sexta-feira, outubro 09, 2020

Quem é Louise Glück?

 


Tenho algumas coisas a dizer sobre Louise Glück, Nobel 2020 da Literatura. Não serei a mais habilitada para o fazer pois, sabido é, os meus conhecimentos não são de alma antiga, é tudo coisa de cabeça no ar, tudo apanhado a vol d'oiseau.

Mas, com vossa licença, vou ousar. Why not?

E o que tenho a dizer sobre Louise Glück é que:

1. Gosto do porte

2. Gosto do penteado

3. Gosto do tom de voz

4. Gosto do aspecto sereno

5. Gosto da forma como se veste, em especial de um vestido preto com transparências, deliciosamente elegante e ousado, que usou quando foi receber o National Book Awards em 2014.

E gosto desde que, agora mesmo, fui à procura de saber quem é. 

De resto, nada sei e provavelmente pouco vou alguma vez saber, pelo menos através de traduções em língua portuguesa. Não sei de nenhum tradutor de poesia que seja ao mesmo tempo fiel e inteligente, criativo e rigoroso, cuja poesia vertida para português tenha a toada e a emoção com que nasceu na língua original. 

Bem, talvez conheça. Um. Mas é pessoa que não pode ser levada muito a sério, é uma pessoa bissexta, escalena, que vive atrás dos espelhos com que reveste a sua existência. Portanto, a menos que vá vendo vídeos e me deixe convencer, acho que será mais um Nobel daqueles que me passam ao lado. Aliás, do que tenho percebido é daqueles de que ninguém ouviu falar ou de quem nem sequer o nome se consegue pronunciar. No caso de Louise Glück por acaso até consigo dizer o nome. Não consigo é dizer muito mais que isso. Mas, olha, paciência.

 



Sem comentários: