sexta-feira, setembro 13, 2019

Uma casa na praia, uma casa tradicional na montanha mas com vista para o rio e duas casas modernas também na montanha mas agora com vista para o rio e para o mar.
Em dia de jackpot no Euromilhões faites vos jeux





Gosto muito do meu país, isso é mais do que sabido, e não me canso de mostrar lugares que me encantam. De cada vez que descubro um lugar novo é quase inevitável que me surpreenda com a sua beleza. Por vezes, para além da beleza natural, há o cuidado no seu arranjo, há o bom que é lá estar. Assim de repente poderia referir alguns que elegeria como os mais belos de Portugal. Mas este em que estou agora é mesmo lindo para além da conta e conjuga isso com um sereníssimo acolhimento e, por isso, tenho que vos pedir que me desculpem pelo excesso nos encómios: aqui tem rio, tem mar, tem praias, tem serras a toda a volta, tem miradouros, tem pinhal nas dunas, tem uma vila bonita e bem arranjada, com uma bela praça, com boas esplanadas em volta de um belo chafariz, tem belas terras nos arredores e um caminho rés à água entre elas. É uma beleza absoluta. 

Interrogo-me: não há ninguém aí desse lado que seja de lá? Se há, porque não me avisou que eu tinha mesmo que cá vir para conhecer por dentro a beleza deste lugar?

Acabei de ver as fotografias que fiz hoje com a máquina (porque fiz também com o telemóvel para enviar para os meus filhos e para a minha mãe) e nada mais, nada menos do que duzentas e sessenta e três. Tanta coisa bonita para mostrar que nem sei por onde começar. Fazer selecção não é fácil. Não quero enfastiar-vos mas custa-me desdenhar de tanta coisa linda que os meus olhos viram.

Enfim. Dificuldades.

Começo por mostrar casas lindas. 

A Isabel gostava de ter uma casa na praia e eu, ao ver esta que aqui mostro abaixo, pensei que esta era mesmo boa para ela. Uma casa no sopé de um monte, entre arvoredo, mesmo na praia. Claro que lá toda a gente a trataria por Chabeli mas Chabeli é um petit nom que lhe assenta como uma luva.


E a seguir uma outra. Não na praia mas não muito longe. De carro, uns cinco minutos. Num monte virado para o rio, para o lugar onde o rio parece um lago, um lago tranquilo, um lago por vezes espelhado, e vista também para vários outros montes. É uma casa tradicional, uma casa assolarada, uma casa de quinta. 


E, finalmente, também na serra, perto dos miradouros de onde se tem uma vista assombrosa, duas casas de linhas direitas, com janelas de onde certamente se pode ver a foz do rio e o mar, este mar largo que faz parte da nossa alma portuguesa.


A fotografia da casa 'da Isabel' foi feita de manhã e as duas últimas ao pôr do sol. Daí a diferença de tonalidades. 

Claro que, do que vejo, as casas não estão à venda -- o que é uma pena. Mas nunca se sabe e, além disso, há dias de sorte. E, mesmo que a casinha da praia nunca vá parar às mãos da Isabel ou qualquer das outras às minhas ou às vossas, não faz mal. Os donos estarão, certamente, a dar-lhes muito uso e isso é que importa. E importa também saber que há casas bonitas em lugares bonitos, casas na praia ou casas with a view, e só de vê-las assim por fora a gente fica contente a imaginar como deve ser bom viver nelas. Neste nosso lindo, lindo, lindo País.

2 comentários:

Isabel disse...

Qualquer uma me servia, mas realmente a que "escolheu" para mim é perfeita e encaixa completamente nos meus sonhos!

Vou começar a jogar no Euromilhôes! (Por acaso até jogo numa sociedade familiar). Quem sabe, um dia calham-nos uns milhões(zinhos), como à D.Céu da novela!Pois então!
:)))

Beijinhos e obrigada pela referência simpática:))
Bom fim-de-semana:))

Chabeli:))

Um Jeito Manso disse...

Olá Isabel,

É em Espanha, do lado de lá de Caminha. Mas pode ir-se num barquinho táxi, uns minutinhos de nada e já se está lá. Eu estava do lado lado de cá, na praia, e, quando a vi, pensei logo: olha, ali está uma casa boa para a Isabel.

Deve ser bom viver ali. Também eu gostava imenso de poder ter uma casinha na praia.

Beijinhos e bom fim-de-semana, Chabeli!