sábado, setembro 14, 2013

Natália era ávida de voos assim. Pelos seus mistérios levantava-se a meio das noites, a meio dos interditos, e subia, como oficiante deslumbrada, a todos os chamamentos. ....... [Onde Fernando Dacosta, no seu livro "O Botequim da Liberdade", recorda o tango na Apolo dançado por Natália Correia e amigos]



Nesse ano Natália dança o tango.







Na Sociedade Alunos de Apolo, das mais antigas colectividades de Lisboa (para onde nos aliciou), todos se entregam aos acordes da música argentina, ritmados por passes que, em alguns, atingem virtuosismos comovidos.

Ela ondula entre eles, com eles, castelã magnífica rodando, volteando devagar em ritual criado por si (para si), que faz dádiva aos que a seguem para lá dos focos de luz.




Uma mulher ainda jovem entra na pista e, concentrada, dança com um bebé ao colo, ternamente apertado nos braços, sorrindo ao sorriso da criança, que a olha de chupeta e pezinho a balouçar, a balouçar.




Maravilhada, Natália reclina-se e dá um beijo na testa do petiz, a mulher (a mãe) pára, e os pares detêm-se e, de súbito, todos a aplaudem, e dão-se as mãos, e deslizam em grupo, e soltam olhares de contentamento, como se deixasse, finalmente, de haver solidão na Terra.

Todos se falam, se compartilham - por farnéis, bebidas, chistes, afectos, todos reverenciam Natália, a deusa, a mátria, a feiticeira, a companheira ali emergida de luminosidades lunares.




Ao fundo, a pequena orquestra - pianola, acordeão, guitarra, saxofone - torna a Apolo uma nave a deslizar, a levitar.

Natália era ávida de voos assim. pelos seus mistérios levantava-se a meio das noites, a meio dos interditos, e subia, como oficiante deslumbrada, a todos os seus chamamentos.




*


*

  • O texto, 'Tango na Apolo, é um excerto do livro "O Botequim da Liberdade" de Fernando Dacosta sobre a forma 'como Natália Correia marcou, a partir de um pequeno bar de Lisboa, o século XX português'.

  • As fotografias acima são de Jan Saudek (de quem já aqui mostrei ontem fotografias) excepto a da mulher amamentando que é da própria Sarah Saudek
  • O primeiro tango é Mariposa da autoria de Ernesto Lecuona interpretado pelo Grupo Corpo

  • O último tango é a versão instrumental de Hernando's Hideaway colocada sobre a interpretação de Shakira do Tango do Pecado

**


O Botequim

A última grande tertúlia de Lisboa - que marcou cultural e politicamente várias décadas portuguesas - teve lugar no Botequim, bar do Largo da Graça criado e projectado por Natália Correia.



Natália Correia e a sua cigarrilha,
uma imagem de marca




Nele fizeram-se, desfizeram-se revoluções, governos, obras de arte, movimentos cívicos; por ele passaram presidentes da República, governantes, embaixadores, militares, juízes, revolucionários, heróis, escritores, poetas, artistas, cientistas, assassinos, loucos, amantes em madrugadas de vertigem, de desmesura.

A magia do Botequim tornava-se, nas noites de festa, feérica. Como um iate de luxo, navegava-se delirantemente em demanda de continentes venturosos, de ilhas de amores a encontrar. O futuro foi ali, como em nenhuma outra parte do País, festivamente antecipado. Nunca houve, nem por certo haverá, nada igual entre nós


[Excerto do texto da contracapa do referido livro sobre o Botequim e sobre  Natália Correia que nasceu fez esta sexta feira 90 anos]


****

Resta-me, por hoje, desejar-vos um belo fim de semana.

11 comentários:

Anónimo disse...

tango noutra pespectiva - http://www.youtube.com/watch?v=FFzk_MX1DCo

Helena Sacadura Cabral disse...

Muito obrigada ao Anónimo. Permiti-me roubar referindo autor e local.

Anónimo disse...

Obras de Mozart online - http://213.188.106.66/ (isto é que é um achado heim)

Anónimo disse...

Claro Dr.ª Helena, cultura e conhecimento (para mim tudo) é para partilhar

Anónimo disse...

A autora do blogue por vezes menciona o Expresso, aí lembrei-me deste site - http://newspapermap.com/ onde pode, encontrar outros títulos (e quando digo outros,são mesmo outros), mais de 10.000 jornais, que pode filtrar por língua, país e localização. Até aos regionais caso queira.Para o expresso o link é este - http://newspapermap.com/#slat=38.7194025428365&slong=-9.16329999999994&zoom=19

Olinda Melo disse...


Cara UJM

Adorei este seu post sobre a Natália Correia, referenciando 'O Botequim da Liberdade' de Dacosta.

Realmente a Natália era uma Mulher apaixonada pela vida, 'mátria, feiticeira', e as palavras de Dacosta fazem-nos senti-la na sua pujança.

Os videos, uma delícia.

Bom fim de semana, mais os seus meninos. :)

Bjs

Olinda

Anónimo disse...

citações de fernando pessoa nas redes sociais - http://fernandopessoa.labs.sapo.pt/

Anónimo disse...

hoje estou mãos largas-)) (albuns completos online)-http://www.radio3net.ro/dbalbums/albume1001/

Anónimo disse...

O começo das aulas noutros lugares - http://www.boston.com/bigpicture/2013/09/schools_around_the_world.html


e outras foto-reportagens aqui - http://www.boston.com/bigpicture/

Anónimo disse...

Portugal virtual - http://www.visitasvirtuais.com/

Maria Eduardo disse...

Olá UJM,
Bonita homenagem ao Botequim e à saudosa Natália Correia.
Um beijinho