domingo, janeiro 26, 2025

Agora ainda mais esta:
"Por que você deve focar em ganhar músculos - e não em emagrecer - conforme fica mais velho"

 

Pensava que as caminhadas eram quase remédio santo mas, afinal, parece que não. O meu filho tem vindo a informar-se e diz que parece que há unanimidade: a massa muscular é crítica. Acreditamos que sim -- e aliás, a mim, quando foi aquilo dos joelhos, os médicos sempre referiram que os músculos é que sustêm o esqueleto e não o contrário, pelo que há que fortalecê-los.  O meu marido deu um jeito ao ombro e ficou com a clavícula esquisita e o osso que se junta com o esterno inflamado e, claro, cheio de dores. Depois de vários exames, as conclusões apontaram que, em paralelo com uma fisioterapia, o essencial era reforçar os músculos. Tem estado em casa a seguir o plano que lhe deram na clínica e, por incrível que possa parecer, as dores do ombro passaram. 

Portanto, vamos pôr-nos em campo a ver se no início do mês que vem começamos a sério (a sério dentro das nossas limitações e condicionantes, claro) e, entretanto, já estamos a fazer séries de exercícios em casa guiados por uns vídeos que a minha filha nos enviou. Todos os dias, tenho feito cerca de meia hora de exercícios. Isto para além de cerca de uma hora ou hora e meia de caminhada todos os dias. E na boa.

Não sei se todos os que estão aí desse lado estão ao corrente disto mas como, enquanto trabalhei, o meu foco estava em conseguir dar conta de todos os recados e o meu corpo ficava para secundaríssimo plano, admito que haja mais como eu. Portanto, partilho o vídeo abaixo:

Por que você deve focar em ganhar músculos - e não em emagrecer - conforme fica mais velho

A médica americana Gabrielle Lyon tem uma mensagem a seus pacientes: para envelhecer bem e ter qualidade de vida na velhice, é necessário construir e manter músculos.

"Talvez a gente não se importe tanto em usar biquíni, mas nos preocupamos muito mais em sermos autônomos, ter força para pegar nossos netos no colo. Carregar suas próprias compras, viver de forma independente, esse é o primeiro motivo para se preocupar em manter uma boa massa muscular", diz a geriatra, que é autora do livro A Revolução dos Músculos, lançado pela editora Intrínseca em março.

"Mas vai muito além disso. Manter massa muscular ajuda a prevenir doenças crônicas como obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão, doenças cardiovasculares... Quadros que se tornam mais comuns conforme as pessoas envelhecem."

Neste vídeo, a repórter Giulia Granchi fala do superpoder da musculação. Confira.

Sem comentários: