terça-feira, fevereiro 07, 2023

Moda? Modernidade? Provocação? Falta de bom senso? Desarmonia? Mau gosto?

 

Qual a diferença entre moda, modernidade e provocação?

Moda refere-se ao estilo popular de roupas, acessórios, cabelo e maquilhagem numa determinada época. A modernidade refere-se às características e tendências sociais, tecnológicas e culturais associadas ao período atual, enquanto a provocação é a ação ou o efeito de provocar ou estimular alguém ou algo, geralmente de forma desafiadora ou surpreendente.

____________________________________

Quando o design se auto-supera 

A subir estas escadas é que não me apanham


Quem terá sido o inteligente que inventou esta retrete tipo aquário...?
Estaria à espera de lá ver peixinhos dourados a nadar...?


Urinóis para utilizadores com muita pontaria...?
Ou será que a ideia seria mesmo para enfiar a mangueirinha como se fosse para pôr combustível no carro?

____________________________________________________

Qual a diferença entre bom gosto e mau gosto?

Bom gosto refere-se a uma sensibilidade estética refinada e a uma escolha cuidadosa de estilo e apresentação. Refere-se a uma combinação de bom senso, equilíbrio, harmonia e elegância na escolha de roupas, mobiliário, arte e outros itens. Já o mau gosto é o oposto, é a falta de sensibilidade estética e a falta de cuidado na escolha de estilo e apresentação. Refere-se a uma combinação de desarmonia, excesso, falta de equilíbrio e falta de elegância na escolha de roupas, mobiliário, arte e outros itens.

_______________________________________

Nos Grammy Awards


Madonna
(tanto fez para se recauchutar... e agora esconde tudo)


Sierra Ferrell que não sei quem é fantasiada não sei de quê


Harry Styles vestido e tatuado ao estilo dele


Kim Petras e Sam Smith prontos para desfilar no Carnaval de Torres Vedras

___________________________________________________

Quando é que a moda de mau design se torna ridícula?

A moda de mau design pode ser vista como ridícula quando é considerada inadequada ou exagerada do ponto de vista estético. Isso pode ser devido ao excesso de elementos, à falta de harmonia, ao uso inadequado de cores, padrões ou materiais, ou a um design sem sentido. Quando uma peça de roupa ou acessório é tão desconexa do que é considerado bonito ou esteticamente agradável, ela pode ser vista como ridícula. No entanto, a percepção de ridículo é subjetiva e varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas podem achar que certas tendências de mau design são interessantes ou ousadas, enquanto outras as acham ridículas.

Faz sentido estar com isto enquanto as televisões mostram desastres naturais como estes sismos terríveis e a devastação da guerra?

É compreensível que a exposição constante a notícias tristes e desastres naturais possa ter um impacto negativo na nossa saúde mental e emoções. A exposição prolongada a imagens violentas e perturbadoras pode levar a uma sensação de desespero e estresse. Por esse motivo, é importante equilibrar a exposição a notícias e buscar fontes de informação confiáveis.

Além disso, é importante lembrar que, apesar desses eventos desastrosos, existem muitos atos de bondade e coragem ocorrendo ao redor do mundo. Prestar atenção a essas histórias positivas e encontrar formas de ajudar e apoiar as comunidades afetadas também pode ajudar a equilibrar as emoções e perspectivas. 

_________________________________________________________________

Como é bom de ver a conversa travou-se entre mim (itálico e bold) e p ChatGPT (abaixo da questão) 

___________________________________________

Um dia bom

Saúde. Boa disposição. Paz.

5 comentários:

ccastanho disse...

UJM

É isso mesmo. " Qual a diferença entre bom gosto e mau gosto?" Pergunta a UJM.

A diferença, está na cabeça de cada um, com o sentido estético de cada um, e a cultura de cada um, face ás propostas da industria da costura no mais variado consumismo.

Por exemplo ( e, falo de mim próprio).

Sou incapaz de vestir um BLAZER com as mangas a tapar os punhos da camisa.
-Sou incapaz de vestir um BLAZER mais curto que a altura do braço com a mão esticada. Agora os homens, vestem BLAZER com a altura pela cintura com um ar inestético assustador, para além de parecer uma camisa de forças, utilizada para doentes mentais.
-Sou incapaz de vestir uma camisa com o colarinho a parecer os cornos de uma vaca, com um bico para cada lado na direção dos ombros.
-Sou incapaz de vestir uma gravata com um nó groso, a parecer uma batata.
-Sou incapaz de vestir uma calça de fato, com a largura em cima do sapato, que não ande por volta dos 22cm na boca da calça.
-Também continuo a usar BLAZER sem aberturas atras, uso liso, acho que me fica melhor
Enfim, e tantas outras coisas, que esbarram na minha conceção de estética que tenho como boa, e confortável, para mim.

Agora, ando no dia a dia assim? Já não me lembro ,da ultima vez que vesti fato, mas quando visto ,sinto-me confortável com o meu modelo de indumentária, e cor também.

A moda para mim, não funciona, sou eu que faço a minha própria moda, independentemente das correntes de Design.

E porque gosto de coisas boas, da musica, da interpretação com a sua plasticidade...gosto disto, e a UJM , acho que também,

https://www.youtube.com/watch?v=AzWDs26YL9Y

ccastanho disse...

UJM
Esta, é para a sossega,

https://www.youtube.com/watch?v=KEoolHGE2Kc

JOAQUIM CASTILHO disse...

Bom Dia UJM!

200% de acordo!A que obriga o "show of" mediático e politicamente o populismo!

Um abraço

JOAQUIM CASTILHO

Um Jeito Manso disse...

Olá Ccastanho,

Consigo imaginá-lo, clássico, elegante, sem ter como falhar. Consegue imaginar-se, nem que apenas num festa carnavalesca, vestido como Harry Styles ou Sam Smith...?

Eu também prefiro mil vezes um homem sóbrio na forma como se arranja. Não creio que, num homem, haja espaço para aventuras. Mesmo quando anda vestido de forma mais informal, prefiro a sobriedade. Sempre achei medonha a moda masculina das calças encarnadas pelo tornozelo tal como hoje abomino ver homens com as calças justas como lycra ou com casacos que parece que lhes estão três números abaixo.

Enfim.

E, sim, gostei muito das suas músicas. Há bocado estava a escrever e a ouvi-las. A selecção de Ennio Morricone, então, é fantástica. Claro que não deu só para ouvir, tive também que ver. Muito obrigada!

Um Jeito Manso disse...

Olá Estimadíssimo Joaquim,

É isso, parece que há a ideia de que é preciso chocar, provocar 'views'. É isso. Uma moda populista. Tal como na política os populistas gostam de chocar, mandar bocas, querem é ser falados...

Um abraço, Joaquim. Saúde, alegria e genica!