sábado, maio 15, 2021

O que é que aconteceu ontem à noite?

 


Ontem à noite, escrevi um post descrevendo umas certas peripécias  pelas quais tinha passado durante o dia e, quando ia inserir fotografias, não me deixou, disse que havia um problema de segurança. Por via das dúvidas, guardei o que tinha escrito e fui tentar perceber o que se passava. Por cada passo que dava aparecia-me um ecrã encarnado a dizer que o site era fraudulento. Pensei: o caraças é que é. Fui e publiquei o que tinha escrito. Tinha visto uns comentários a que queria mesmo responder mas também não conseguia: dizia para só prosseguir  se estivesse ciente dos riscos que ia correr. Ao tentar ver o próprio blog na versão pública (e não no editor) não consegui. 

Fui ao Explorer da Microsoft e nada de avisos encarnados, tudo normal. Mas do que tinha publicado nem vestígios. Voltei ao mundo google, chrome e o escambau e fui verificar outros blogs: tudo a encarnado, tudo com aviso de atacantes, fraudes e roubo de tudo e mais alguma coisa. Um por um, fui vendo todos os blogs (blogspot) de que me lembrava. Tudo na mesma: tudo interditado. Entretanto, uma mensagem da minha filha, outra noctívaga. Se eu já tinha visto como estava o blog. Expliquei: nada a fazer. Não consigo sequer entrar ou fazer o que quer que seja. 

Fui dormir. Talvez a coisa se recompusesse durante a noite.

Hoje, de manhã, tudo normal, desapareceram as fobias, os drama, os alertas de perigo ao rubro. Das fraudes de ontem à noite nada sobrou. Só o meu post nocturno é que desapareceu.

Portanto, ou o blogger (para quem não saiba, o editor de blogs da Google) esteve com uma valente travadinha ou foi ele próprio atacado. 

Cada vez mais dependentes de tecnologias que não dominamos nem sobre as quais temos o mínimo de controlo, é isto: acontece uma e nada podemos fazer. Neste caso foi apenas não se conseguir aceder a blogs. Mas poderia ter sido coisa coisa pior.

Se isto é grave? Não digo que forçosamente o seja. Mas poderia sê-lo se, por exemplo, fosse o gmail e houvesse correspondência relevante a que não se conseguisse chegar. Ou outras situações de quem nem vale agora falar. O que digo é que temos que ter a consciência de que isto pode acontecer e que, apesar disso, não temos que ser psicologicamente dependentes daquilo a que estamos cada vez mais habituados. Se um dia acordar e o blog tiver desaparecido (horas e horas da minha vida aqui vertidas) não será o fim do mundo. Temos é que, por via das dúvidas, pelo sim, pelo não, ir guardando alguma documentação relevante em suporte analógico, vulgo papel. We never know.

Mas, seja como for, uma coisa é certa: pode haver casos de phishing, bugs, cortes de redes ou outras situações que afectem as plataformas onde hoje depositamos a nossa vida que continuará a haver flores, pássaros, sorrisos e, espero que em breve, abraços.


_________________________________

Fotografias de Elena Shichko

[Hoje já consigo colocar fotografias!]

____________________________________

Um sábado feliz

3 comentários:

José Duarte disse...


Olá, boa tarde. Isto está a passar-se um pouco por toda a parte, com mensagens automáticas (do blogger) para os autores dos blogs denunciando o incumprimento das respectivas regras (com "acusações" de uso de malware e vírus, entre outras coisas). Pode consultar aqui uma longa lista de vítimas e queixosos recentes: https://support.google.com/blogger/thread/108652303/postagem-exclu%C3%ADda-pelo-blogger?hl=pt

No meu caso, foram eliminadas por volta da meia-noite duas postagens, as quais foram restabelecidas, por iniciativa do blogger, pelas 11h da manhã. Creio que o erro reside nos procedimentos automáticos do referido blogger, que detectam como suspeitas, ou fraudulentas, quaisquer postagens que importem imagens ou vídeos. As postagens de que constem apenas textos parecem escapar incólumes à ferocidade dos controladores automáticos. Haja Deus, que bem pode...

Francisco Clamote disse...

Confrontei-me com a mesma situação. O seu "post" tem, por isso, toda a razão de ser e é um bom alerta para o que pode acontecer. Salve-se o que se tenha interesse em salvar, porque, de um momento para o outro e sem qualquer explicação, tudo pode desaparecer.

Francisco de Sousa Rodrigues disse...

Bons conselhos, riqueza.
E fazer backups em cloud, disco externo...

Um belo fim de semana!