sexta-feira, abril 21, 2023

Será que o que os faz a eles viverem melhor também se nos aplica?

 


Lidei profissionalmente com japoneses e confesso que não adorei. 

Claro que não se podem fazer generalizações. Não posso pensar que são todos como aqueles com quem me relacionei. Mas como são os que conheço, vou falar deles.

Para já eram ultra picuinhas. Tudo era analisado ao milímetro, tudo era esmiuçado até ao limite da nossa paciência, pelo menos da minha. Frequentemente tinha vontade de dar um basta pois nem percebia para que era aquela necessidade deles de perceberem cada ínfimo pormenor.

Eram muito simpáticos mas, para o meu gosto, um pouco demais. Começavam a dar apertos de mão e ficavam naquilo durante não sei quanto tempo, as mãos para cima e para baixo, a cabeça baixa, a sorrir. Não sou disso, tinha que fazer um esforço para me manter também sorridente, com a minha mão não sei quanto tempo no meio de uma mão alheia.

E já contei: a meio da negociação punham-se a falar japonês entre eles e eu e os outros portugueses que esperássemos. Ficava incomodada e mal disposta e mostrava a minha impaciência, mas eles nem aí.

E uma das piores, creio que também já aqui falada: imaginem uma reunião determinante e uma mesa cheia de gente. Tudo previamente acordado. Eles próprios, nos preparativos prévios, diziam quem queriam conhecer. Uma mesa cheia. E, para início de conversa, no início da reunião, tudo cheio de etiquetas, oferecem-me um presente, por sinal um lenço de seda pura, lindíssimo. Ainda o tenho, é uma maravilha. Mas imagine-se. Vamos começar a reunião e eles, com pompa e circunstância, aprontam uma destas. 

Tenho ideia que também tínhamos qualquer coisa para lhes oferecer mas não ali, à frente de toda a gente, em plena reunião e, sobretudo, nunca um presente apenas para um, deixando os outros a olhar. 

Porque o pior ainda foi isso: um presente para mim e nada para quem me acompanhava. Ainda por cima não era coisa que eu pudesse dividir com os outros. Ou seja, para mim, aquilo foi um gesto indelicado pois penso que ou se oferece a todos ou não se oferece a ninguém. Portanto, senti-me mesmo mal. Mas pior ainda que isso: com eles a sorrirem para mim, a escrutinarem a minha reacção, tive que agradecer e sorrir e sorrir e sorrir.

Depois queriam visitar tudo (tudo previamente combinado ao detalhe, claro) e lá andámos com eles. E faziam questão de ficar em fotografias comigo, todos sorridentes. 

Havia depois o jantar mas eu não apenas detestava jantares de serviço como já não aguentava tanta simpatia e tanto sorriso. Foi a que era o meu braço direito mais um de um outro departamento. Contou ela que veio de lá estafada. Imagino.

E a simpatia chegou ao ponto de quererem dar o meu nome a um produto que iam lançar, coisa que, na altura, me pareceu até quase infantil. Claro que achei uma certa graça mas já na altura pensei que era o tipo de coisas que só ocorriam a japoneses. Lidei com tanta gente de tantos países e simpatias deste tipo só mesmo com eles.

Note-se que, no que digo, não há crítica negativa mas apenas o reconhecimento de que a questão cultural é relevante quando se avaliam hábitos ou ideias de gentes de outras geografias, sobretudo de culturas milenares. Pode não nos fazer sentido mas não devemos rejeitar liminarmente pois o que acontece é que vivemos em comprimentos de onda diferentes.

Por circunstâncias diversas, algumas já aqui referidas, os meus dias agora têm ainda menos tempos livres do que antes. Por isso, durante o dia não vejo televisão nem sei de notícias, muito menos intrigas ou fofocas. Mas gosto de espreitar os vídeos que o YouTube tem para me mostrar. 

Hoje apareceu-me o vídeo abaixo. Fui ver com alguma curiosidade. Logo o primeiro hábito me pareceu uma certa bizarria. Nem sei qual a credibilidade do autor do vídeo. Mas, seja como for, vi até ao fim e fiquei a pensar que, se calhar, alguns até fazem algum sentido. Aqui fica, à vossa consideração.

8 hábitos simples que vão tornar a sua vida muito melhor

E bora lá limpar bem as casas de banho!

__________________________________________

Desejo-vos um dia bom

Saúde. Harmonia. Paz.

Sem comentários: