domingo, outubro 24, 2021

E para o OE não vai nada, nada, nada...?
Tudo! Tudo! Tudo!
[Para disfarçar, inclui crónica do meu pequeno dia]

 


Não me interessa muito esta chicana do orçamento. Todos os anos é isto. Um filme pouco inspirado que se repete ano após ano.

As do Bloco de Esquerda gostam de se pôr em bicos de pés e não conseguem resistir à tentação de assim andarem a toda a hora mesmo quando isso é despropositado. A forma como falam, como se tivessem o rei na barriga, é pateta. Poderia dizer que é patético mas acho que a palavra é grande demais para elas. Na minha terra, em situações assim, diz-se: 'já o carapau tem tosse...'.  É que não se enxergam. Acham que podem impor ao país a sua vontade, esquecidas da insignificante votação que tiveram. Não se aguenta. Estas suas atitudes despropositadamente impositivas e arrogantes penalizam-nas em todas as eleições mas, armadas em reizinhos, não percebem que cada vez há menos pessoas a terem pachorra para elas.

O PCP tem outra atitude, são gente crescida, gente confiável. O problema deles é outro. Ainda vivem num outro mundo. Confundem os sindicatos que ainda controlam -- e que representam cada vez menos gente -- com as reais preocupações do mundo laboral. Mantêm-se agarrados a causas que interessam cada vez a menos gente. Muito do que era o seu eleitorado típico está agora a marimbar-se para o que ainda são as causas comunistas. 

Muitos que integram o anteriormente designado proletariado, nomeadamente o operariado ligado a empresas industriais, estão-se nas tintas para a precariedade e para as carreiras. Querem é andar de empresa em empresa, consoante lhes paguem melhor. Por exemplo, quando alguma empresa os quer contratar, dizem: quero ganhar mil e quinhentos líquido. Ou mil e oitocentos, o que for. Tanto se lhes dá se recebem metade por baixo da mesa ou por fora, tanto se lhes dá se o que é descontado para a segurança social é o mínimo dos mínimos. E se lhes oferecem mais para irem trabalhar lá para fora, nem pensam duas vezes, vão. E se puderem fazer carradas de horas de extraordinárias, melhor. Na minha terra também se diz sobre atitudes assim: tudo o que vem à rede é peixe. E é nessa que estão muitos dos actuais operários. Preferem empresas de vão de escada, que fogem a responsabilidades, ao fisco, às recomendações da ACT mas que lhes garantem o 'líquido' que eles pedem. Ora, nestas águas, o PCP já está fora. 

Ou seja, os poucos por cento que o PCP representa já não têm muito a ver com nada da vida real.

Portanto, o pobre do Costa ali anda, sem dormir, a aturar uns e outros a ver se consegue que viabilizem o Orçamento.

À direita o despautério é ainda mais oco, embora seja mais colorido, mais divertido. 

No PSD devoram-se uns aos outros. A galinha cacarejante continua a ser levada ao colo pela comunicação social, mostrando-se entusiasmada com o que imagina ser uma onda laranja que, na realidade, não existe. E o desagradável mangas de alpaca que, volta e meia, quer dar um ar da sua graça mas apenas consegue que o olhem com algum espanto e comiseração, anunciou que vai outra vez a jogo. Entre uma galinha cacarejante e meio careca e um carapau de corrida venha o diabo e escolha. Não vão longe.

O CDS já não existe e o Chega é uma agremiação de patifes, malfeitores, fala-baratos e, num ou noutro caso, parece que verdadeiros bandidos. Portanto, nem vale a pena pensar no que querem. Não querem nada. Querem apenas fazer barulho e lançar confusão. Apenas existem porque a comunicação social lhes dá palco. Senão, seria fumaça que se dissiparia por si.

Depois há o PAN com a sua moçoila simpática e o IL com um líder que tem a vantagem de ser um peralvilho com alguma pinta. Conteúdo em qualquer dos casos: zero.

Portanto, o que posso dizer é que espero que o raio do orçamento seja aprovado e que, se não for, que o Costa siga em frente e governe na mesma.

E espero que o Marcelo consiga manter a cabeça fresca para pôr alguma ordem na mesa e assegurar a estabilidade suficiente para o país conseguir sair o melhor possível deste vulcão de desgraças que não pára de lançar lava e cinza sobre todo o mundo: pandemia, crise energética, escassez internacional de matérias primas. 

Só gente intelectualmente destituída ou desonesta é que pode achar que faria sentido, no meio disto, irmos agora para nova campanha eleitoral.

Enfim. Adiante.

Tirando isso, só se for para falar da minha vidinha, do meu pequeno dia. 

Dia tranquilo. Caminhada alargada. Depois supermercado. A seguir, fomos abastecer-nos a um nepalês, um restaurantezinho pequeno, simpático a meia dúzia de quilómetros daqui.

Ao chegarmos a casa, ao arrumar as coisas do supermercado, verifiquei que uma peça de carne não me cheirava bem. Arrumámos tudo menos isso. Depois fui pôr uma máquina de roupa a lavar. A seguir almoçámos parte do que trouxemos e constatámos com agrado que daria para três refeições. Muito bom. Que saudades tinha. Que bem que soube. 

Depois estendemos a roupa. Estava sol e ventinho, bom para secar.

A seguir fomos ao supermercado para entregar a carne malcheirosa e receber o dinheiro de volta, o que aconteceu sem piarem ou sequer confirmarem a veracidade da queixa. Dizem que as pessoas, por vezes, deixam as arcas frigoríficas abertas. Não sei. 

Dali fomos à minha mãe o que deixou o little baby bear doido de alegria. Abraçou-a, quis mordiscá-la, agarrou-a, correu e saltou em volta dela. Pelo meio tentou tirar a mantinha que estava no cadeirão e roubou-lhe um chinelo. A minha mãe só lhe chamava 'seu maluco'. No fim, para nossa surpresa e alegria da minha mãe, queria lá ficar. Só saiu de casa quando a minha mãe também saiu. Penso que é o espírito de pastor. Só sai quando todas as ovelhas saem.

Também estivemos com o meu tio, irmão do meu pai. 

Como não o conhecia, a pequena fera não deu confiança, manteve-se sentado a ladrar-lhe, depois rodeou-o a cerca de meio metro sempre a ladrar. Estava nitidamente desconfiado. O meu tio tentou fazer-lhe uma festa mas ele não deixou. Apenas ao fim de algum tempo, quando constatou que o meu tio não era um perigoso predador, é que começou a brincar com ele, já permitindo festas. Aí foi uma festa, tentou empoleirar-se, saltou. O meu tio falou dos cães da minha prima, aquele mais velhinho, grande, uma ternura, e este agora, mais novo, igualmente escolha da filha da minha prima. 

A seguir, fomos a uma clínica levar um aparelho de um exame cardiológico que a minha mãe tinha feito.

Quando chegámos a casa, apanhámos e dobrámos a roupa. E arrumámos coisas. E tomámos banho. E fomos jantar mais comidinha nepalesa.

E estivemos na sala da televisão, o peluche animado a tentar mordiscar-nos, a tentar arrancar o galão de uma banqueta, a tentar roubar-nos almofadas, a tentar arrancar a franja de uma coberta, a tentar roer as pernas de uma mesinha. O dono tenta educá-lo mas ele à educação diz nada, quer é brincar. É uma graça.

Agora ambos dormem, o pequeno urso peludo e o dono. 

E eu estou aqui, escrevendo como se estivesse a conversar convosco. Só que não vos ouço. 

Não sei como foi o vosso dia, não sei se já vestiram uma camisola mais quente ou se ainda andam com roupa de verão, não sei se preferem o ruído ou o silêncio, a confusão ou a solidão, não sei se gostam mais de ler ou de ver televisão. 

Mas, apesar de não saber nada de vocês, continuo a gostar de conversar convosco.


++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Pinturas de Hamed Nada na companhia de Daniil Trifonov que interpreta : Etude, Op. 42 No. 5 de Scriabin

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Desejo-vos um belo dia de domingo

29 comentários:

Luísa B. disse...

É isso mesmo! O meu aplauso e um forte e saudoso abraço virtual.

Monteiro disse...

Até agora os homens formaram sempre ideias falsas sobre si
mesmos, sobre aquilo que são ou deveriam ser. Organizaram as suas
relações mútuas em função das representações de Deus, do homem
normal, etc., que aceitavam. Estes produtos do seu cérebro acabaram
por os dominar; apesar de criadores, inclinaram-se perante as suas
próprias criações. Libertemo-nos portanto das quimeras, das ideias,
dos dogmas, dos seres imaginários cujo jugo os faz degenerar.
Revoltemo-nos contra o império dessas ideias. Ensinamos os homens
a substituir essas ilusões por pensamentos que correspondam à
essência do homem, afirma um; a ter perante elas uma atitude crítica,
afirma outro; a tirá-las da cabeça, diz um terceiro e a realidade
existente desaparecerá.(Marx)

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Riqueza,

Tem toda a razão, isto parece uma Ópera Buffa, sempre o mesmo lamiré, armem-se em espertos e depois queixem-se que a direita fica com o caminho livre.

Tenho andado em trabalhos académicos, por isso esta baldice total ao comentário.

Um belo serão e uma 2.ª feira condizente.

Unknown disse...

UJM - Desejo-vos um belo dia de domingo. DM - Desejo-lhe uma bela semana.

Um Jeito Manso disse...

