segunda-feira, março 11, 2024

E agora, PS? E agora, AD?

 

Disse-o aqui várias vezes: o PS deveria ter percebido que, depois da atitude traiçoeira dos antigos parceiros da geringonça e porque agora as circunstâncias não são as de 2015, o País não queria mais do mesmo. O País já não tem paciência para o Bloco e está farto das arruaças sindicais do PCP. Se, em vez de Pedro Nuno Santos, o líder do PS fosse José Luís Carneiro, a percepção do eleitorado teria sido diferente e, muito provavelmente, a esta hora outro galo cantaria.

Mas não vale a pena chorar sobre leite derramado.

Agora, a confirmar-se que os resultados serão o que se perspectiva, penso que a única atitude que respeita o espírito democrático é o PS garantir algum suporte a um governo da AD, quiçá AD+IL. Isto para que a AD não precise do Chega e para que haja um mínimo de estabilidade.

Mesmo que os resultados surpreendam e ainda venha o PS a ficar à frente, mesmo que à tangente, seria bom que a AD também desse o suporte para que haja governabilidade.

E quem votou no Chega rapidamente perceberá o tiro no próprio pé pois o Chega não tem quadros capacitados para o que lhes caiu no colo. Rapidamente se esfrangalhará pois gente desqualificada que se alimenta da baderna não é gente que se aguente em lugares de alguma responsabilidade.

Quanto a Marcelo, depois do que escrevi abaixo, só consigo dizer: shame on you!

7 comentários:

Anónimo disse...

👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻

Segismundo disse...

Mas qual garantir suporte a um governo AD+IL?!! A Senhora UJM endoidou? O que é preciso é que o PS recupere urgentemente o seu lugar. Se é certo que Pedro Nuno não é um Costa, espero muito dele. O que é preciso, isso sim, é eliminar, exterminar, banir, aniquilar, eliminar aquela cáfila do Chega. Livra!!! Que raio se pode esperar de um governo AD+IL+Marcelo+Cavaco+Rangel+Ferreira Leite+Portas+Barroso (o invasor do Iraque)? Arre!!!

Anónimo disse...

Para a próxima seja coerente, vote na AD.

Há um género PS curioso: são claramente centro-direita, provavelmente até mais à direita que o PSD, mas insistem em proclamar-se de centro-esquerda.

No caso, o PS, a seguir o que diz, ficava refém do PSD: ou dobras a espinha ou entendo-me com o Chega.

Nota: Não voto PS, não sou PS nem sou de esquerda. Apenas entendo que os partidos são como as lojas, têm os seus nichos de mercado, e parece-me que a boutique do PS é mais Odivelas que Campo de Ourique.

Anónimo disse...

Discordo totalmente. O PS liderado por José Luís Carneiro teria saído ainda mais enfraquecido nestas eleições. Felizmente que os militantes do PS o mandaram às malvas em bom tempo! PNS não teve tempo suficiente para ir à luta para estas eleições, visto, “graças à PGA, a Dona Lucília Gago”, o PM António Costa ter sido obrigado a demitir-se...após aquele sinistro e “judicioso” parágrafo do comunicado da sua autoria. Que teve, depois, o respaldo do PR, essa incontornável figura patética do nosso universo político.
PNS tem garra, garra que falta ao rapaz Carneiro (um carneirinho) e faz muito bem em não viabilizar um governo AD+IL (este é outro Partido radical de Direita, basta ler com atenção as suas aleivosias económico-sociais e políticas). Não apresentará nenhuma moção de censura e fará muito bem, mas, em Outubro/Novembro, após ter desgastado o governo minoritário da AD+IL, procurando descredibiliza-lo, não aprovará o OE apresentado pela dita AD+IL. E teremos então novas eleições. A AD liderada por Montenegro sabe bem que não tem condições para governar...a não ser que faça um acordo com o Chega. A acreditar na bondade das promessas e palavras de LM, a AD não se coligará com o Partido de Ventura. E teremos eleições novamente em 2025, talvez em Fevereiro (coincidindo se calhar com o Carnaval). E então, qual balão vazio, a AD sucumbirá, o Chega, inevitavelmente (e infelizmente, mas as coisas são como são) subirá ainda mais e o PS estará em muito melhores condições para voltar a governar, pois engolirá os que resta das franjas à sua esquerda, deixando-lhes umas migalhas para debicarem. Com a instabilidade que o Chega irá criar à AD (apoiado por uns tantos trastes como o Manequim da Rua dos Fanqueiros/Cavaco Silva, mais Durão Barroso/o servente das Lajes na ignóbil II Guerra do Iraque, ilegal segundo a NU, mais o irrevogável e sinistro Paulo Portas, etc), arreará, não resistirá. Pois, para tal, teria de fazer enormes concessões ao Chega para ver o seu OE a ser aprovado e não fazendo cai. Por conseguinte, compete a PNS desgastar o governo AD+IL, sem fazer eco com o Chega e depois, tal como nas touradas espanholas (coitado do PAN), dar a estocada final ao não aprovar o OE neoliberal da AD+IL. Pum! A Direita ficará, nas eleições de 2025, parecida com um T3, a precisar de obras: PSD+CDS+IL (o PPM já foi, fica com as vacas no Alentejo profundo), enquanto o PS liderado por PNS será um moradia, ampla, com alguns pequenos arrumos (mercearias, detergentes, casota do cão, etc, ou seja, BE, Livre, CDU, PAN).
PS: pode ainda suceder um aspecto cómico que seria, a exemplo das eleições de há 2 anos, o PS voltar a ter 3 deputados pela emigração e o PSD 1 e ficavam empatados, como aqueles jogos de futebol. Mas, atenção, há quem diga que o Chega ainda poderá vir a eleger um grunho pela emigração. O que baralhava ainda mais as coisas. Uma coisa boa destas eleições foi termos ficados livres dessa triste e cinzenta figura que foi o careca Augusto Santos Silva como presidente da AR, o que não quer dizer que quem vier a seguir, do PSD, venha a ser melhor, but such is life!
a) P.Rufino

Um Jeito Manso disse...

Meus Caros,

Li atentamente os vossos comentários.

Em vez de responder um a um, preferi escrever um post em que me pronuncio sobre a presente situação.

Obrigada.

Abraço.

Anónimo disse...

Ide lá dar mais uma mãozinha ao Chega: primeiro fazem políticas neoliberais (o défice em primeiro lugar, a promoção dos sectores económicos de menor valor acrescentado e de concorrência feroz e degradante das condições de trabalho - tipo turismo), a seguir, para se manterem coerentes, apoiar as loucuras económicas neoliberais da AD e IL, numa transferência brutal de riqueza para os mais ricos de todos. E assim continuam a 1) guardar o Chega de qualquer responsabilidade política, colocando-o apenas como a voz das conversas da taberna e 2) a malhar na esquerda, com a história das arruaçadas e de um suposto histerismo que coloca o dedo nas feridas com soluções.
Pedro Nuno pode ser responsável e assumir dignamente o papel de líder da oposição e de um projecto alternativo para o país. A UJM deseja fazer panelinha com a AD e a IL, o que diz muito do PS e de muitos dos seus apoiantes. Como bem mostra o Algarve, para um PS assim, o eleitor PS então prefere o original (a AD) e, sobretudo, a taberna. Vão longe. Não aprendem nada.

Anónimo disse...

Pois é quase 20% dos portugueses são ingénuos ou atrasos graças à governação do PS e PSD durante estes 50 anos de democracia. Não tente tapar o sol com a peneira. É tempo de dar aos portugueses o que é dos portugueses