vou votar num outro partido que me parece civilizado, europeísta, humanista, com ideias arrumadas, sem estar preso a geringonças ou a ideias antiquadas, capaz de pôr o pedal no desenvolvimento inteligente da sociedade. 

Devo dizer que deixei o meu marido estupefacto. E percebo-o. Mas as coisas são como são e eu penso que a inteligência está em sabermos interpretar as circunstâncias, em avaliar alternativas, em avaliar o que melhor se adequa ao que defendemos. Não há escolhas bacteriologicamente puras, não há partidos perfeitos, não há pessoas ideais. Mas é face às condicionantes e aos momentos que vivemos que deveremos equacionar qual a melhor resposta para se alcançar o que parece ser o melhor caminho.

Portanto, num salto quântico que deixou o meu marido em total estado de perplexidade, vou votar em quem nunca votei (nas legislativas, que me lembre, sempre votei PS) e em quem há algum tempo não me passava pela cabeça que viesse a receber o meu voto. Não o faço por impulso ou por uma reacção emotiva: faço-o racional, conscientemente. E, como sempre, decisão tomada, é decisão concretizada. Não volto atrás.

É isto.

14 comentários:

ccastanho disse...

Só lhe peço uma, repito: uma participação importante para o país dos deputados socialistas no parlamento europeu, sabe de alguma? eu não sei, se existiu, os deputados alapados na sua poltrona altamente bem paga em salários e mordomias, não desceram ao povoado manifestar tal feito. Evidentemente que, não são só os do PS, são de todos os partidos representados
no parlamento europeu que é a colónia balnear principescamente bem paga para quem a ele(parlamento) se atira e enche os bolsos.

Quanto aos de esquerda ou de direita no PS, estou-me nas tintas, porque votar no PS, é um modo de estar do lado da democracia que, no meu entender, é o único partido que a preserva apesar de muita imbecilidade que pasta na pastagem do partido. Se há gente de que não gosto no PS? Há montes deles. Mas nos outros, ainda gosto menos, o que ei-de fazer? Encomendá-los ao Oleiro do Redondo dá muito trabalho, e custa muito dinheiro ,e depois não falam, e também são decorativos.

Quanto ao resto já não digo uma palavra a não ser, vejam a entrevista na rtp3 de ontem ao Rui Rio.

Este país é o resultado de um domínio da dupla Marcelo-Costa de permanente conluio e servilismo de Costa a Marcelo apenas e só com o poder em mente e o povo que se lixe.

Era bom que Costa levasse um nega para a europa, na politica, não vale tudo e muito menos sabujice.



Anónimo disse...

Bem me parecia. Não deixa no entanto de ser curioso. Fico com a ideia de que a direita está mortinha por se ver livre de Pedro Nuno Santos. Querem que ele perca as eleições para ver se abana e se conseguem um PS mais mole. Mas há uma parte do PS que quer o mesmo.

Estou convencido todavia de que vai ficar à frente. Não digo ganhar porque isso já foi. Até podem correr com ele, o resultado será igual. 30%, se tanto, e é dia de festa. E à direita o PSD que tenha cuidado. É só olhar para os primos republicanos em França. Já lá vai o tempo do ping-pong psd-ps. Isto agora é uma partouze, um verdadeiro manual do kamasutra.

ccastanho disse...

"Supremo explica que Marcelo não é suspeito no caso das gémeas".

Sem duvida que eu sou um grande burrancas, em matéria de justiça.

Pensava eu (parece que, mal), que o filho, que pede ao pai,(e, "alegadamente" o pai, dá andamento ao pedido do filho) um favor de Estado, para interceder "alegadamente" em beneficio de amigos necessitados de uma determinada coisa importante para a vida de duas crianças, quem em meu entender... o primeiro culpado, seria o detentor do cargo politico que, no magistério da sua "alegada" influência, começou por acionar o mecanismo de resolução possível do problema a que o aludido pedido do filho terá sido feito.

Mas, parece que, quem pede, é constituído arguido. E quem dá "alegadamente" andamento ao pedido, nada tem a ver do ponto de vista da justiça, qualquer culpa no processo, logo, é um elemento estranho e como tal não é suspeito.

E eu com tantas explicações dos sabichões nas televisões sobre tantos casos de justiça, pensava eu, que já sabia alguma coisa, mas não, não sei, e não passo de um enormíssimo ignorante, nesta e noutras matérias .

Já agora, por engano, disse que a entrevista ao Rui Rio era na 3 mas não é, é na CNN de ontem.

Célia disse...

Sempre votei em todas as eleições no Ps, inclusive desempenhei funções autárquicas, mas agora não. Há uma figura com a qual sempre embirrei: o atual Presidente do PS, o carudo e cagão, desculpe, Carlos César! O homem mal abre a boca e já está a tramar o Partido.

Anónimo disse...

Boa tarde. Quando estamos zangados, desiludidos e irritados, nunca tomamos boas decisoes. Isto aplica-se à vida em geral. Concordo consigo, mas calma. O PS, ha-de reencontrar-se. Votar em qualquer um, nao condiz consigo. Bom fim de semana.

ccastanho disse...

Eu costumo dizer que o PS, é como uma rotunda onde todos entramos e saímos sem dar cavaco a ninguém.
O que distingue esta rotunda das demais, é a liberdade de critica a nós próprios que não existe em mais nenhuma rotunda politica. E isso, é demasiadamente bom!, e saudavelmente democrático, que não me atrevo a meter os cornos ao PS.

E a UJM está com tretas, mas na hora da cruz, a racionalidade funciona e só há um quadrado para onde a esferográfica tem tendência de hábito.

Deixem-se de merdas que o PS está sempre reencontrado com a democracia seja quem for que o dirija...os democratas cá estão para nele votar, porra.

Anónimo disse...

Viva o PS o PNS a MT e todos os que se tem estafado nestas eleições para colocar Portugal nos eixos donde foi empurrado para fora pelo pateta e o seu gangue dos luizinhos tudo familia da menina pipi.

Anónimo disse...

So, let me guess, o votinho da Jeitinho vai para a, adivinhem? A IL, sim, a Iniciativa Liberal ! Gosta muito do PS, mas um PS-(Neo)Liberal. O Cotrim, “bem parecido” (como acha), convenceu aqui a Jeitinho.

Anónimo disse...

UJM, agarra juízo.
o zelenski anda a dar-te a volta à cabeça!

Anónimo disse...

E já somos muitos! Também votarei nesse partido "civilizado, europeista, humanista", livre de "geringonças ou ideias antiquadas..."
E penso que esta é uma forma de contribuir para o "desenvolvimento inteligente da sociedade."
(Sou leitor assíduo do seu blogue, porque aprecio os seus pensamentos e reflexões e o seu modo de estar na vida.)

Anónimo disse...

Com o devido respeito, a UJM é como as Zebras, esses “animais maravilhosos e indomáveis. Têm listras particulares que podem salvá-las de muitos perigos. São magníficas e devem orgulhar-se disso." (Jeanne Siaud-Facchin).

Pois eu voto por exclusão. Sobraram-me dois, o PS e outro.
Vou votar PS porque o outro não tem historial suficiente para me tranquilizar.

ccastanho disse...

Ao Anónimo do: "So, let me guess".
É obvio.
Já há um bom par de dias a inclinação era notória. "O esquerdismo era só para disfarçar".

ccastanho disse...


Para uma profunda reflexão
https://www.youtube.com/watch?v=IJ3rjiT6q4c

Anónimo disse...

A sério?! O “betão” empreendedor do colégio alemão que com tudo o que teve afinal, afinal, só consegue empreender na política, com os trocos do contribuinte? E desde quando o discurso dele tem alguma correspondência com a realidade= verdade?! Oh, por favor. Só o facto do invejoso, ressabiado, dizer que não apoia o Costa, esclarece dtudo sobre ele- querem ver que era melhor mandar para a Europa o “influencer” mal formado que andou a filmar com a malta da IL no Parlamento?! Que bom para os meninos da IL q agiram vão poder andar a brincar no PÉ, é que a Democracia está a dar cabo deles e já não conseguem todos os tachos na suposta privada em Portugal/Europa. Isto de terem de ir para o Dubai ou “states” já não tem assim tanta piada. E ainda gosto mais das lições de moral e da arrogância disfarçada com que fazem juízos sobre quem é muito melhor do que eles (na prática e ideologicamente). Mandem o Rui Moreira tb para o PE. Tem o mesmo pedigree e o mesmo dedinho crítico para os outros. Portanto, fazendo na vida o mínimo- com o “máximo” que tiveram, andam convencidos que estão cheios de mérito. Está tudo maluco. Eles querem simplesmente ter o protagonismo e o poder, porque foi o que lhes disseram que lhes pertence desde o “berço” da deformação.