Olá Luísa,

Tudo bem consigo? Gostei de vê-la! Para si também um abraço amigo.

Dias felizes!

Um Jeito Manso disse...

Olá Monteiro,

Sempre, sempre ao lado do Povo!

Muito do que Marx nos deixou é intemporal e inquestionável. Quem tem boa cabeça, consegue descrever a essência das coisas de uma forma que escapa a 'ismos'. Isso passou-se com Marx que está para além do marxismo que é usado para enroupar tudo e o seu contrário.

Uma boa semana!

Um Jeito Manso disse...

Olá Francisco,

Ainda bem que a sua ausência tem a ver com trabalhos e não com alguma doença ou problema. Estava até para lhe escrever por outra via para saber de si. Espero que esteja tudo a correr bem e que esteja inspirado nos trabalhos académicos.

Saúde e alegria. E dias felizes!

Um Jeito Manso disse...

Olá Unknown

Obrigada pelos votos que me são destinados.

Já agora: a quem se destinam os outros votos? Quem é o (ou a) DM?

Unknown disse...

UJM - E eu estou aqui, escrevendo... DM - Eu cá estou lendo-a... ouvindo-a... e vendo-a!!!

Unknown disse...

DANIEL MACHADO - Mensagem: "UJM, desejo-lhe uma bela semana!"

Unknown disse...

UJM - "Não sei como foi o vosso dia..." DM - "O meu dia foi normal e já vesti uma camisola. Prefiro o silêncio e a solidão e gosto mais de ler."

Um Jeito Manso disse...

Olá Daniel,

Obrigada pela explicação. Entendido.

Eu hoje também vesti um casaquinho à noite. Esfriou. Presumo que leia os meus posts em silêncio, sem querer saber das músicas que eu partilho. Mas, se às vezes as ouve, gosta delas?

E que livros gosta de ler? Pode dizer alguns géneros ou autores ou títulos?

Olhe, Daniel, se não lhe apetecer responder também não responda. Ficaremos amigos na mesma.

E uma bela terça-feira para si.

Unknown disse...

UJM - "Olá Daniel". DM - "Olá Um Jeito Manso".

Unknown disse...

UJM - "Obrigada pela explicação..." DM - "Obrigado pelo entendimento."

Unknown disse...

UJM - "Mas, se às vezes as ouve, gosta delas?" DM - "Sim, geralmente. Eu gosto de música mas não gosto de ruído."

Unknown disse...

UJM - "E que livros gosta de ler?..." DM - "Eu gosto de vários mas ocupo mais tempo com os de damas. Não lhe disse ainda mas digo-lhe agora: sou grande-mestre nacional e editor de um pequeno magazine (desde 1989)."

Unknown disse...

UJM - "E uma bela terça-feira para si." DM - "E para si... uma quarta-feira bela!"

Unknown disse...

DM - "Eu cá estou lendo-a (texto), ouvindo-a (vídeo) e vendo-a (foto)!"

Unknown disse...

DM - "Prefiro a solidão (mais vale só que mal acompanhado)."

Um Jeito Manso disse...

Olá Daniel,

Com as suas respostas, fico até com vontade de continuar a fazer perguntas. Mas responda apenas se isso o deixar bem disposto:

. E prefere o mar ou as serras?
. E prefere conversar falando ou conversar escrevendo?
. E prefere os dias de sol ou os dias de chuva?
. E é grande-mestre de quê? Xadrez?
. Pequeno magazine? Quer dizer qual?

Desejo-lhe uma boa quinta-feira.


Unknown disse...

UJM - "E é grande-mestre de quê?..." DM - "Sou grande-mestre de Damas."

Unknown disse...

UJM - "Pequeno magazine? Quer dizer qual?" DM - "Sim. Damas Magazine."

Unknown disse...

DM - "A Federação Portuguesa de Damas atribui os títulos de mestre e de grande-mestre. Eu sou mestre desde 1982 e grande-mestre desde 1989."

Unknown disse...

DM - "A Federação foi fundada em 1980 e organiza os campeonatos nacionais desde 1981. Eu fui dez vezes campeão nacional."

Unknown disse...

DM - "Eu joguei Damas em sete países: Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Polónia, Portugal e União Soviética."

Unknown disse...

UJM - "E prefere o mar ou as serras?..." DM - "Responder-lhe-ei depois."

Unknown disse...

UJM - "Só que não vos ouço." DM - "Eu ouço-a (Passeio in Heaven)."

Unknown disse...

UJM - "Mas, apesar de não saber nada de vocês..." DM - "Sabe já algo de mim."

Um Jeito Manso disse...

Pois sei, Daniel, já sei muita coisa de si. E tiro-lhe o chapéu. Parabéns por todas as vitórias e pelo muito que tem vivido nessas suas lutas de damas.

Muito obrigada.

E um bom fim de semana para si, Daniel!