quinta-feira, abril 24, 2025

Resistir. Lutar.

 

O que se passa nos Estados Unidos, neste imenso país vergado e espezinhado por um maluco cercado de malucos, com malucos e estupores colocados em todos os lugares de poder, a desestabilizar todo o mundo, pode parecer um bocado assustador. Pode parece que não há volta a dar, que Trump minou todas as instituições, que neutralizou o mecanismo de checks and balances.

Mas, quando parece impossível alterar esta situação, eis que o velho democrata, o 'esquerdista', o octogenário Bernie Sanders, se levanta e, com clareza e sem meias palavras, começa a falar em universidades, a fazer vídeos, a participar em podcasts, a fazer comícios, e eis que a ele se junta Alexandria Ocasio-Cortez, uma democrata nascida no Bronx, que chegou a ser empregada de limpeza, que estudou, que subiu a pulso até conseguir ter a voz que agora enche salas, dinamiza multidões.

E o que se vê é mobilizador. É inspirador. É animador. É uma força que se levanta do chão e traz o sorriso e a vontade de resistir a quem assiste. 

Que o mundo inteiro aprenda com os americanos a lição. Votar sem pensar pode ser um erro, um perigo. Mas há correcção possível.

Ainda não vimos o fim da história, estamos apenas no início. Mas tenho esperança que o fim seja feliz.

Do not let them trick you. | Alexandria Ocasio-Cortez

Do not let them trick you into thinking we are enemies. Do not let them trick you into thinking that we can be separated into rural and urban, Black and white and Latino. We are one.


Sem comentários: